sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A voz do século, Dame Joan Sutherland, morre aos 83 anos de idade

Uma grande soprano australiana, Joan Sutherland (carinhosamente apelidada por mim e por um amigo de "prima do Bob Esponja", devido ao formato "quadrilátero" ou "cubicular" de seu rosto), morre aos 83 anos de idade. Confiram a reportagem do "news.au" que traduzi para o blog.

Clique aqui para acessar o site de um álbum com músicas cantadas pela diva





"
A voz do século, Dame Joan Sutherland, morre aos 83 anos de idade

Dame Joan Sutherland, La Stupenda, a maior cantora de ópera que a Austrália já produziu, morre na Suíça, aos 83 anos de idade.

Lyndon Terracini, diretor artístico da Ópera Austrália falou, noite passada: "Nós não veremos outra igual ela novamente. Ela tinha uma extensão, volume e qualidade de voz fenomenais. Nós, simplesmente, não ouviremos isso nunca mais."

Sutherland morreu na paz de sua casa na Suíça ontem. O estado de saúde dela estava fragilizado desde que ela quebrou ambas as pernas no outono de 2008.

O mundo da ópera e admiradores do bom canto de todos os cantos do mundo lamentarão a passagem da soprano, que foi um exemplar das artes líricas.

A performance definitiva da carreira dela como Lucia di Lammermoor na Royal Opera House em Londres em 1959 lançou a carreira dela mundo afora, que a levou aos grandes teatros.

Em 1965, ela retornou à Austrália em tour com o Luciano Pavarotti, que uma vez, a chamou de "voz do século" e, depois da abertura da Sydney Opera House, voltou a cantar muitas vezes. Ela fez sua última performance em 1990.

O marido e condutor de Sutherland, Richard Bonynge, notificou sua morte à Ópera Austrália.

Terracini disse que Sutherland era uma colega maravilhosa, calorosa e generosa com seus colegas. "Ela foi a melhor cantora de ópera que a Austrália já produziu, e isso inclui Melba."

Um pequeno funeral em família será realizado na quinta-feira e Terracini disse que a Ópera Austrália está planejando um grande tributo à cantora.

Em sua performance final, na Sydney Opera House em 1990, teve os ingressos esgotados, pois os Australianos se reuniram para se despedirem dela.

Depois que ela agradeceu seu marido, a companhia e a platéia, Sutherland cantou Home Sweet Home (Lar Doce Lar) e, me atrevo a dizer, não havia um olho seco no lugar."



Piadas bobas sobre a cantora aparte (mas com o maior respeito, claro), ela era mesmo uma grande cantora, inclusive citada como referência por muitas professoras de canto, devido à sua grande qualidade vocal.

Que a diva descanse em paz e que perturbe a paz celestial com inúmeros Fá5, coloraturas e outras fechações. Hehehe!





Dame Joan Sutherland

(1926 - 2010)

0 comentários:

Postar um comentário