sábado, 16 de abril de 2011

Musimídia da Semana

Olá a todos!!!

O Musimídia está voltando a ser semanal, só não está muito certo da data fixa de postagens e hoje, falará de um grande gênio do século XX. O homem foi um diretor, ator, dançarino, produtor, músico e roteirista britânico notável! Ontem, foi comemorado 122 anos sem essa figura muito conhecida e muito caracterizada em muitos seriados, filmes e cartazes pelo personagem Carlitos (ou O Vagabundo, como também é conhecido aqui), cuja a imagem é impossível de não reconhecer.

Senhoras e senhores, estamos falando do Sir Charlie Spencer Chaplin ou, como é mais conhecido, Charlie Chaplin (foto ao lado), o maior ícone do cinema mudo.

Vocês podem se perguntar "Dali, mas é cinema... E ainda era mudo! O que é que isso tem a ver com música?" Tem TUDO a ver! Apesar de ser cinema mudo, tinha um fundo musical, só as falas que não eram ouvidas. Só era possível ver os atores mexendo os lábios e logo depois, vinha a fala deles em formato de texto.

Apesar das falas não serem ouvidas, há gravações do Charlie Chaplin cantando uma de suas composições chamada Se Bella Giu Satore em um dos filmes mais famosos que ele dirigiu, produziu e atuou, que é o Tempos Modernos. Inclusive, no som dessa música, dá para notar que Chaplin era um tenor de voz bem leve.




Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia da época, foi possível introduzir algumas falas, como uma famosíssima de outro grande filme em que ele interpreta dois personagens: uma barbeiro e o outro, é um ditador, como uma caricatura em formato de comédia do ditador Hitler, O Ditador.


O vídeo acima não é musical, mas exalta e retrata a genialidade do ator e o trecho deste filme que foi gravado em 1940 foi na época da Segunda Guerra Mundial e foi um ato de coragem e rebeldia contra Adolf Hitler, que deve ter visto o filme e não deve ter gostado nem um pouco. Hehehe! O filme ainda ganhou oscars de melhor ator (o próprio Chaplin), melhor ator coadjunvante (Oakie), melhor trilha sonora (Meredith Willson) e melhor roteiro original (Chaplin de novo).

O espaço aqui no blog é bem pequeno para retratar toda a história e histórico de criação do grande Charlie Chaplin, portanto, vamos dar um enfoque na carreira musical dele. Quem quiser saber mais sobre a vida do artista, visite o site da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_chaplin

Os pais de Charlie Chaplin eram ambos cantores e atores, portanto, a influência que ele teve tanto para a música quanto para as artes cênicas, começou muito cedo e ele aprendeu a cantar com eles, inclusive, mas quando aos 3 anos de idade, seus pais haviam se separado. A mãe ficou emocionalmente instável e por volta de 1894, ela teve problemas de laringite e isso acabou com a carreira dela como cantora. Enquanto ela estava cantando numa apresentação, foi vaiada e ficou seriamente machucada, pois a platéia jogava vários objetos nela. Aos 5 anos de idade, ele já estava subindo no palco sozinho pela primeira vez e cantou a música Jack Jones, muito popular na época.


O pai de Charlie era alcóolatra e vivia com a amante acabou morrendo de cirrose e a mãe estava mentalmente doente, tendo que ser internada em um asilo. Por causa desses trágicos acontecimentos, Chaplin e o seu meio-irmão Sydney entraram no music hall, mostrando grande talento. Pouco tempo depois, sua mãe também havia falecido.

O artista fez constantes viagens entre os Estados Unidos e à Inglaterra, se adaptando aos diferentes tipos de atuação e teve maior consagração na sétima arte.


O que muita gente não sabe é que Charlie Chaplin também escrevia músicas e, inclusives, algumas músicas executadas em seus filmes (como a do primeiro vídeo mostrado acima) foram escritas por ele, algumas interpretadas por ele e outras são alvo de admiração de muitos outros artistas como é o caso de Michael Jackson e a música Smile.


Espero que tenham gostado do post de hoje e grandes nomes assim, mesmo que algumas pessoas não gostem (ou tenham ouvido falar por serem muito novas), devem ser admirados e relembrados por séculos e mais séculos, pois foi um artista que fez história e que mesmo sendo do século passado, tinha uma visão muito além da mentalidade até da nossa época! Um verdadeiro gênio que foi agraciado e agraciou a arte.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Dali... Dessa vez você me deixou sem palavras...
    Quando pequena, eu costumava assistir os filmes do Charlie Chaplin, no colégio.
    Sempre o admirei muito, sua arte, sua paixão, sua ousadia...
    Parabéns, Dali! Mais uma vez, trouxe mais um tesouro, mais uma informação valiosíssima para dividir com todos nós! ^^

    ResponderExcluir
  2. Putz! A primeira vez que eu soube a respeito de Chaplin foi em 1992 quando eu morei em Londres.

    Apesar do nome de uma das músicas de chamar "Smile", soa meio que irônico pra mim, pois a música denota uma certa tristesa. Acredito que seja proposital, devido a humanidade muitas vezes em pensar na realidade com bastante seriedade nunca perceba os momentos que estão vivenciando.

    ResponderExcluir
  3. Essa música cantada pela Vada (Anna Chlumsky) em Meu Primeiro Amor 2, me fez refletir também sobre essa nossa realidade.

    No 2º filme Vada, de apenas 13 anos, canta a música "Smile" a um bebê que havia acabado de nascer. Foi a primeira vez que ouvi essa música e nunca desconfiava que o autor seria Chaplin que conhecia das telas em preto e branco.

    Nada mais simples que sorrir, não é?
    Valeu Daliana!

    ResponderExcluir
  4. De nada! :D Fico muito feliz em ver que vocês gostaram do post.

    Impossível não conhecer o Charlie Chaplin. Tmb o conheço desde pequena, pois meu pai gostava de ver os filmes dele e via alguns, mas de achar ele "legalzinho", passei a admirá-lo anos mais tarde pela genialidade dele. Nossa! O que esse homem não sabe fazer? Hehehe!

    ResponderExcluir