segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cine M.S.

O Cine M.S. dessa semana chegou meio atrasado, mas chegou!
O filme fala sobre o êxito do sistema de educação musical na Venezuela.


A embaixada da Venezuela promoveu, em sua sede em Brasília, no dia 30 de novembro, às 19h30, a exibição do documentário "El Sistema". O filme fala, de forma emocionante, sobre o sistema de educação musical único da Venezuela, conhecido como "El sistema". Com três décadas de existência, a iniciativa tornou-se conhecida mundialmente não apenas por melhorar a posição social de milhares de crianças, mas também por formar orquestras e regentes de nível internacional.

El Sistema
Cartaz do Filme
No documentário, o público é levado dos bairros pobres de Caracas às melhores salas de concerto do mundo. E conhece como o visionário venezuelano, José Antônio Abreu, mudou a vida de centenas de milhares de crianças e jovens. Meninos e meninas que viviam em ruas dominadas pela violência seguem para escolas de música, onde um bem-estruturado planejamento educacional, baseado no ensinamento musical, oferece-lhes ferramentas para mudar de vida e mudar, assim, a sociedade ao seu redor. 

Hoje o programa criado por Abreu, músico, economista e educador, é reconhecido em todo o mundo e replicado em vários países (no Brasil está representado pelo Neojibá, na Bahia). Sua maior estrela é o talentoso regente Gustavo Dudamel, revelado pelo Sistema e que atualmente é diretor musical da Filarmônica de Los Angeles. 

Nomes consagrados da música clássica, como Simon Rattle, já colaboraram com a Orquestra Jovem Simón Bolívar (a principal do programa). Para Rattle, "o futuro da música clássica está na Venezuela". O filme, dirigido por Paul Smaczny, recupera essa bela trajetória, contando com a participação dos protagonistas principais dessa empreitada.

A embaixada da Venezuela fica na Avenida das Nações, quadra 803, lote 13, em Brasília.



Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=142434

Espero que tenham gostado.
Até o próximo Cine  M.S.!

0 comentários:

Postar um comentário