sexta-feira, 6 de maio de 2011

Planos Musicais!

O plano musical de hoje é tão... Tão... Impressionante... Legal... Supreendente... Divertido! (Vocês entenderam, é algo nesse sentido...).
Tenho certeza que seus alunos irão adorar!

O conteúdo pode ser utilizado como uma introdução à leitura musical, através deste, você poderá livrar seus alunos daquela estatística de pessoas que têm medo de uma partitura.
Isso tudo graças à Cathy Berberian, uma compositora, mezzo soprano, nascida em Roma, Itália. Sua obra mais conhecida Stripsody (1966), na qual ela explora sua técnica vocal com sons de quadrinhos  (onomatopéias). E é justamente esta que mostrarei para vocês neste plano musical.

Abaixo estão parte da peça (por incrível que pareça, isso é a partitura de Stripsody):
Bild-10.jpg



Para ler o restante da postagem e ver os vídeos dessa peculiar partitura, clique aqui!
Abaixo o vídeo da própria Cathy Berberian interpretando sua composição:




Agora interpretada por Diana Gamet:






O conteúdo pode ser trabalhado como uma introdução à leitura musical, através deste, você mostra aos alunos o quanto a música, a composição e o compositor podem ser livres. Ao final da aula, peça para que eles tentem fazer algo parecido, da forma que eles vêem a música, e que tragam na próxima aula para apresentar aos colegas.
Objetivo: Trabalhar a criatividade e a leitura musical.

Mãos à obra e  boa sorte!

Ah! E quem fizer essa atividade em sala de aula, por favor, comente aqui para lermos seu depoimento e sabermos o resultado. Participe do nosso "Planos Musicais!".

3 comentários:

  1. Tive acesso à essa peça através da profª Catarina Shin, que me mostrou o vídeo da intérprete Diana Gamet. E minha amiga, Ana Moraes, me deu algumas ideias de como aplicar em sala de aula, mesmo ñ conhecendo a peça.
    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. QUE LEGAL!!! SOU MUSICISTA A MUITOS ANOS E NUNCA TINHA VISTO PARTITURA MAIS LEGAL! hehehe PARABENS AO MOVIMENTO SONORO PELAS POSTAGENS DE QUALIDADE... xD

    ResponderExcluir
  3. Massa demais! XD Hahahahahaha!

    Bem diferente a compositora e essa menina... A menina interpreta mais e faz tudo mais pausadamente... A compositora faz mais rápido e não para de sair som.

    E é EXCELENTE pra trabalhar com crianças e com quem MORRE de medo de partitura! Hehehe! Mas nossa... Eu ficaria morrendo de vergonha se tivesse que apresentar isso num recital! XD É massa, mas fazer essas "mungangas tudinho" é muita coragem! XD Hahahahaha! E tem gente que acha que só ator que "paga mico". XD Hahaha! Muito bom mesmo, Linka! Parabéns! :D

    ResponderExcluir