sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Musimídia da Semana

Olá a todos!

Estava devendo um post, não é mesmo? Bem... Não estarei mais e por isso, daqui a alguns dias (já que o dia oficial de postagem do Musimídia é no domingo), vocês vão ter que me aturar de novo. Pois é... Meus pêsames! Hehehe!

Hoje, o Musimídia falará de uma cantora que eu, pessoalmente, admiro MUITO e sou fã de carteirinha!



Minha admiração por ela começou quando, certa vez, tinha entrado no Grupo de Ópera Canto Dell'Arte e aí, um colega, que fazia parte do grupo na época, quis mostrar a mim e a uma amiga do grupo, umas cantoras que eram mezzo, assim como eu e ela. Entre elas, eis que surge a Jennifer Larmore e ele me mostrou a ária Iris Hence Away do Händel. O timbre médio-grave dela me impressionaram muito. Às vezes, ela cantava tão grave que soava como um contratenor! Mas além dos graves, a voz dela era bastante ágil para coloraturas e ela alcançava notas bem agudas também, quebrando o tabu de que mezzo (que por ser uma voz mais comum do que o contralto, canta papéis desse tipo de voz e é, muitas vezes, confundida com o contralto) tem que cantar grave. Também de Händel, abaixo, a música Al Lampo Dell'Armi, onde ela interpreta o Júlio César.


Não só a qualidade vocal e técnica dessa mulher me impressionam, mas também suas habilidades em atuação. A Cecília Bartoli também tem uma qualidade vocal de te deixar de queixo caído (e é outra cantora lírica que admiro), mas minha admiração pela Jennifer é ainda maior pelos seus dotes teatrais, que são muito bons e convincentes. A Cecília já é mais excêntrica com aqueles olhões que ela arregala. Hehehe! Abaixo, ela interpreta o Xerxes (isso! A Vera Verão do filme 300, intepretado pelo Rodrigo Santoro) e canta a música Ombra mai fu. Mais uma vez, é de Händel.


Como se não bastasse, a "diaba" ainda é bonita e conseguiu emagrecer! Conclusão: ela é minha heroína! Quero cantar tão bem quanto, atuar tão bem quanto e emagrecer quase tanto quanto ela! Hehehe! Não tanto porque, pessoalmente, acho que ela emagreceu demais.


Enfim... Comentários sobre emagrecimento e babações a parte (dei uma babada de ovo BONITA nela agora, né? Hehehe! Esse meu post está altamente tendencioso!), vamos falar sobre a história desta mezzo-soprano, que tem uma longa carreira operística.


Nascida em Atlanta, Georgia, a americana Jennifer Larmore começou cantando no coro Westminster Choir College na cidade de Nova Jersey e, ao mesmo tempo, teve aulas de canto particular com os professores John Bullock e Regina Resnik. Sua primeira aparição na ópera como cantora profissional foi na ópera La Clemenza de Tito de Mozart em 1986. Durante o mesmo período, a Jennifer cantou Rossina, pela primeira vez, do Barbeiro de Sevilla na produção Jerome Savary de Strasbourg, papel que ela interpretou mais de quinhentas vezes! Logo abaixo, ela canta Una Voce Poco Fa, desta mesma ópera num concerto na Coréia.


Seu talento vocal, atuação enérgica e personalidade agradável rapidamente a estabeleceram como uma estrela emergente e durante a década seguinte, ela interpretou dúzias de papéis principais nas maiores casas de teatro da Europa, incluindo os prestigiosos teatros de Paris, Viena, Londres, Edinburgo, Roma, Berlim, Madri, Barcelona, Lisboa, Bruxelas, Amsterdã, Gênova, Milão, Buenos Aires e Salzsburgo (Obs.: dessa vez, não foi babação minha. Traduzi de um site. Hehehe!).


Notada pela sua enorme versatilidade vocal, beleza natural e habilidade com o palco, essa artista tem um extenso repertório, que vai do Barroco e Bel Canto até os períodos Romântico e Contemporâneo e é conhecida como a mezzo-soprano com o maior número de gravações de música lírica do mundo! Abaixo, um vídeo dela interpretando Orfeu da ópera Orfeu e Eurídice de Gluck.


É incrível como mesmo com uma biografia extensa, muitos anos de canto operístico e essa proeza de ser a voz de mezzo mais gravada, ela não é tão conhecida, nem tão divulgada na internet. Isso é um mistério a ser desvendado: por que muitas divas da ópera não têm tanto contato com a internet? Será que não percebem que a internet é um meio de comunicação e divulgação FANTÁSTICOS das suas carreiras e não só isso, mas da música erudita em si? E por que a Jennifer não contrata um webdesigner decente para ajeitar o site dela? Aff! Aposto como esse site foi feito no FrontPage, se é que não foi feito no Word mesmo (ou será no bloco de notas com design no Paint Brush? Ok. Aloprei. Hehehe!)!



A biografia dela é ENORME! Se querem saber mais sobre a história dessa cantora fantástica, visitem o site oficial dela: http://www.jenniferlarmoremezzo.com/ E aí, vocês entenderão por que estou reclamando da aparência do site. Hehehe! Os layouts mais novos possuem um menu na parte superior e não têm tantas tabelas (existe até os modelos tableless, ou sem tabela, traduzindo para o português, com o design todo feito em código CSS), já os antigos têm o menu à esquerda (se bem que alguns novos possuem menu à esquerda também, mas no geral, estão colocando os menus na parte superior do site, logo abaixo do topo/header) e possuem muitas tabelas.


Espero que gostem do Musimídia desta semana, que atrasou um bocadinho e que tenham gostado dessa cantora no qual tenho uma grande admiração.


Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário