sexta-feira, 20 de maio de 2011

Semana do Violino




Vêm aí a Semana do Violino, e o público Potiguar vai contar com uma excelente programação, imperdível para quem desejar ouvir boa música, Annette-Barbara Vogel, Professora da University of Western Ontario (Canadá) é a convidada especial, veja o que a crítica diz sobre ela:




“Entonação perfeita.” – Gramophone Magazine
“O intérprete mais ideal que um compositor poderia desejar.”– Classical CD Review
“Interpretações com autoridade e intensamente sensíveis.” – Music Web International
“Técnica formidável, musicalidade impressionante e notável presença de palco transmitida tanto para a orquestra como para a platéia.” – Wuppertaler Zeitung
“Uma violinista de grande temperamento com uma sonoridade sensualmente brilhante e muito flexível.” – Fono Forum
“A maestria de Annette-Barbara Vogel é de tal nível que pouco importam as obras que serão interpretadas. Qualquer interpretação em suas mãos se torna em um evento memorável.” – Westdeutsche Allgemeine Zeitung


 
A Semana do Violino trará concertos para Natal/RN de altíssima qualidade e com entrada franca, vale a pena participar, confira aqui a programação completa do evento, bem como as datas dos concertos:





Programação
Auditório Onofre Lopes - EMUFRN




Sábado - 28/05, às 19:00

Concerto com Orquestra Sinfônica da EMUFRN
(Maestro convidado: Guilherme Bernstein, UNIRIO)





Segunda - 30/05 

Das 14:00 às 17:00
 Masterclass para alunos de violino
 Das 19:00 às 22:00
Masterclass sobre “Partita” de Lutoslawski
(alunos da Especialização em  Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI)





Terça - 31/05, às 19:00

Recital de música de câmara do século XX –
com Profa. Camila Meirelles (viola), Prof. Durval Cesetti (piano)
e Prof. Fábio Presgrave (violoncelo)






Quarta - 01/06, às 19:00

Recital de sonatas do século XIX –
com Prof. Durval Cesetti (piano)










 EMUFRN - Escola de Música da UFRN


A Escola de Música da UFRN tem o imenso privilégio de receber a violinista alemã Annette-Barbara Vogel como convidada especial da Semana do Violino. A sua turnê atual pelo Brasil a levará a diversas cidades como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Uberlândia; Natal, porém, será a única cidade onde elá terá três concertos, todos oferecidos gratuitamente, além de duas masterclasses, também abertas ao público em geral. Nestas ocasiões, o público natalense poderá apreciar a sua versatilidade ao interpretar o Concerto em Sol Menor de Max Bruch com a Orquestra Sinfônica da EMUFRN (regida pelo maestro convidado Guilherme Bernstein), um programa de música de camâra do século XX (com obras de Zwilich, Schnittke e Lutoslawski) e outro programa de sonatas para violino e piano do século XIX (com obras de Beethoven, Fauré e Strauss).



 BIOGRAFIA


A violinista alemã Annette-Barbara Vogel, professora da University of Western Ontario (Canadá), se distingue como uma das mais excitantes violinistas de sua geração, celebrada por sua virtuosidade, inteligência e paixão. Ela tem se apresentado por toda a Europa, Canadá, Estados Unidos, Caribe, América do Sul e Ásia como solista, recitalista e em música de câmara, tendo também oferecido inúmeros masterclasses em países como Albânia, Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Finlândia, Haiti, Líbano, Malásia, Romênia, Taiwan e nos Estados Unidos.

Suas várias participações nos festivais de música de Aspen (Colorado), Bellingham (Washington), Chautauqua (Nova Iorque), Kuhmo (Finlândia), Las Vegas (Nevada), Menuhin (Suíça), Noord-Holland (Holanda), Ottawa Camber Music Festival (Canadá), Pan Music (Coréia do Sul), Ravinia (Chicago), Sächsisches Mozartfest (Alemanha), Berliner Festwochen (Alemanha), Frankfurter Musiktage (Alemanha), Scotia (Canadá), and Schleswig- Holstein (Alemanha) têm sido recebidas com grande entusiasmo.

Aos três anos de idade, ela recebeu suas primeiras aulas de violino de seu pai, estudando depois com Emilia Mohr-Morikawa. Aos onze, ingressou na Folkwang-Hochschule de Essen como uma “Jungstudentin”, sendo um dos alunos mais jovens já aceitos nessa universidade. Com doze anos, deu seu recital de debut no Tonhalle de Düsseldorf. Posteriormente, continuou seus estudos na University of Southern California (Los Angeles), no Musikhochschule der Stadt (Suíça) e no Sweelinck Conservatorium (Holand), além de ter recebido um Diploma de Artista do College-Conservatory of Music de Cincinnati, estudando com Herman Krebbers, Walter Levin, Henry Meyer, Peter Oundjian, Pieter Daniel e a legendária Dorothy DeLay.

Annette-Barbara Vogel já dividiu o palco com músicos do mais alto calibre, como Pierre Amoyal, Young-Chang Cho, Patrick Demenga, Ralf Gothoni, Bernhard Greenhouse, Arthur Grumiaux, Alexander Hülshoff, Maria Kliegel, Juhani Lagerspetz, Vladimir Mendelssohn, Elsbeth Moser, Lord Yehudi Menuhin, Viktor Pikaisen, Sandra Rivers, Dmitri Sitkovetzky, Peter Zazofsky, assim como membros da Orquestra Sinfônica de Berlin, da Orquestra Filarmônica de Viena, da Orquestra Filarmônica de Boston, da Orquestra Sinfônica de Vancouver, da Orquestra da Rádio de Colônia, da Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdam e da Orquestra Filarmônica de Munique.   

Annette-Barbara Vogel fez várias gravações pelos selos Harmonia Mundi e Cybele, com peças de Ludwig van Beethoven, Yuri Brener, Aram Chatchaturian, Andreas Kunstein, Alfred Schnittke, Bedrich Smetana, Maurice Ravel, Richard Strauss e Yves Prin. Uma intérprete ávida de música do século XX, ela é conhecida por combinar uma enorme quantidade de repertório tradicional com projetos mais vanguardistas, tendo dado a première de inúmeras composições escritas especialmente para ela.

O Quarteto de Cordas de Tóquio a recomendou para uma posição de Artista-em-Residência do Monticello Trio na University of Virginia at Charlottesville, onde ela ensinou de 1994 a 1995, antes de retornar a Alemanha, lecionando na Folkwang-Hochschule de Essen por três anos. Posteriormente, foi professora da University of Iowa e trabalha desde 2004 na University of Western Ontario no Canadá.

0 comentários:

Postar um comentário