quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tome Nota

Como estamos com alguns problemas técnicos, esta semana estou postando no lugar do Rick o Tome Nota.
Nesta semana, vamos transmitir um pedaço da agenda do Viva Música!, com direito a peças de autoria de Danilo Guanais, estas compostas durante seu período de estágio do DINTER, apresentadas no Rio de Janeiro.

"O Viva Música! Rio de Janeiro é um dos principais meios de divulgação do que é produzido e
apresentado na cidade, mas é visto on line por todo o Brasil no www.vivamusica.com.br. ",
diz Danilo Guanais.

Data e Hora: Domingo, 7 de novembro de 2010, às 11hs;
Série: "Concertos Raros";
Programa: Ernst Mahle: Concertino para piano e cordas e Concerto para trompete e orquestra. Fauré: Elegia Op. 24 para violoncelo e orquestra. Schubert: Sinfonia N. 6 em Dó maior. Danilo Guanais: Introdução à paixão (Largo assai da “Sinfonia N. 2”); 
Preço: Grátis;
Local: Igreja Santa Cruz dos Militares;
Endereço: R. Primeiro de Março, 36 – Centro. Tel.: (21) 2509-4858.


Sobre Danilo Guanais

Danilo Cesar Guanais de Oliveira, nascido em São Paulo-SP (1965), cedo veio para Natal, onde iniciou seus estudos de Música, na Escola de Música da UFRN, com Fidja Siqueira (violão), Clóvis Pereira (Teoria da Música) e Pe. Jaime Diniz (História da Música, Harmonia e Contraponto). Atuando a princípio como instrumentista, em grupos como a Orquestra Sinfônica do RN (como timpanista), o Madrigal da UFRN e o Coral Canto do Povo (como tenor e chefe de naipe), o Quinteto de Violões da UFRN e o Duo de Violões Alvaro/Danilo, logo descobre a vocação para o trabalho com as artes cênicas, compondo as trilhas sonoras das peças “A Mente Capta”, de Mauro Rasi; “O Processo de Lucullus”, de Bertold Brecht; “Quem Beliscou Paulinho?”, de Chico Villa e Marcos Bulhões; “A Missão”, de Heiner Müller; “O Moço que Casou com Mulher Braba”, de D. Juan Manuel; “Papai Pirou nas Ondas do Rádio”; “A Igreja Verde” e “O Senhor dos Labirintos”, com as quais conquistou oito prêmios em festivais de Teatro, dois deles internacionais. Em 1996 gravou a sua Missa de Alcaçus, para coro, orquestra e solistas, sendo a obra executada integralmente em João Pessoa, Brasília, Manaus, São Paulo, Aracaju, Cuiabá, Milão, Veneza e Gênova. Em 2002 estreou em Natal sua Sinfonia em 4 movimentos, para 4 atores, coro e orquestra. Mestre em Composição pela Unicamp/UFRN desde 2002, compõe regularmente para grupos vocais e instrumentais, sendo sua obra executada freqüentemente no país e no exterior, além de dar continuidade ao trabalho de composição de trilhas sonoras de grandes espetáculos ao ar livre, entre os quais se destacam “Um Presente de Natal”, “Oratório de Santa Luzia”, “Auto de São João Batista”, “O Nascimento de Jesus Cristo”, “Chuva de Bala no País de Mossoró”, “Asas da História” e “Terra de Santana”. Ganhador do Prêmio Hangar de Melhor Compositor Erudito no Nordeste, em 2004, atualmente é professor da Escola de Música da UFRN.

"Danilo Guanais é um músico da mais alta importância para o nosso país. Eu admiro tanto Danilo Guanais que no município de São José do Belmonte, todo ano, no último domingo de maio, estão encenando uma cavalhada e uma cavalgada. Eu ganhei de presente de Danilo Guanais uma Missa. Essa missa é tão bonita que eu escolhi cinco temas dela para fazer uma espécie de “Cantata da Pedra do Reino”, que é tocada lá todo ano.”
Ariano Suassuna
 


Fonte: http://musicalbecodaalma.blogspot.com/

Leia também: http://grandeponto.blogspot.com/2008/12/musicalidade-armorial-de-danilo-guanais.html

0 comentários:

Postar um comentário