segunda-feira, 18 de abril de 2011

Planos Musicais!

PO "Planos Musicais!" desta semana é dedicado aos cantores.

Dicas para aquecer sua voz!


Vamos trabalhar com intervalos de 1/2 tom . Sendo assim começar por uma nota, da sua extensão vocal, que requer médio esforço de execução e subir 4 semitons, repita o exercicío meio tom acima  até  começar a sentir um maior esforço e parar, não é necessário ir até seu limite vocal.

Exercício 1: 
Dó – Dó# – Ré  -Ré# > sobe meio tom> Dó# – Ré  - Ré# - Mi > sobe meio tom > Ré  -Ré# - Mi - Fá > ...
Exertício 2: Brrrrr
Para vibração dos lábios. Eles devem ficar relaxados, para que a passagem de ar entre eles faça-os vibrar, imitando a aceleração de um carro.

Exercício 3: Rrrrrr
Para vibração da língua, como uma pronúncia exagerada da letra R.

Exercício 4: Mmmmmm (ou boca quiusa)
Para que a pessoa sinta a vibração da letra M no “rosto” ou o que chamamos de máscara. Importante não deixar que essa vibração não fique com o som anasalado .

Exercício 5: Vvvvvv
Mesmo que o exercício Mmmmm, só que com a consoante “v”.

Exercício 6: Mmm acrescentando uma vogal
Depois de familiarizado com os sons fechados, começar com os sons abertos. Escolha uma vogal que você tenha maior facilidade de pronunciar  ligando-a com o “M” para manter a vibração. Exemplo: Mmmaaaaaa…

Obs: É importante manter o apoio vocal que, basicamente, consiste em contrair a barriga, relaxando quando o ar inspirado acabar.
Colocar a vibração do som exclusivamente na garganta é  um convite a rouquidão.


Para fazer vocalise com as crianças, aqui vai uma dica:
Coloque uma letra no vocalise, para que eles entendam o que então fazendo. 
Exemplo: Vou subir, descer, subir descer... 
Enquanto cantam, as crianças vão ficando na ponta dos pés quando a nota é aguda, quando a melodia for decrescendo, elas descem da ponta dos pés, ficando com todo o pé apoiado no chão.

É bom lembrar que a extensão das crianças é diferente dos adultos. Forçá-las a cantar em uma tonalidade para a qual elas não estejam preparadas pode prejudicar sua extensão vocal.

Leia também: 8 dicas para aliviar a dor na garganta

1 comentários:

  1. Muito bom, Linka! :D

    Excelentes dicas pra quem estuda canto e pra quem tem interesse em estudar ou para quem canta, mas aprendeu só, sem uma técnica para cantar por horas sem prejudicar a voz!

    ResponderExcluir