segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Planos Musicais!

A edição desta semana vem com um tema mais variado que pode ser utilizado de várias formas:
Parlendas
O que são parlendas? São rimas infantis, em versos de cinco ou seis sílabas, servem para divertir, ajudar a memorizar, ou escolher quem fará tal ou qual brinquedo.
Um exemplo disso...

Fui no mercado (A formiguinha)

Essa música, além de permitir o trabalho corporal que é tão importante para os primeiros anos, é uma boa oportunidade de apreciação musical. Por ter um arranjo de qualidade e afinação bem cuidada é uma ótima referência de audição musical e possibilita a conversa com os pequenos sobre outras manifestações culturais do nosso país.


ou "A formiguinha" (Cantigas de Roda, de Hélio Ziskind)


fui no mercado compra café
veio a formiguinha e subiu no meu pé
2x {eu sacudi, sacudi, sacudi
{ A
{mas a formiguinha nao parava de subir...

Uma outra idéia...

Nome das notas musicais - Um jogo para conhecer a ordem ascendente e descendente

A brincadeira funciona da mesma forma que "batata quente", escolhi uma parlenda para dar ritmo e pulso ao jogo de escolha. Em um pote ou caixa foram colocados diversos nomes de músicas conhecidas das crianças, em seguida começa a parlenda de escolha: "Lá em cima do piano tem um copo de veneno quem bebeu morreu e o culpado não fui eu dó ré mi fá sol lá si dó si lá sol fá mi ré do ". Todos cantam a primeira parte e um de cada vez fala o nome das notas no ritmo passando o pote de mão em mão, quem ficar com o pote no final tem que sortear uma música para cantar no centro da roda. Acelerar o pulso pode tornar a brincadeira ainda mais dinâmica e divertida!

0 comentários:

Postar um comentário