sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Universitária FM - a rádio da diversidade musical

Ontem, estava de carona com minha tia até que escuto músicas instrumentais de Beethoven, Mozart tocando na rádio e me espanto, pois todos sabemos que não é toda vez que vemos as rádios locais com música erudita em sua programação e perguntei: "Que rádio é essa?" e minha tia responde: "É a rádio universitária. Toca todo o tipo de música aí. Nesse horário, só toca música assim" e fiquei, no carro, apreciando o som da música clássica orquestrada, feliz por saber que se uma rádio potiguar teve a preocupação de divulgar a música erudita, que ainda não é tão divulgada na cidade.

Quis fazer um "post especial" hoje, não só pelo meu gosto em música erudita, mas para mostrar a diversidade musical executada na rádio. Tem músicas para todos os gostos na programação e por esse motivo, acho que é uma rádio em que os alunos, os funcionários da UFRN e os natalenses em geral deveriam se orgulhar em ter.



Abaixo, um pouco da programação da rádio. Tem músicas para todos os gostos!

Música Regional Brasileira
A música do Brasil - Seg/Dom 6h.
Programa destinado a divulgar a música típica das regiões do Brasil. Toca os grandes mestres da música nordestina e mostra a música folclórica do Amazonas, do interior de Minas Gerais, da Bahia, do Rio Grande do Sul, e de outros estados do país.
Apresentação: diariamente, das 6 às 7 horas.

Chorinhos & Canções
Para quem gosta da verdadeira MPB - Seg/Dom 7h.
Este programa resgata um gênero musical que estava ausente da mídia.
É constituído de duas partes: a primeira divulga a música instrumental brasileira e a segunda é dedicada ao público da velha guarda. Artistas consagrados como Jacob do Bandolin, Waldir Azevedo, Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira, além dos seresteiros e chorões potiguares, como Paulo Tito, Glorinha Oliveira, João Juvanklin e Ademilde Fonseca têm suas obras executadas na FMU.
Apresentação: diariamente, das 7 às 8 horas.

Samba & Bossa
O programa que é a cara do Brasil - Seg/Dom 8h.
Dedicado aos novos e velhos mestres do samba e da bossa nova, este programa toca os estilos musicais que melhor representam a cultura brasileira. Mostra a obra de artistas como Martinho da Vila,, Cartola, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Elis Regina, Nara Leão, Zimbo Trio, entre outros.
Apresentação: diariamente, das 8 às 9 horas.

Jornal do Meio-Dia
O nosso compromisso é com você – Seg/Sex 12h.
Você encontra aqui no Jornal do Meio-Dia um time de comentaristas de primeira linha para debater os últimos acontecimentos nas áreas de meio ambiente, economia, política, educação, saúde, esportes e também a cobertura dos eventos que estão acontecendo na cidade. Fique bem informado!
Apresentação: segunda a sexta às 12 horas.

Momento Musical
O som das grandes orquestras - Seg/Sex 12h30.
Transmitido em horário considerado nobre, o almoço, Momento Musical apresenta as maiores e melhores orquestras e grupos instrumentais do mundo. As músicas executadas, entre elas, trilhas sonoras de filmes que marcaram época, trazem à memória dos ouvintes recordações de momentos inesquecíveis.
Apresentação: segunda a sexta, das 12 às 14 horas.

Programa das Seis
O encontro com o melhor da música e um resumo dos principais fatos do dia - Seg/Sex 18h.
Espaço dedicado à informação e ao entretenimento. Este programa informa o ouvinte sobre os últimos acontecimentos do país e do mundo e mostra o melhor da música nacional e internacional de todos os tempos. Composto por vários quadros o destaque do programa é a produção musical potiguar.
Apresentação: segunda a sexta, das 18 às 19 horas.

Música Potiguar Brasileira
O canto da terra Potiguar - Sab 17h/Dom 18h.
Criado com o objetivo de valorizar a musicalidade norte-riograndense e revelar os novos talentos potiguares, o programa destaca, a cada edição, o trabalho de um artista do Rio Grande do Norte. Permeando as canções, são revelados fatos da vida do artista e um resumo de sua obra musical.
Apresentação: sábados, das 17 às 18 horas, com reprise aos domingos das 12 às 13 horas.

