O Plano Musical desta semana é inspirado numa pesquisa que fiz há, aproximadamente, um ano e meio. Ela fala sobre a utilização de gráficos e o recurso lúdico na iniciação musical. Como a quantidade informações que nós, educadores, tentamos transmitir, às vezes, torna-se um obstáculo difícil de superar. Partindo da ideia de alguns pedagogos e educadores, resolvi tentar ensinar de forma lúdica, utilizando os famosos gráficos de Edgar Willems.
Então, posteriormente, elaborei um material didático, com algumas sugestões de aplicação em sala de aula. Este poderá ser feito até mesmo de papelão ou papel cartão, é simples e pode ser elaborado pelos próprios alunos, a partir dessa ideia podem ser aprovitados vários jogos já conhecidos, como o bingo, dominó, jogo da memória, morto-vivo, entre outros, dependendo da criatividade do educador e do aluno.
Um exemplo deste recurso é o gráfico abaixo, que representa a altura do som – grave ou agudo. E, levando para o lado lúdico, podemos utilizar, por exemplo, a brincadeira morto-vivo para haver um maior entrosamento e compreensão dos alunos.
O gráfico abaixo representa a intensidade do som – forte (f) ou piano (p). Para uma maior compreensão dos alunos, pode-se utilizar alguma cantiga de roda (ou até mesmo uma frase), quando o professor apontar para determinada linha os alunos cantam de acordo com a que foi apresentada, a linha fina representa o som piano, já a linha mais grossa representa o som forte.
Também poderão ser criados gráficos de duração, substituindo os tradicionais valores de duração. Como, por exemplo, o gráfico abaixo:
Gráfico de duração simples. A primeira linha representa uma semibreve, abaixo, as duas linhas apresentam a mínima, depois, as semínimas e assim por diante. |
Abaixo essa mesma idéia sendo posta em prática através de uma música:
Esses exemplos de gráficos apresentados acima foram propostos em sala de aula, na disciplina de Linguagem e Estruturação Musical I, pela profª. Amélia Dias, na Escola de Música da UFRN, as brincadeiras utilizadas como forma de apresentação dos gráficos foram acrescentadas por mim como uma sugestão de aplicação em sala de aula, outras sugestões poderão ser encontradas no livro Iniciação Musical: Brincando, criando e aprendendo, de Josette Silveira Mello Feres.
Enfim, é isso aí, pessoal. Espero que tenham gostado.
Aos que testarem essa atividade em sala de aula, peço que comentem neste post os resultados, afinal, a pesquisa continua. Prometo colocar o nome de cada colaborador em forma de agradecimento.
“A música vem do coração; dum coração que bate em uníssono com as leis do universo.”
Edgar Willems
Muito bons os seus "Planos Musicais", Linka.
ResponderExcluirDá idéia às pessoas de como trabalhar com crianças usando idéias simples e criativas. :) Muito lindo isso!
Toda vez que leio esses posts, me lembro quando era do Ciart e chamava a mínima de "Dona Branca" e a semínima de "Dona Preta". XD Hahahaha!
Obrigada, Dali!
ResponderExcluirAceito sugestões também! O Ciart é uma ÓTIMA referência!
Vou começar a trabalhar como voluntária no Ciart... provavelmente você terá um pouco mais de nostalgia com os Planos Musicais futuros... ^^
Opa! :D Massa demais!
ResponderExcluirToda vida que olho para aquela escadinha, lembro que tmb já brinquei muito com ela. XD Hehehe! E é muito boa pra treinar percepção! :D
Nossa! Essa atividade já vivenciei e já passei a diante para os meus alunos. Deram muito certo na explicação das dinâmicas e sobre movimento melódico.
ResponderExcluir