terça-feira, 16 de novembro de 2010

Planos Musicais!

Como já citei em algumas edições do "Planos Musicais", muitas dessas idéias propostas para atividades em salas de aula eu tiro de blogs, sites e até mesmo de alguns livros que encontro e acho interessantes. A idéia dessa semana é de um blog muito interessante, que me serve de inspiração sempre, o blog da Cissa Laval. Atualmente ela está trabalhando em um projeto sobre as manifestações culturais, os resultados ela estará postando sempre que possível. É uma iniciativa ótima para as crianças conhecerem um pouco da nossa cultura. Assim, o tema desta semana será:


Estudando manifestações culturais


Os indivíduos de estudo da Cissa fazem parte de uma turma que chamam de Turno Integral, onde as crianças passam os dois turnos na escola. Para esta turma as aulas tem outras características, uma aula mais solta e com cara de oficina. Ela alega que as dificuldades são muitas já que as crianças se sentem cansadas do clima escolar e na maioria das vezes é difícil motivá-las com sucesso.

A idéia, a princípio, era propor várias atividades que não relacionassem a aula com o clima escolar. Resolvendo assim partir para o estudo do folclore de uma maneira mais vivenciada em que eles possam realmente experimentar essas manifestações.

Começando com o estudo o bumba-meu-boi, mostrou um vídeo da festa no Amazonas e falou um pouco sobre as histórias que cercam essa manifestação cultural. A idéia é montar seu próprio boi, com roupas, músicas próprias, e apresentar o trabalho desfilando pela escola com cantos e figurinos.

Agora é com vocês!

0 comentários:

Postar um comentário