segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Musimídia da Semana

"Então é eleiçãããão... E o que você fez? Quatro anos vão embora... E começa outra veeeeez..."

Olá a todos! Hehehe!

Foi uma paródia ridícula para algo sério que foi a eleição de ontem que, finalmente, definiu quem seria o presidente (ou a presidenta) do Brasil. E foi por isso mesmo que não postei ontem, pois como fico o dia inteiro lá como mesária, estava bem cansada para postar mais tarde.

Espero que todos tenham votado consciente e que tenha votado livre de preconceitos, pois o sexo do candidato não define sua índole. É claro que quando você é uma "minoria" ou como uma "força minoritária", a visão é um pouco diferenciada da visão dos pertencentes à maioria, mas o que define o governo não é apenas a visão e sim, as ações. Não adianta ter essa visão e não fazer nada à respeito, portanto, quem votou em Dilma por ela ser mulher ou em Serra porque acha que uma mulher não é capaz de administrar o país, deve rever os seus conceitos.


Claro... Em termos de sexo, a vitória de Dilma foi importante para a mulher brasileira, para a América Latina e para o mundo inteiro, pois, de todo o globo terrestre, ela é a 13ª mulher na história a assumir a liderança de um país. Isso é um número muito baixo, tendo em vista a quantidade de homens que já comandaram suas nações durante toda a história da Terra, mesmo em um mundo "civilizado", onde as mulheres ganham mais espaço, o que mostra que o mundo ainda é muito machista.
Se você votou em algum dos candidatos motivos diferentes desses acima e teve a convicção de que ele/ela ia/vai fazer um bom governo, meus parabéns, porque é assim que se vota!

Enfim... Depois desse comentário político levemente tendencioso, vamos à música que é o que importa aqui, não é mesmo? Qualquer discussão política (ou sobre a música), comente! É possível, inclusive, fazer comentários como "anônimo".

O Musimídia da Semana vai hoje falar de uma cantora que é difícil não se impressionar com ela. Vocês podem até não gostar das músicas que ela canta, mas jamais poderão dizer que ela não tem uma voz impressionante devido à sua enorme extensão. Um cantor normal, pode trabalhar/possuir entre duas, três e se treinar muito, quatro oitavas. A mulher tinha cinco!!!

Ela veio do Peru, da cidade de Cajamarca, nasceu em 13 de setembro de 1922 e falaceu aos 86 anos de idade em Los Angeles, no ano de 2008. Seu nome verdadeiro era Zoila Augusta Emperatriz Chavarri del Castillo (e haja nome!) e seu nome artístico era Yma Sumac (foto à esquerda), que ela escolheu baseado no nome da sua mãe, que significa "linda flor" ou "linda garota".

Apesar de sua enorme extensão vocal (que ia do Ré bemol 1 ao Dó sustenido 7), Yma Sumac era classificada como contralto (mas uma vez, falo de uma contralto. Por que será? Hehehe!) e as notas graves que possuía era devido a uma anomalia rara nas suas cordas vocais, que a deixavam com um registro de barítono. Pessoalmente, acho que ela é um exemplo de como transformar algo que deveria ser um defeito em uma virtude que a tornou famosa e é uma das coisas que admiro nela, pois se um médico dizer que você tem uma anomalia, a tendência natural é você se sentir diferente, até excluído da sociedade por causa disso e se entristecer e/ou se isolar. Logo abaixo, a música Chuncho, no estilo exótico, que mostra toda a sua extensão, desde as notas mais graves às mais agudas.


Ela tinha um repertório bem diversificado, sendo famosa por cantar músicas líricas/operísticas, música exótica e mambo. Yma Sumac também já participou de um filme (O Segredo dos Incas, de 1954), onde interpretava uma princesa Inca. Abaixo, a música Pachamama, também exótica, deste filme no qual ela participou.


Sua voz ímpar lhe rendeu muito sucesso em Hollywood, bem como apelidos como "Rouxinol Andino" e "Imperatriz de Matchu Pitchu", uma classificação vocal especial para definir a voz dela, que está classificada como contralto viraggo e lendas curiosas, que diziam que ela nunca teve aulas de canto e aprendeu a cantar com os bichos e com os sons da Floresta Amazônica.

Confiram a grande "Impetriz dos Andes" e espero que gostem do pouco que escrevi sobre a história dela.

Logo abaixo, algumas músicas de mambo que ela cantou.





Até a próxima!

3 comentários:

  1. Contralto barra!
    Dali, sempre arrasando no Movimento Sonoro!
    Sou sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Me assustei!
    Primeiro ela aparece cantando bem grave, pensei ate que era um homem... Depois ela canta tão agudo que cheguei a pensar que era algum pássaro...
    Como diz o pessoal do Dell'Arte: Toda trabalhada...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. meninaaaaaaaaaaaaaa!!! arrasou tanto nos graves como nos agudos ... ai ... se inveja matasse eu acho q eu já tava morta

    ResponderExcluir