terça-feira, 26 de abril de 2011

Perspectivas sobre o "Beco da Alma"

Olá a todos!

Domingo passado, tive a oportunidade de ver o Beco da Alma (finalmente!) e de apreciar o espetáculo em seu último dia de exibição da primeira temporada.

Só para começar, achei genial e ao mesmo tempo, simples o trocadilho que fizeram do título da peça, inspirado no Beco da Lama, um espaço boêmio da Ribeira em Natal/RN com "alma", ficando, então, Beco da Alma.

Confesso que o Musical superou minhas expectativas em muitos sentidos: primeiro porque a nossa cidade, infelizmente não tem esse costume de fazer musicais MESMO. Os musicais mais feitos aqui são aqueles para crianças com gravações... Dublagens... E não tinha dublagem alguma! A fala e o canto eram dos próprios atores e havia uma banda tocando nas coxias! Achei isso muito interessando e positivo, pois é assim que os musicais devem ser na minha opinião, afinal, a ênfase é a música e nada melhor do que música ao vivo, onde podemos sentí-la melhor e onde há uma comunicação muito maior entre os personagens e a platéia.




Eu já esperava que os personagens cantassem, mas estava curiosa com relação à banda e ao fundo musical, me perguntando se seria uma gravação ou música ao vivo; durante a apresentação, eu e Kaio percebemos que era ao vivo e nos agradecimentos finais, os instrumentistas vieram ao palco e cumprimentaram a todos.

Por eu própria não ter visto musicais ao vivo antes, também imaginei que algumas falas seriam cantadas, como se fossem recitativos que, pessoalmente, acho MUITO chato de se ouvir! Hehehehe! Mas não! Tinham algumas falas rimadas com um fundo musical, bem ao estilo do cordel nordestino e isso deu uma característica regional muito interessante para a peça.

Outra coisa que gostei muito na peça foi a história que, além de retratar a vida boêmia de quem passa pelo local ou cuida dele, há a idéia de conscientização do Beco da Lama como um espaço cultural e histórico da cidade, muito frequentado não só por quem "quer tomar todas", mas por poetas e muitos artistas locais. Na cena em que um espanhol quer comprar o bar da dona Patrícia, inicialmente, ela demonstra um pensamento popular e governamental de descaso ao patrimônio histórico, considerando em vendê-lo por ser "velho e acabado", mas no final de toda a trama, ela decide mantê-lo.

A história toda teve predominância cômica com todas as discussões dos personagens e cenas belíssimas e emocionantes como o casamento do Rato com Esperança no telhado, com as bênçãos do sol e da lua. O final também foi surpreendente, pois que terminaria de outra maneira.

Devido à algumas inovações no conceito da música contemporânea, temi que as melodias tivessem aquele "quê" de estranho, que às vezes pode ser interessante, mas também pode ser desagradável de se ouvir, mas o que ouvi foram músicas belas e doces que mudavam de acordo com o que o personagem estava sentindo. Já ouvi e até cantei outras músicas escritas por Danilo Guanais (foto à esquerda) e esse musical só enalteceu o bom gosto musical dele e sua competência como compositor.

Não só à cidade, mas o Beco da Alma incitou a reflexão sobre comportamentos e sentimentos pessoais e quebrou preconceitos, conceituando um musical e mostrando que com um bom trabalho, é possível fazer algo cultural de qualidade em Natal, com os ingressos sendo de distribuição gratuita, para pessoas de todas as classes e idades assistirem!

Parabéns ao compositor, à escritora Cláudia Magalhães (foto à direita), ambos presentes na apresentação no domingo, à produção, ao elenco e aos instrumentistas pelo excelente espetáculo que apresentaram e aguardamos notícias da segunda temporada!

Quem não viu, pode assistir à segunda temporada que ainda está por vir, pois vale muito a pena!

Beijo a todos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Não poderia deixar de comentar o excelente espetáculo que presenciei esta noite, na verdade nem sei como comentar tamanha a satisfação que tive, esta foi uma das poucas vezes que consegui não tirar o olho do palco, me surpreendendo a cada instante, e ansioso pelo que estaria por vim, o Beco da Alma envolveu do início ao fim.

    O amor da louca Esperança pelo Rato sem dinheiro e sem rumo, as decepções e reviravoltas da poderosa Gardênia, o tino cômico e direto da bondosa Patrícia, a ilusão e o sofrimento do ingênuo Zé, traído até a alma pela fogosa e vadia da Ceição, as histórias do Teobaldo, a alegria de João Rodão, e finalmente, o menino que cresceu em segundo plano e se transformou no casca grossa do Carlão, tudo isso acontecendo na esquina do inferno com o paraíso, este é o Beco da Alma, um turbilhão de sentimentos e emoções que nos leva ao âmago da contradição humana, enfim, gostaria de dizer que toda a equipe que produziu o musical Beco da Alma está de parabéns, e ao Professor Danilo Guanais, meus sinceros agradecimentos por dar a vida a mais uma obra de arte.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!

    Simplesmente estou esperando pelo próximo músical que esse grande compositor, interprete e Mestre tem para nos presentear ainda mais.

    Os conflitos ocorridos do inicio ao fim, o humor, o romance em perfeita harmonia, a coreografia das cenas e uma canção melancólica que marcou o Beco da Alma.

    Parabéns mais uma vez Professor e que seu sucesso seja ainda mais visível por todos.

    ResponderExcluir
  3. Comentários apagados e post mudado em consideração a todos os envolvidos na peça e aos espectadores. :)
    Obrigada pela observação e desculpe o deslize.

    ResponderExcluir