quarta-feira, 27 de abril de 2011

Banda de heavy metal acusa banda de pagode de plágio
























Angra X Parangolé
Parangolangra?
Angrolé?
Tá bom, sei que soa absurdamente estranho, mas é verdade!
O Angra acusou a banda Parangolé de plágio!
A banda de Heavy Metal/Power Metal diz que a música "Nova Era", gravada em 2001, teve a melodia copiada pela banda de Pagode ... Axé... [sei lá] na música "Asevixe" [???], em 2006. Gerando várias discussões entre as bandas e fãs das mesmas pela internet.
O compositor da música, Kiko Loureiro, diz ter ficado feliz por uma banda de axé ter pego uma música dele, assim como o Calcinha Preta fez e outras bandas de Forró, porém a banda de Pagode/Axé deveria ter avisado ou, pelo menos, pedido autorização aos integrantes do Angra.
Em resposta, o produtor musical do Parangolé, André Merenda [?], comentou que, na época, viu um amigo tocando o riff na guitarra e resolveu aplicá-lo na música "Asevixe", sem saber que o riff havia sido composto por Kiko Loureiro para a música "Nova Era", do Angra.

Kiko disse que entrou em contato com a música do Parangolé através do baixista do Angra, Felipe Andreoli. "Ele me mostrou e a minha primeira reação foi: 'que cara de pau!'", conta. "É muito estranho ver algo que você criou ser usado por outra pessoa sem que você saiba".
"Nunca entraram em contato com a gente para saber se poderiam usar o riff. Era só mandar um e-mail, é tão fácil fazer isso", diz. "É uma inversão de valores. As pessoas acham que simplesmente podem pegar o que a gente criou e pronto".
Representantes do Parangolé afirmam que a editora do grupo já entrou em contato com a editora do Angra para decidir quais providências tomar. "Os departamentos jurídicos vão conversar. Se for julgado que houve plágio, vamos arcar. Queremos fazer tudo dentro da lei, como sempre fizemos", explica Daniela Basílio, assessora de imprensa do Parangolé.
"Eu espero que alguém me peça desculpas e pergunte o que deve fazer agora para consertar o erro. Espero uma atitude dessas", diz Kiko.
No twitter, Kiko havia brincado até se conformava com o plágio, mas "só não queria que começasse pelo Parangolé". Ele garante que foi só uma piada. "É claro que muitos fãs nossos estão ainda mais revoltados porque é uma banda de axé. Mas eu não tenho preconceito com gênero nenhum. Até o Calcinha Preta, um grupo de forró, já gravou música nossa".
A canção "Bleeding Heart", do Angra, virou "Agora Estou Sofrendo" na versão do Calcinha Preta. "A diferença é que eles fizeram a coisa certa. Entraram em contato, perguntaram se podia gravar, nós liberamos".

Pra vocês verem como as coisas são...




Fontes: NãoSalvo, Globo.com, IG

3 comentários:

  1. O que fiquei impressionada é com a reportagem tendenciosa que assisti, falando como se o absurdo num fosse nem o cara plagiar o Angra na maior cara-de-pau e sim, o povo do Angra se chatear pelos caras terem roubado um riff que é criação deles, como se isso fosse impossível de acontecer ou se a chateação deles fosse totalmente sem fundamentos!

    ResponderExcluir
  2. Nesse vídeo o Kiko Loureiro tá até simpático também, dizendo que poderiam, pelo menos, ter avisado, como as outras bandas fizeram...
    Mas, sério, essa situação inusitada foi, no mínimo, hilária!
    De onde já se viu uma banda de axé plagiar uma banda de metal?
    kkkkkkkkkkkkk
    É isso que dá essa galera não conhecer tanto de música... E, cá entre nós, até parece que o amigo do produtor do Parangolé estava tocando o riff do Angra sem saber que já existia... hehehe...

    ResponderExcluir
  3. O jornalista só falta balançar a cabeça em negação para o Angra e em afirmativo para o Parangolé. O papel deles é apenas apresentar os fatos e não assumir um lado da questão na reportagem.

    Concordo plenamente que é uma reportagem tendenciosa.
    O legal é que o "carinha" no final esclarece que ouviu o riff do colega q assistia as video aulas de Kiko Loreiro.

    Que forma criativa de se compor músicas inéditas^^

    ResponderExcluir