domingo, 19 de setembro de 2010

CAMP, projeto de educação musical do Roça´n´Roll

Rock e responsabilidade social! No dia 18 de agosto, a organização do Roça ‘n’ Roll iniciou a primeira etapa do Projeto Criação, Apreciação Musical e Performance (CAMP). A iniciativa, com apoio da diretora Daniela Barbosa Lúcio Alves, vai levar arte e cultura para cem alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, localizada na zona rural de Varginha, próxima à Fazenda Estrela.

O CAMP foi idealizado pelo músico Bruno Maia, organizador do Roça ‘n’ Roll, e vai oferecer aulas gratuitas de teoria musical, flauta, percussão e canto. A metodologia de ensino vai enfatizar aulas expositivas e práticas de conjunto. Para incentivar o trabalho em equipe e a relação interpessoal dos estudantes, o projeto prevê a criação de conjuntos musicais e um coral com todos os alunos atendidos.

De acordo com Bruno Maia, a proposta é introduzir as crianças no mundo das artes. “Podemos descobrir e desenvolver vários talentos. E isso vai ser muito construtivo para o desenvolvimento humano, social e intelectual dos alunos”, enfatiza.

Para destacar a importância da preservação ambiental e reutilização de artigos descartados no lixo, os participantes do projeto vão aprender a fabricar instrumentos musicais alternativos com materiais recolhidos e reaproveitados. “É uma forma interessante de exercer a criatividade e, ao mesmo tempo, diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte de resíduos sólidos na natureza”, aponta Bruno Maia.

As aulas serão ministradas até o mês de dezembro deste ano por professores capacitados e especializados na área de educação musical e musicalização. “Montamos uma equipe multidisciplinar o que dinamiza e valoriza o trabalho. Não queremos formar roqueiros e sim apreciadores da boa música”, confirma o idealizador do projeto.

O CAMP tem a realização de Bruno Maia, da Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural do Município de Varginha, COMIC –Conselho Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Thibabem Distribuidora, Ótica Mauricio, Rafael Braga (violeiro), Taurus, Gontijo & Costa Alves, Frutty Refrigerantes, Indústria Mineira de Forjados, Trotty Confecções, Sigma Metalúrgica, Lecram, Microlins, Wanger e Unincor. O projeto está inserido nas atividades do festival Roça ‘n’ Roll, realizado anualmente em Varginha.


1 comentários:

  1. Ei! Massa demais esse projeto! :D Até o nome dele ficou massa! :D
    Grande iniciativa do Bruno Maia aí! :D
    Bem... Para vocês verem, né? Todas as grandes coisas... Aquelas coisas geniais e heróicas só podiam nascer do dia 18 de agosto mesmo! :P Hahahaha! XD

    ResponderExcluir