quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Recital de Piano

No Tome Nota desta semana serão publicadas as notícias que o professor J.P. (professor da Escola de Música da UFRN) nos enviou. Desde já agradecemos o apoio!
Quem quiser também ter sua notícia publicada no blog, entre em contato conosco através do nosso email: movimentosonoro@gmail.com .

CONVITE

Pianista sul-coreana se apresenta quarta-feira, 01/12 na Escola de Música

Por ianne, em 11.27.10
Nesta quarta-feira mais uma atração internacional sobe ao palco da Escola de Música. É a pianista coreana Sin Ae Lee que vem a Natal realizar recital gratuito às 20 horas. No repertório, peças de Frédéric Chopin e Heitor Villa-Lobos.
Sin Ae Lee nasceu em Seul – Coréia do Sul, onde iniciou seus estudos musicais. Aos 18 anos, mudou-se para o Brasil, aonde veio aprofundar-se no piano e obteve seu diploma de bacharel no instrumento. Foi pianista preparadora e cravista convidada na ópera “La Serva Padrona” de Pergolesi, com o Núcleo de Ópera da FASM (atual Grupo Ópera de Risco), participou  do XVIII Concurso Nacional Cidade de Araçatuba e do II Concurso Nacional de Piano de São Caetano do Sul, obtendo 3º lugar em ambos. Apresentou-se como recitalista da série “Música no MASP”, Theatro São Pedro de Porto Alegre e “Música no MUBE” -Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, série exclusivamente dedicada a recitais solo de piano. Atualmente Sin Ae Lee é pianista convidada do coro infanto-juvenil da OSESP, e realiza recitais solo em diversos teatros do país.
Serviço
Recital da pianista  Sin Ae Lee
Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN
Quarta – feira, 01/12 às 20 horas
Entrada Franca.


Dia 03 á 5 de Dezembro de 2010
(Sexta, sábado e domingo)


NATAL – CIDADE DO VIOLONCELO

            No inicio do século XX mudou-se para Natal o músico italiano Thomaz Babini, fato que mudaria para sempre a música em nossa cidade. O violoncelista aqui formou uma das mais representativas classes da História da Música Brasileira. Entre os alunos de Babini figuravam Aldo Parisot (professor catedrático da Yale University há quarenta anos), Italo Babini (filho de Thomaz, primeiro violoncelo da Detroit Symphony Orchestra), Mário Tavares (ex-diretor artisitico do Teatro Municiapl do Rio de Janeiro), Nany Devos (macaibense, ex-violoncelista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro) dentre muitos outros.
            Natal no início do século XX vivia intensamente a cultura do violoncelo, e atualmente com uma atuação intensa da UFRN essa identidade da cidade com o instrumento vem sendo recriada. Existem aproximadamente 40 violoncelistas ligados à Universidade (vindos do RN, SP, RS, PB, PA e Argentina), distribuídos entre os cursos de Graduação, Bacharelado e diversos projetos de extensão.
            Para celebrar o movimento atual de violoncelistas em Natal, a EMUFRN estará realizando entre os dias 3 e 6 de Dezembro a “Mostra do Violoncelo em Natal que contará com a presença de Marcio Malard, ícone do violoncelo clássico e popular no Brasil.  O Prof. Malard realizará oficinas nos dias 3 e 4 e no dia 5 ocorrerá a “Maratona do Violoncelo” que se iniciará às 15 horas no Auditório Onofre Lopes da EMUFRN.  O concerto terá repertorio que vai de J.S.Bach a Lindembergue Cardosoe às 18 horas, no encerramento, o grupo UFRNCELLOS, formado por alunos do técnico e bacharelado, que está de viagem marcada para uma apresentação na série oficial do “Festival Música nas Montanhas” em Poços de Caldas, um dos mais importantes do Brasil.
Em 2010 veio a Natal o renomado prof. Martin Ostertag, da Universidade de Karlsruhe (Alemanha), um dos grandes nomes do violoncelo no cenário mundial, para ministrar aulas e palestras. Prof. Ostertag deixou o seguinte depoimento sobre o ensemble: “O Grupo de Violoncelos realizou um concerto excepcional,em alto nível”. A “Maratona do Violoncelo” terá entrada franca no dia 05 de Dezembro das15 às 19 horas, no Auditório Onofre Lopes.


Marcio Malard - É seguramente um dos violoncelistas brasileiros que mais ocupou uma cadeira de primeiro violoncelista de uma orquestra sinfônica.  Tem  40 anos à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, com a qual excursionou a Europa, Estados Unidos e Canadá. Tocou nas mais famosas salas de concerto do mundo, entre elas Carnegie Hall, Concertgebow, Salle Pleyel, Queen Elisabeth Hall. Participou no Japão nas turnês da World Phillarmonic, sob a regência do Maestro Sinopolli. Excursionou pela Europa com Wagner Tiso,Tom Jobim, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Foi parceiro musical de ícones da Música Brasileira como Pixinguinha e Gnatalli. Foi membro fundador do “Quarteto Bessler”, e é violoncelista do “Quarteto da Guanabara” desde 1972, grupo que hoje toca com Daniel Guedes e Gabriela Queiroz- violinos Daniel Alburqueque – viola.



Dia 03 de Dezembro de 2010
(Sexta)

19:00h


Recital de Clarineta, Piano e Música de Câmara

Alanderson Maxson
(Clarineta)




       No repertório obras de Debussy, Martinu, Villani Côrtes, Guinga e outros.



20:00h
Recital de Saxofone, Piano e Música de Câmara

Sidney Braga
(Saxofone)


       No repertório obras de Alexander Glazounov, Paul Harvey e outros. 


ONDE?
Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN
Rua: Passeio dos Girassóis S/N Lagoa Nova Natal - RN







Dia 13 de Dezembro de 2010 (Segunda)

18:00h
Recital de Violão

ONDE?
Mini Auditório Oriano de Almeida da Escola de Música da UFRN (1º Andar)
Rua: Passeio dos Girassóis S/N Lagoa Nova Natal - RN


ENTRADA FRANCA

0 comentários:

Postar um comentário