
O Musimídia desta Semana, diferente das anteriores, vai de metal, um estilo que vem crescendo bastante aqui no Nordeste, mas que ainda não é tão conhecido quanto o forró, o axé, a MPB, o brega e outros estilos mais conhecidos aqui na região.
O metal não é apenas pouco conhecido, mas é pouco difundido nas escolas e conservatórios de música, apesar de muitos bons músicos serem apaixonados pelo estilo, em virtude do grande preconceito que este ainda sofre, sendo vista como "música do demônio", "aquele povo cabeludo e doidão", "o povo de preto", "as músicas com gritaria"...

O gutural é uma técnica (Sim. Existe técnica para fazer guturais. Se você tentar fazê-los sem técnica, é bem provável que você inflame e prejudique a sua garganta) predominantemente masculina, mas existem mulheres que conseguem emitir a voz com essa técnica e algumas delas conseguem ser até melhor que os próprios homens (na foto ao lado, a banda de Death Metal Arch Enemy e a vocalista Angela Gossow, uma das poucas mulheres que fazem um gutural)!

Bem... Sem mais delongas, a banda que vou colocar hoje é a Scelerata e é brasileira. É uma banda de Power Metal que teve seu primeiro álbum lançado em 2006. A música do Youtube (que é um vídeo clipe) é "Eminence" e a mensagem, para quem olhar a letra, é bastante interessante.
Uma característica marcante em boa parte das bandas de metal mais melódicas, também, são homens que cantam com uma voz bem aguda, muitos indo para o falsete com uma qualidade muito boa e há cantores que conseguem atingir aqueles agudos sem falsete (o que é impressionante!).

Além desses, ainda existe o Folk Metal, que exalta a música folclórica de onde a banda se originou e o Viking Metal que, de uma certa forma, é "Folk", pois exalta a cultura e a história dos Vikings. Algumas subdivisões têm conceitos tão parecidos que, às vezes, fica difícil rotular. Hehe! Se bem que nem sempre, é necessário rotular as coisas, mas se você vai definir uma banda a alguém, às vezes, fica difícil enquadrar num só estilo.
Por enquanto é só, pessoal. Espero que tenham gostado e até o próximo Musimídia da Semana!
0 comentários:
Postar um comentário