sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cine M.S.

Saudações!

Estou estreando esse quadro que, nada mais é do que recomendações para filmes relacionados à música. A recomendação é bem atual, pois o filme foi lançado esse ano aqui no Brasil (mas nos EUA, é um filme de 2010) e o protagonista ganhou o oscar de melhor ator! Estamos falando de O Discurso do Rei (The King's Speech), dirigido por Tom Hooper com as brilhantes atuações de Colin Firth, Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush.


Trailer





Sobre o que é?

É um filme sobre um duque que desde o 4 anos de idade, é gago e isso é um problema para alguém tão importante e pertencente à realeza, pois precisa discursar constantemente e, infelizmente, a gagueira não inspira muita confiança tanto para quem ouve, quanto para quem gagueja.

Mesmo sendo um problema que varia conforme à gravidade do paciente, os gagos são alvos fáceis de piadas e de riso de muita gente, o que pode deixá-los muito vulneráveis e inseguros e a gagueira, no final das contas, não passa disso, em alguns dos casos: insegurança ou nervosismo e ansiedade diante de alguma situação ou problema que temos na vida.

A história gira em torno de como o duque George lida com seu problema e a história é um fato real! Ela realmente aconteceu e esse duque realmente existiu, mas claro que o cinema sempre enfeita uma coisa aqui e acolá...


E a música? Que tem a ver?

A parte da música, que achei muito curiosa e interessante é que um dos meios no qual ele trata a gagueira é com a música. Tem uma cena em que ele ouve uma música clássica instrumental bastante épica e enquanto ouve, tenta ler um texto de Hamlet de Shakespeare e sua voz é gravada enquanto ele lê e quando ele ouve a gravação mais tarde, percebe que ele não gaguejou enquanto ouvia a música!

Não só isso, mas para dar fluidez à fala, ele canta os textos que lê com a melodia de alguma música conhecida e/ou que ele goste e não também gagueja quando faz isso.


Mensagens

As mensagens que o filme traz são de confiança e coragem para enfrentar os desafios e ultrapassar limites, de que precisamos ter auto-confiança para realizar nossas tarefas e não só isso, mas que muitas vezes, título é só um nome bonito num papel "arrumadinho" e quem realmente faz a diferença é quem faz o que gosta e sabe como fazer.


Isso presta?

Para quem gosta de drama e de boas histórias, sim.
O filme não possui efeitos especiais, nem cenas apelativas, mas tem uma história bonita de superação que vale a pena conferir.

0 comentários:

Postar um comentário