Música Viva
Aprendendo com a criação musical – Dom 17h/Seg 23h.
Um programa temático sobre música de concerto. A cada encontro um tema diferente traz informações que orientam a apreciação e revelam as muitas faces da criação musical. Uma parceria com a Escola de Música da UFRN.
Apresentação: Domingo das 17 às 18 horas, com reprise segunda-feira às 23h.

Vozes do Brasil
A história de quem faz a Música Popular Brasileira - Sáb/Dom 19h.
Um programa que semanalmente conta a história de grandes nomes da Música Popular Brasileira. O nome VOZES DO BRASIL foi inspirado no noticiário radiofônico A VOZ DO BRASIL, veiculado em cadeia nacional no mesmo horário, de segunda a sexta-feira e que já faz parte da história desse país.
Apresentação: sábados, das 19 às 20 horas, com reprise aos domingos no mesmo horário.

No Compasso do Jazz
Os gênios e as divas do Jazz e suas músicas - Sab 12h/22h.
Espaço dedicado ao jazz e ao blues, considerados os dois mais influentes movimentos musicais do planeta. Mesmo influenciando músicos do mundo inteiro e, apesar da diversidade de formatos musicais, hoje existentes, o jazz tanto mantém sua forma sofisticada, quanto a sua harmonia moderna. O programa é uma proposta inovadora, abrindo espaço, também para o artista local que se dedica a esses estilos musicais.
Apresentação: sábados, das 12 às 14 horas, com reprise às 22 horas.

Rock, Pop & Blues
O melhor do rádio FM potiguar - Seg/Dom 20h.
Uma cuidadosa seleção do que há de melhor na música pop nacional e internacional, além das grandes expressões do blues. O programa apresenta, também, para o ouvinte, comentários e informações sobre os intérpretes e autores, destacando, sobretudo, os grandes nomes da música potiguar nesses três gêneros.
Apresentação: segunda a sábado, das 20 às 23 horas; aos domingos, das 20 às 24 horas.

A Música no Tempo
Ensinamentos através da música erudita – Qua 23h.
O programa A Música no Tempo trata da História da Música, de suas origens remotas até o século XX. Aborda a História da Música de forma acessível, cronológica e com caráter didático, procurando difundir a música erudita, seus compositores e prestar informações sobre ela, sem prejuízo do aspecto de diversão.
Apresentação: quarta-feira às 23 horas.

Grandes Mestres da Música
Os clássicos dos Grandes Mestres - Seg/Sex 23h.
Programa singular resgata o bom gosto e a musicalidade de obras imortais da música erudita. Produzindo com a presença dos maiores compositores clássicos de todos os tempos, como Villa Lobos, Bach, Mozart, Stravinsky, Beethoven, entre outros. É o único programa de música erudita do rádio potiguar.
Apresentação: segunda a sexta, das 23 às 24 horas.

Os Guitarristas
A Genialidade dos Grandes Guitarristas - Seg/Dom 0h.
Momento de encontro entre os grandes gênios da guitarra e do violão. Artistas como Baden Powell, Toquinho e Dilermando Reis se apresentam ao lado de mestre como Joe Pass, George Benson, Jimmi Hendrix e B. B. King entre outros. Este programa, além de ser considerado um dos mais ouvidos, no gênero do rádio potiguar, reserva um espaço para a produção local, tocando, também, os melhores guitarristas potiguares.
Apresentação: diariamente, de 0 às 2 horas.

As Big Bands
O som das melhores bandas de todos os tempos - Seg/Dom 2h.
Programa com um formato musical alegre e dinâmico, apresentando as performances das grandes bandas que fizeram história na música americana, como Duke Ellington e sua orquestra. O elenco de estrelas faz desse programa um dos mais apreciados pelos ouvintes da emissora.
Apresentação: diariamente, de 2 às 4 horas.

A Música do Planeta Terra
Todos os sons do Planeta Terra - Seg/Dom 4h.
Apresenta a chamada "música do mundo" ou world music. Difunde, na verdade, a riqueza da música étnica do planeta em suas diversas vertentes, entre elas as fusões de ritmos nativos originais com o jazz e o rock. É a sonoridade da voz humana em diversas partes do mundo, o que inclui as manifestações locais que se encaixam no gênero.
Apresentação: diariamente, de 4 às 6 horas.

Ouçam e divulguem! Vamos valorizar o que é nosso!

0 comentários:

Postar um comentário