Depois de uma correria no trabalho, vou FINALMENTE postar mais um "Planos Musicais!".
E o tema desta semana é:
PARÂMETROS DO SOM
Caixinha surpresa
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda, aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda, aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
Telefone
Para a descoberta do timbre.
Um telefone de brinquedo ou um obejto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá "Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
Para a descoberta do timbre.
Um telefone de brinquedo ou um obejto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá "Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
Mais sobre exploração de timbre
Em roda, cada criança terá um instrumento (produzido em aula ou não) e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento foi tocado.
Em roda, cada criança terá um instrumento (produzido em aula ou não) e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento foi tocado.
Parâmetros do som - altura
Parâmetros do som - timbre
"As crianças de mãos dadas formam um circulo.
No centro ficará um jogador com os olhos vendados.
Dado o sinal de ínicio, rodara o círculo para direita ou para esquerda.
Em dado momento, o jogador do centro baterá palmas e a roda parará.
Em seguida apontará para o círculo e o jogador indicado dirá:
_ Bom dia!
O do centro terá que reconhecer a voz, proclamando seu nome. Caso erre poderá ainda proclamar dois nomes. Acertando o que for apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda.
Obs: As regras podem ser determinadas entre os participantes."
No centro ficará um jogador com os olhos vendados.
Dado o sinal de ínicio, rodara o círculo para direita ou para esquerda.
Em dado momento, o jogador do centro baterá palmas e a roda parará.
Em seguida apontará para o círculo e o jogador indicado dirá:
_ Bom dia!
O do centro terá que reconhecer a voz, proclamando seu nome. Caso erre poderá ainda proclamar dois nomes. Acertando o que for apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda.
Obs: As regras podem ser determinadas entre os participantes."
Encontrei em um dos blogs que visito: "arco-íris" e pensei logo em como aproveitar esta brincadeira em música. Perfeito para o trabalho com timbre e a conscientização de que cada um tem o seu som próprio, a sua voz. Também é importante pensar em como a voz pode se tornar nossa identidade única, em como reconhecemos as vozes agradáveis e que dão conforto como a voz da mãe ou da pessoa mais próxima a nós.
Forte e fraco - Intensidade
Fonte: "O mundo encantado da música", N Z - Ed. Paulinas
Levar os alunos a descobrir os sons fracos e os fortes, quais são mais agudos e quais os mais graves. Por fim, fazer uma comparação com a própria voz e a voz da mamãe.
Galera, valeu pela atenção.
E um agradecimento especial à Cissa Laval que disponibiliza em seu blog ótimas idéias.
0 comentários:
Postar um comentário