segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Planos Musicais!

Como vocês já devem ter percebido, o "Planos Musicais!" é mais voltado para a Educação Infantil. Por isso, as brincadeiras são mais simples, podendo ser também adaptadas. 
O motivo pelo qual eu me foco mais na Educação Infantil, é um projeto que estou preparando para o ano de 2011, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). O principal objetivo é mostrar para essas crianças que estudar também é divertido.
Assim, como a disciplina música é algo novo nas escolas, procuro pesquisar em livros, sites e blogs tudo sobre aulas de música, de uma forma mais lúdica, de preferência.
Gostaria também de aproveitar o momento para agradecer o apoio das minhas "fontes", as minhas "referências", que tanto que ajudam a alimentar os Planos Musicais: principalmente, à Cissa Laval, do blog A Arte e Música Brincando e à Alícia Sampaio, do blog A Música e a Criança, esta última já chegou a fazer comentários ótimos sobre o nosso blog e é nossa mais nova seguidora!

Enfim, depois de toda essa "conversa" (nossa! Hoje eu estou inspirada...), vamos aos "Planos Musicais!".

Jogos da Memória:

A minha fonte inspiradora da semana é a Alícia, do blog A Música e a Criança. Na atividade proposta, ela tirou algumas fotos dos trabalhos desenvolvidos  bem simples, aos poucos estão sendo aperfeiçoados. Assim, começam  os Jogos da Memória Musical, onde além de ajudarem bastante no desenvolvimento da atenção e da memória da criança, também desenvolve a socialização , por ser um jogo com mais de um participante.

As duas primeiras fotos são do Jogo da Memória de Timbres, onde a criança precisa achar o par de acordo com o som que ela ouvir. Ele pode ser feito com caixas de fósforo encapadas , assim como estas, ou com caixinhas de filmes de máquinas fotográficas, porém estas as crianças podem conseguir abrir, já que são tão curiosas! (rs)
O que colocar dentro vai da imaginação de cada um. É legal ter coisas que possuem timbres bem diferentes, como arroz, feijão, pedrinhas, etc.



 


O próximo jogo é o da Memória com notas na Clave de Sol e na Clave de Fá, onde a criança , além de desenvolver a memória, aprende as notas musicais brincando (meu maior objetivo)!




E para finalizar, fica outro site onde pode-se comprar vários materiais para Musicalização:http://www.elviradrummond.com.br/


Frase da semana:
"O professor precisa permanecer uma criança (grande), sensível, vulnerável e aberto a mudanças."(Murray Schafer)

Espero que tenham gostado.

Até o próximo Planos Musicais!

1 comentários:

  1. Olááá!! Muito, muito, muito obrigada pelo comentário, viu?!Ah e por esse post também! AMEI!!! Você tem feito um ótimo trabalho e é de professores assim que as crianças precisam!

    Beijãão!! E FELIZ ANO NOVO! =D

    ResponderExcluir