domingo, 22 de maio de 2011

Cine M.S.

Olá, gente!

Estamos aqui com mais uma sugestão de filme que, assim como a sugestão passada, não fala exatamente de música, mas tem tudo a ver! Tem tudo a ver com o mundo da arte, onde se fala muito de colocar técnica, mas tocar com alma... Encarnar o personagem ou o que o compositor da peça escreveu, tentando transmitir os sentimentos do autor e do personagem, tocando os espectadores profundamente... Também fala da inveja e da rivalidade dos artistas entre si, até mesmo da cobiça de um determinado papel ou da neurose que esses artistas podem adquirir, achando que todos querem roubar a cena dele.

Estou falando, nada mais, nada menos, de Cisne Negro de Darren Aronofsky.


Trailer







Sobre o que é?

Nem preciso comentar da atriz, a Natalie Portman, pois ela teve que emagrecer 10kg para incorporar a personagem (ela já era muito gorda...) e trabalhou duro para atuar como a Nina, uma bailarina que aspira o estrelato, assim como todas as bailarinas profissionais, no grande balé do compositor Romântico Tchaikóvsky, O Lago dos Cisnes, onde há o cisne branco, que é a parte inocente e bondosa que se apaixona pelo príncipe e o cisne negro, que seduz o príncipe e o confunde. O cisne branco fica triste com o acontecido e acaba se matando, como acontecia em boa parte das obras Românticas.

O diretor da peça teve a idéia de, ao invés de deixar duas bailarinas (uma interpretando o cisne negro e a outra, o branco), deixar uma só encarnando ambos os papéis, exigindo bastante da intérprete.

Ao mesmo tempo que estava acontecendo o processo seletivo das bailarinas para ver quem conseguiria o papel, a bailarina Beth teve uma aposentadoria forçada, pois já era considerada velha para o balé clássico.

Nina tem um comportamento bastante peculiar e não só isso, mas a sua relação com a mãe é, no mínimo, muito curiosa... Ela acaba conseguindo o papel principal no balé, mas por ser uma boa menina, ela interpreta o cisne branco muito bem, mas não convence ninguém com o cisne negro, que tem que ser sedutor e mau, o que acaba irritando o diretor, que a pressiona e ela se sente frustrada.


E a música? Que tem a ver?

Tem TUDO a ver! Lagoa do Cisnes? Tchaikovsky? Preciso dizer mais alguma coisa?

Além do fundo musical ser belíssimo, por ser uma obra genial deste grande compositor russo, fala muito sobre as relações entre artistas e execução das obras. Qual o artista que nunca ouviu que tá bem de técnica, mas falta anima? Ou que tem anima, mas falta técnica? Ou que tá faltando tudo (o que é mais triste de se ouvir, né?)?



Mensagens

A principal mensagem do filme, para mim, é de que essa comunicação entre a interpretação do personagem com a platéia não é fácil... Tem que ter muito treino e muita dedicação e que apesar de passarmos MUITO TEMPO, seja na dança, na música, nas pinturas ou qualquer arte só vendo técnica, acabamos nos "travando" e é interessante termos uma soltura, nos atentarmos aos detalhes e fixarmos tudo o que aprendemos, mas fazermos tudo como se não estivéssemos fazendo nada, ou seja, como se tivéssemos fazendo algo trivial, com um bom relaxamento e confiança, mas isso só é adquirido com experiência.

Outra coisa importante é que por mais que te cobrem, não é bom você se deixar levar pelas cobranças para não haver frustrações consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.



Isso presta?

Ah! Com certeza! Um dos melhores filmes que vi esse ano!

É um filme bem original e criativo, afinal, é um suspense com dança. Quem poderia imaginar que bailarinas clássicas poderiam ser tão assustadoras? Hehehe!

A personagem Nina é tão impressionante que ao mesmo tempo que você se encanta com a inocência dela, você se identifica com ela como sendo uma pessoa esforçada que quer chegar lá... Quer o papel principal e trabalha DURO para conseguí-lo e, ao mesmo tempo, te espanta por acontecimentos muito estranhos e mindblowing, como dizem em inglês. Pessoalmente, gostei muito, pois quando ouvi falar do filme, me contaram as cenas eróticas e falaram a peculiaridade da personagem principal, que não vou dizer qual é para não estragar, e achei que seria "mais um filme de suspense em que o personagem é assim e assado" e, para minha feliz surpresa, não foi assim.

Recomendo fortemente o filme, pois é fantástico!


1 comentários:

  1. Um dos melhores filmes do ano, senti mais emoção no cinema por causa da preparação sonora, mas, na tv tb é interessante.

    ResponderExcluir