segunda-feira, 23 de maio de 2011

Musimídia da Semana

Olá a todos! Há quanto tempo, não? Hehehe! :P

Aqui estou com mais um Musimídia da Semana com mais uma surpresa para vocês. Desta vez, não falarei sobre músicas específicas, bandas, compositores ou instrumentistas ou cantores em específico, mas de uma voz. Uma voz muito, muito rara e não estou falando de vozes femininas, que são muito admiradas, ouvidas e comentadas, mas uma voz masculina...

Antes de dizer que voz é esta que estou falando, vou contar como a descobri...

Estava eu, muito empolgada em conhecer e ouvir novos cantores até que fui na boa de velha Wikipédia dar uma olhada nas divisões de voz existentes... Vi a soprano coloratura... Leggero... Spinto... Várias subdivisões e aí foi que tive a curiosidade de pesquisar "vozes raras" e quis ver um pouco do que há de raro nas vozes masculinas e foi aí que vi o termo baixo profundo. Então, tinham alguns links e fui saber como eram essas vozes, pois se as vozes dos baixos puros mesmo já são graves, imagina a do baixo profundo! Devia ser um arroto! Hehehe!

Atenção!!! Assistam o vídeo abaixo e sintam o drama:




Eu ouvi e fiquei admirada e por que não dizer ASSUSTADA com as vozes desses homens! São vozes raríssimas e muito admiradas na Rússia, principalmente na cultura da antiga Rússia e, mais especificamente, das igrejas ortodoxas. Quando ouvi as vozes desses homens, foi até engraçado, pois nunca ouvi um ser humano fazer algo grave assim na minha vida e ainda tinha a foto que não sei se era um profeta (mas parecia um bruxo também) e senti medo! Hahahaha! Era a capa do CD (foto à esquerda) e por ser tão grave, tinha um som até "maligno", mas são músicas de louvor a Deus e boa parte dos cantores da Igreja de São Petesburgo, de onde saem boa parte desses baixos profundos, são monges ou padres (portanto, coro masculino, óbvio)...

Um deles, em especial, me surpreendeu, que foi o Vladimir Pasjukov (no vídeo abaixo, ele canta a música "Do Not Reject Me In My Old Age"). O homem é um "apito de navio", praticamente e é um dos que fizeram o solo dessas e mais músicas que vocês estão ouvindo e fazem o Sarastro se sentir uma "soprano talquinho"! Hehehe!


É curioso e engraçado como as vozes graves sempre estão associadas a algo "maligno" (e a cara dos baixos profundos dos vídeos também não ajuda tanto, né? Hehehe! Todos têm uma fisionomia séria e são barbudos) e por isso temos aquele padrão da bruxa malvada que canta grave e da princesinha com uma vozinha bem agudinha e leve. Também é interessante ver que todos esses homens que são baixos profundos são senhores mais velhos, portanto, meninos mais novos "não tentem isso em casa". Hehe!


Achei interessante ver também, nessa pesquisa curiosa, que há artistas populares com essa classificação vocal também (os coros da igreja ortodoxa cantam em estilo lírico, com a voz bem empostada), mas eles são muito desconhecidos e é uma voz tão, mas tão curiosa que às vezes, ao ouvir esses artistas variados cantando grave assim, tinha a impressão de que eles imitavam essa voz. Não todos, como é o caso desses baixos profundos da igreja ortodoxa, mas alguns, me pareceram assim. Posso estar enganada.

Então é isso por hoje! Fiquei com mais um "tapa na cara", mas por dentro de coisas interessantes e curiosas. Apreciem a sublimidade das vozes masculinas cantando, especialmente, nesse coro russo ou fiquem com medo desses homens graves demais e nos vídeos, também vamos apreciar a incrível beleza da arquitetura das igrejas ortodoxas... Elas são incrivelmente belas!


Espero que tenham gostado do post de hoje e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário