O "Planos Musicais" desta semana é especial, achei mais um blog ótimo para educação musical, só que voltado para as crianças, o nome do blog já diz tudo: A Música e a Criança.
Assim, daremos início a nossa atividade musical da semana.
O tema de hoje trata-se de um jogo rítmico que podemos usar antes de introduzir as figuras musicais, como a colcheia e a semínima.
O que difere é que, para os menores, os desenhos chamam mais atenção do que as 'bolinhas pretas'.
Quando a criança já estiver habituada ao rítmo, podemos passar para as figuras,com as atividades da mesma forma.
Assim, daremos início a nossa atividade musical da semana.
O tema de hoje trata-se de um jogo rítmico que podemos usar antes de introduzir as figuras musicais, como a colcheia e a semínima.
A Alícia Sampaio, a administradora do blog A Música e a Criança, dá uma sugestão:
Ela sempre usa essas figuras nas suas aulas de piano. Ela imprime os desenhos em uma folha mais grossa, recorta e plastifica, para ficarem como cartões.
A cartela com um grupo de 2 desenhos pequenos é a representação de duas colcheias.
A cartela com apenas 1 desenho é a representação de uma semínima.
Pede para a criança escolher um grupo de desenhos e depois a ensina a solfejar.
Por exemplo: Se a criança escolher o grupo das estrelas, explica-se que a cartela com 2 estrelas pequenas teremos que tocar 2 vezes e um pouco mais rápido e a cartela com a estrela maior teremos que tocar 1 vez.
Depois, monta uma sequência para que a criança toque, e após conseguir , mudanda-se de grupos de desenho.
Na sala de aula, basta fazer um grupo para cada um e pedir para que batam palmas, no ritmo correto.
Quando a criança já estiver habituada ao rítmo, podemos passar para as figuras,com as atividades da mesma forma.
Para quem se interessou, o link do blog da Alícia Sampaio (A Música e a Criança) é http://artesemelodias.blogspot.com/.
Espero que essa atividade ajude quem está começando nesse universo musical.
Para quem quiser dar sugestões e críticas construtivas, comentem!
Até o próximo Planos Musicais!
0 comentários:
Postar um comentário