O tema desta semana é:
Brincadeiras simples para trabalhar a percepção
Caixinha surpresa
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda, aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
Telefone
Para a descoberta do timbre.
Um telefone de brinquedo ou um obejto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá "Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
Mais sobre exploração de timbre
Em roda, cada criança terá um instrumento (produzido em aula ou não) e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento foi tocado.
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda, aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
Para a descoberta do timbre.
Um telefone de brinquedo ou um obejto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá "Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
Em roda, cada criança terá um instrumento (produzido em aula ou não) e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento foi tocado.
0 comentários:
Postar um comentário