terça-feira, 7 de setembro de 2010

Incentivo a música brasileira nas escolas


A Secretaria de Educação de Florianópolis, com o objetivo de difundir a música brasileira, especialmente o choro, nas escolas da rede pública de ensino, criou um projeto Choro na Escola. A iniciativa possibilita aos estudantes e a comunidade, o entendimento dos ritmos, instrumentos, a linguagem da música brasileira e ainda o conhecimento de compositores e obras catarinenses e nacionais deste gênero. O projeto é desenvolvido pelo grupo de choro Ginga do Mané, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, por meio do programa Escola Aberta.


Com seis anos de história, o grupo, é composto pelos músicos Raphael Galcer (Violão 7 cordas), Fernanda da Silveira (Cavaco), Bernardo Sens (Flauta / Coodenação Geral) e Fabrício Gonçalves (Pandeiro).
No repertório estão as obras dos grandes músicos nascionais como: Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo e também os catarinenses Nilo Dutra, Carlos Vieira, Geraldo Vargas e Bernardo Sens.
O nome Ginga do Mané faz alusão ao choro "A Ginga do Mané", de Jacob do Bandolim. Também faz referência ao jeito florianopolitano de ser, cujo nativo é carinhosamente chamado "manezinho".


O que é Choro?

O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado.
Geralmente é formado por instrumentos como: flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo.

Espero que tenham gostado!

1 comentários: