segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Musimídia da Semana


Olá a todos!

Aqui estou eu madrugando para não atrasar tanto com a postagem. Desta vez, vou "atacar" de popular, mais uma vez, porém, será sem palhaçada.

A música popular brasileira é algo que, às vezes, me dá orgulho de dizer que sou brasileira, pela qualidade do som e, principalmente, das letras, que são belíssimas, mas é algo que, infelizmente, vem se perdendo com o tempo, pois quando não tem aquelas músicas horríveis que escutamos nas rádios (que não são MPB, mas são as músicas que estão populares no país), temos as pessoas que até fazem um som legal, mas pagam de pseudo-intelectual ou imitam cantores que fizeram sucesso. É o caso do Jorge Vercilo, na minha humilde opinião pessoal... Ele tem umas músicas legais, mas acho que ele é do time que paga de pseudo-intelectual e tenta imitar o Djavan. Outros exemplos são as "metidas a Marisa Monte" que encontramos por aí... Enfim! Melhor não me ater a isso, pois meu objetivo não é discutir com fãs.

Apesar de todo esse discurso sobre música brasileira, a música da semana não é brasileira! Pegadinha do Malandro! Hehehehe!

A música a ser postada é de uma cantora cabo-verdiana internacionalmente conhecida chamada Cesária Évora (foto à direita). Vocês devem estar se perguntando: e por que diabos você falou sobre música brasileira? Simples! A música tem um sonzinho bem brasileiro, que ora lembra um chorinho, ora lembra um sambinha. Eu gostei muito do som e por ela ser de Cabo Verde, as músicas são cantadas em português (com um sotaque bem estranho, pois é diferente do português brasileiros e do português europeu, mas tudo bem). O violão da música também merece um destaque especial, pois em algumas canções, ele tem um som bem espanhol. Gostei muito dessa mistura. Agradeço a meu amigo João por ter me mostrado as músicas desta mulher.

Comparações à parte, o estilo que ela canta é chamado de morna. Ele é originário de Portugal e significa "lamento". Já deu para sentir que as músicas não são tão animadas, mas mesmo assim, são belas. Como o Wikipédia define, "mornas são canções ligadas à tristeza, mágoa e desejos impossíveis de serem realizados."

Uma curiosidade sobre ela, que assisti no Youtube foi que ela já cantou com a Marisa Monte, que citei acima e a cantora e compositora canadense de new age Loreena McKennit já escreveu uma música para ela, que também é muito bonita.

A música que vou mostrar se chama Saudade. Espero que gostem e até o próximo Musimídia da Semana!

0 comentários:

Postar um comentário