Com o intuito de envolver no ensino musical professores de todas as redes de ensino público e privado do país, o Femusc – 6º Festival de Música de Santa Catarina - promove o 3º Simpósio Catarinense de Educação Musical.Fonte: http://www.folhablu.com.br/ler.noticia.asp?noticia=8392&menu=12
Aberto a professores e estudantes de música ou professores generalistas dos anos iniciais da escola, o simpósio ocorre entre os dias 2 e 4 de fevereiro no Hotel Saint Sebastian, ao lado do Centro Cultural da Scar - Sociedade Cultura Artística -, principal campus do festival.
O simpósio tem como tema principal “a formação inicial e continuada de professores de música” e visa a discussão de questões educacionais que envolvem a música dentro das instituições escolares. O evento integrado à programação paralela do Femusc discute também a importância da existência de outros espaços e de outras atividades disponíveis para aqueles que desejam aprimorar seu estudo.
Interessados podem se inscrever pelo site do festival: www.femusc.com.br. As vagas para as palestras e oficinas são limitadas e os valores diferenciados de acordo com a participação no evento.
Além de palestras e debates há também as mesas redondas que abordam temas como a formação de professores de música nos cursos de licenciatura em música nas universidades catarinenses; experiências curriculares e extracurriculares em escolas de educação básica; o ensino de música em espaços sociais diversos; o coral infantil como veículo de musicalização; o ensino de música em escolas especializadas.
Outra atividade do simpósio são as oficinas de música que tratam de assuntos que podem ser desenvolvidos em aulas de música. Percussão corporal, canto coral infantil e experiências musicais para os diferentes níveis da educação básica compõem os materiais trabalhados com atividades dirigidas para os anos iniciais da escola, que regularmente estão dirigidas por professores pedagogos, e também atividades para os anos finais, incluindo o ensino médio, que são dirigidas por professores especialistas em música.
Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical e coordenador geral do simpósio, o professor da Universidade de Santa Catarina (Udesc) Sérgio Figueiredo acredita que a implementação da música no currículo escolar irá trazer uma dinâmica diferente na realidade dos estabelecimentos de ensino.
“A maioria dos alunos não estuda música nas redes de ensino. Esse fator é um grande limitador, pois fora das escolas o ensino é privado e o custo é muito elevado, afastando muitas pessoas dos estudos musicais”, afirma. Figueiredo avalia que, após a inclusão da música no ambiente escolar, estabelecida para 2011, o cenário musical brasileiro tende a mudar. “Quem aprende música, aprende também a ter uma visão positiva do verdadeiro conceito de educação, onde se valoriza o que é relevante. Além disso, ajuda no resgate da cidadania preenchendo o espaço que falta na educação”.
Ele faz uma avaliação sobre o Femusc e garante que o desenvolvimento na qualidade do evento irá contribuir para um desempenho positivo do simpósio. “O festival vai criar um espaço para fortalecer a ideia da importância do ensino da música nas escolas. É uma forma de romper a barreira de que a música é somente para ricos. Na verdade não é. É uma oportunidade de todos participarem deste meio”, explica.
Então, esse assunto realmente merece ser discutido. Sim, eu acho que TODOS merecem ter acesso à música, com isso, também espero que, num futuro não muito distante, nosso país possa voltar a ter compositores inesquecíveis que consigam expressar nossa beleza de uma forma mais poética e menos fútil. Que todos percebam o verdadeiro valor da música e dos músicos.
Um dia desses, em uma conversa com um colega, falávamos sobre a obrigatoriedade do ensino de música, depois de muito discutir, acabamos chegado a uma questão polêmica: será que a disciplina de Música deve mesmo ser obrigatória?
Tememos que essa disciplina perca o seu valor e que, sendo obrigatória, os alunos passem a desvalorizá-la, como fazem com as demais disciplinas.
" O ensino de música se tornará obrigatório a partir de agosto de 2011. Até o momento, faltam professores com formação adequada e projetos pedagógicos com reflexão mais aprofundada sobre os conteúdos a serem ministrados."
Essa é uma questão a se refletir.
Outra matéria interessante sobre o assunto: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=13046
Obrigada pelo apoio de todos durante esse ano. Desejo a vocês um ótimo 2011, repleto de paz, amor, saúde, esperança, paciência, fraternidade... Enfim, neste restinho de ano, que vocês reflitam sobre tudo o que aconteceu de bom e ruim, tentem fazer melhor neste novo ano.
É O QUE A EQUIPE MOVIMENTO SONORO DESEJA A VOCÊS!!!
Através da música são trabalhadas a concentração,o equilíbrio,ocasionando a sensação de bem estar,melhorando o raciocínio.Até mesmo em casos especiais,como o autismo,aconselha-se o estudo da música e/ou musicoterapia ou cantoterapia. Enfim,com o ensino da música nas escolas,teremos alunos cognitivamente harmonizados. ^^
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