quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PROJETO GIMBA ITINERANTE REALIZA TURNÊ PELO NORDESTE

De 28 de outubro a 2 de novembro o GimBA - Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia, cai na estrada e viaja por quatro estados do nordeste, para apresentar cinco recitais de música erudita e realizar master classes. As cidades visitadas pelo grupo são: Itabaiana (28/10), Aracaju (29/10), Maceió (30 e 31/10), Recife (31/10 e 01/11) e João Pessoa (01 e 02/11). Depois de passar por Itabaiana, é a vez de Aracaju receber o projeto, no dia 29 de outubro. As master classes serão realizadas no departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão, das 10h às 12h, e o recital do GimBA às 20h, na Bliblioteca Pública Epifânio Dórea. O grupo ainda vai se apresentar Maceió, Recife e João Pessoa.  
Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - Funarte - com o Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica, e tem como objetivos divulgar o repertório camerístico não tradicional desenvolvido pelos professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentar ao público outras vertentes da produção musical baiana e fazer um intercambio entre as Universidades Federais do Nordeste, através da circulação da música de concerto.  
O GIMBA foi criado em 2004 por cinco professores da Escola de Música da UFBA : Heinz Karl Schwebel (trompete), Pedro Robatto (clarineta), Lucas Robatto (flauta), Alexandre Casado (violino) e Susana Kato (violoncelo). Com essa formação, e com eventuais participações especiais de convidados, o GIMBA desenvolve um repertório raramente executado, oferecendo ao público a oportunidade de ouvir ao vivo obras inéditas ou pouco conhecidas da produção erudita contemporânea da Bahia. Desde 2009 o GIMBA desenvolve uma parceria com o grupo de compositores da UFBA, promovendo cursos e recitais, proporcionando aos compositores a oportunidade de ter suas obras executadas com qualidade, além de revelar novos talentos da composição erudita baiana. Esta turnê tem a participação do violinista Samuel Dias, no lugar do músico Alexandre Casado. O repertório dos concertos conta com composições de músicos baianos ou residentes na Bahia como Wellington Gomes (BA): [...] Marcos di Silva (BA): Fuxico; Dimitri Cervo (RS): Gimbado; Ricardo Tacuchian (RJ) : Natureza Morta; Paulo Lima (BA): ;Eric Ewazen (USA): Mandala; Claudio Luz (BA) [...]. Quatro peças deste repertório foram compostas especialmente para o projeto GIMBA Itinerante. 
João Pessoa  
01/11 - 18h Concerto Auditório Prof. Milton Paiva - Edifício da Reitoria da UFPB - Cidade Universitária 

02/10 - 9h às 11h Workshops Departamento de Música da UFPB - Cidade Universitária 

0 comentários:

Postar um comentário