História

O projeto Movimento Sonoro (MS) foi inicialmente criado como apoio à candidatura ao Centro Acadêmico de um grupo de universitários, mas com o decorrer do tempo, foi-se construindo uma idéia mais sólida que foi caminhando e tomando maiores proporções. O M.S., como é conhecido hoje, nasceu no dia 02 de setembro de 2010, criado por Kaio César, com o decorrer do tempo Kalinka assumiu a postura de mais nova administradora e contribuiu de maneira vital para o progresso do MS, e assim começaram as atividades e novos editores chegaram, dentre eles: Dedé Valentim, Daliana e Rick.

O MS foi estrategicamente pensado para que os leitores possam ter acesso aos mais diversos tipos de conteúdos (com atualizações constantes!). A principal característica do MS é a diversidade musical dos editores, cada um tem sua preferência que vai de música de concerto, passando pela mpb, o rock e o pop. Essa miscelânia de informações foi o que tornou o MS único em sua forma.

Em sua trajetória o MS procura se mostrar um guia prático para os eventos musicais principais de nossa cidade (Natal), fazendo um link com a Escola de Música da UFRN (EMUFRN), e ao mesmo tempo trazendo novos conteúdos recheados de humor, curiosidades e notícias.


Entrevista MS com Kaio César, um dos administradores do MS:


Como foi pensado o design e a estruturação do MS?



O problema inicial foi  "como encaixar tantos estilos musicais diferentes e ao mesmo tempo poder diferenciar todos eles?", com este problema em mãos, pensamos em uma forma de separar os conteúdos, e conseguimos com o sistema de marcadores disponível pelo blogger, dividimos os marcadores, e estes marcadores foram sofrendo mudanças a medida que achavamos necessário, enfim, acabamos chegando na fórmula perfeita, facilitando o acesso. Depois disso resolvemos adicionar páginas extras para que pudéssemos nos interagir melhor com o nosso público, foi minha a idéia inicial das páginas, depois da construção das páginas, resolvemos aplicar uma idéia que surgiu junto com o blog, a página debates, uma ótima idéia da Kalinka, para discutir temas imprescindíveis à nossa formação acadêmica.


Por que uma coruja como mascote e por que a alusão a água?


Terspícore
Esta foi uma idéia bacana que tive, a nossa coruja mascote foi vista por acaso, e achei interessante, que ela possuia a junção das artes, ela possui um instrumento musical que podemos fazer alusão a música, possui pincéis em sua mão que podemos fazer alusão as artes visuais e possui também a caveira fazendo uma espécie de alusão a Hamlet (William Shakespeare) ao dizer a célebre frase "Ser ou não ser, eis a questão" ,que poderíamos dizer que representa o teatro, além destes detalhes, a pequena coruja é o símbolo do conhecimento (ainda tem o chapéu para confirmar), e ainda possui aquele ar descontraído que o MS preza.
Com relação a água, foi bem curioso, em nossas pesquisas descobrimos a musa Terspícore, que na mitologia grega era a musa da música e da dança, como nossa coruja não tinha o elemento dança, decidimos homenagear esta quarta e essencial arte com a Terspícore, além disso a agua traria uma atmosfera mais clara para o MS, favorecendo nossa troca de informações. É interessante notar que o MS possui um pequeno trocadilho em seu nome, ele pode ter dois significados e todos dois se aplicam ao nosso objetivo.



Definição 1:

Movimento - Pessoas com o mesmo objetivo 
Sonoro - De grande itensidade.
Movimento Sonoro - Pessoas com o mesmo objetivo com grande itensidade.

Defnição 2:

Movimento - Circulação, Mudança de posição.
Sonoro - Relativo ao Som
Movimento Sonoro - Circulação do Som.


Este nome genial foi criado pela nossa administradora Kalinka, e é interessante notar que o som se movimenta através de ondas sonoras, o que nos traz de volta a alusão a água e as ondas.


Sereia
Mas qual a relação de Terspícore com a água?

Foi nessa parte que a nossa Coruja mascote ia perdendo o cargo para as sereias (seres míticos que encantavam com o seu canto), Terspícore é a mãe das sereias, daí vem a alusão a água.

Qual a atual mensagem de boas vindas do MS?

Movimento Sonoro, o seu guia musical.

Tem alguma mensagem que gostaria de compartilhar?

"O que somos é consequência do que pensamos." (Buda)




Só para vocês terem uma idéia do sucesso que o blog andava fazendo no seu primeiro ano de vida:

Essas visualizações referem-se ao dia 16/06/11.

0 comentários:

Postar um comentário