sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Musimídia da Semana

Olá a todos! Tudo bem?

O Musimídia dessa semana estará "transpirando brutalidade". Mas aí, me perguntam "como assim?" É que o quadro da semana terá uma banda de metal como a banda/música da vez e não é metal melódico dessa vez. É o tipo de metal com muita velocidade na bateria e guitarra e um gutural cavernoso e pasmem: feito por uma mulher! Sim! Por que não? Até nisso, nós mulheres estamos nos metendo e essa mulher, em especial, faz guturais até melhor que um homem!

Não sei se é uma questão de gênero e gostos ou se é gênero e tem algo a ver com a diferença anatômica, mas é muito comum e mais fácil um homem fazer guturais do que uma mulher. Depois eu procuro saber, mas um fato é que cada vez mais, as mulheres estão fazendo parte do cenário do metal e, inclusive, cantando gutural também! Angela Gossow não é a primeira mulher a fazer isso, mas creio que inspirou muitas outras a cantarem assim.
Como já denunciei o nome da cantora da banda, então, vocês devem saber que estou falando da banda Arch Enemy, uma famosa banda sueca de Death Metal Melódico e ela é considerada melódica por conter elementos de metal tradicional, hard rock e até de power metal.

A banda foi fundada em 1995 pelo guitarrista Michael Amott, ex-integrante do Carcass, Carnage e Spiritual Beggars e seu irmão Christopher Amott do Armageddon. No início, o vocalista era um homem chamado Johan Liiva e na bateria, tinha o Daniel Erlandsson. O Michael era quem escrevia todas as músicas e gravava o baixo no estúdio. A banda passou por muitas mudanças nos integrantes, entre eles, a saída do Johan e a entrada da Angela Gossow, que era uma jornalista alemã e foi muito bem recebida pelos fãs da banda, provando ser uma excelente cantora e sendo bastante aclamada e respeitada por eles.

Em sua formação atual, a banda conta com: Angela Gossow no vocal, Daniel Erlandsson na bateria, Michael Amott na guitarra e backing vocal, Christopher Amott na outra guitarra e também no backing vocal e Sharlee D'Angelo no baixo.


Confiram o som dessa banda, que é bem diferente (principalmente para quem não está acostumado a ouvir esse tipo de música) e para vocês, uma curiosidade: a questão do vocal gutural é uma polêmica. Muitos dizem que é uma agressão às cordas vocais e à garganta e há quem diga que não é, mas a vocalista dessa banda, em algumas vezes durante as apresentações, teve sua garganta sangrando e já cuspiu sangue com tanta agressão, mas ela começou a ter aulas de canto, está utilizando o diafragma para fazer os guturais (gostaria muito de saber como isso funciona, pois quando penso em guturais, só imagino eles sendo feitos com voz de garganta) e não teve mais problemas de inflamação por causa da sua maneira de cantar, o que prova, para quem não crê, que para fazer gutural, requer técnica. Não é só gritar desvairadamente e pronto. Para o cantor se poupar e estar pronto para outra, tem que saber como fazer, mas há muitos cantores loucos que cantavam sempre "se arrebentando". Cada louco com sua mania, né?



E bem... É isso aí. Espero que tenham gostado do Musimídia da Semana e até a próxima!

2 comentários:

  1. Já conhecia essa banda! Caramba, quando vi pela primeira vez, me assustei com essa mulher! Dizem também que, quando ela não canta fazendo gutural, a sua voz também é linda.
    Muito bom! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Uia! Nunca a ouvi cantando sem ser gutural. Só vi um vídeo em que ela fazia um aquecimento vocal e parece que a professora dela é formada em canto lírico!

    A mulher é muito doida! Hehehe! A primeira vez que a vi e ouvi foi quando esse primeiro clipe que postei passou na MTV. Fiquei o tempo todo me perguntando: "Isso é uma mulher ou um homem?" Hehehe!

    ResponderExcluir