sábado, 18 de setembro de 2010

Musimídia da Semana

Olá, gente!

O Musimídia desta Semana, diferente das anteriores, vai de metal, um estilo que vem crescendo bastante aqui no Nordeste, mas que ainda não é tão conhecido quanto o forró, o axé, a MPB, o brega e outros estilos mais conhecidos aqui na região.

O metal não é apenas pouco conhecido, mas é pouco difundido nas escolas e conservatórios de música, apesar de muitos bons músicos serem apaixonados pelo estilo, em virtude do grande preconceito que este ainda sofre, sendo vista como "música do demônio", "aquele povo cabeludo e doidão", "o povo de preto", "as músicas com gritaria"...

Existem vários estilos de metal, por isso, é errado dizer que é "música do povo que grita". Os gritos, conhecidos como guturais, são mais comuns em bandas de Black, Death, Grind, Splatter, entre outros, com um som mais pesado, caracterizados por esse estilo de cantar predominante, e as baterias super-rápidas, com guitarras muito velozes também. Outras subdivisões, como o metal melódico, power, speed, progressivo, gótico, etc, podem utilizar do gutural, mas ele é mais comum nos outros estilos citados acima.

O gutural é uma técnica (Sim. Existe técnica para fazer guturais. Se você tentar fazê-los sem técnica, é bem provável que você inflame e prejudique a sua garganta) predominantemente masculina, mas existem mulheres que conseguem emitir a voz com essa técnica e algumas delas conseguem ser até melhor que os próprios homens (na foto ao lado, a banda de Death Metal Arch Enemy e a vocalista Angela Gossow, uma das poucas mulheres que fazem um gutural)!

Não é justo dizer que o metal é coisa do demônio, pois, as poses e caras de "malvadões", feitas pelos artistas, são de cunho, puramente, teatral. Além disso, há um estilo chamado White Metal que são músicas religiosas tocadas com o peso do metal. E as músicas que falam de Jesus e trazem boas mensagens não estão apenas neste estilo, mas também é comum encontrar passagens ou histórias religiosas em letras de metal melódico, progressivo, gótico (à esquerda, a banda Stryper, que é a mais famosa dentre as bandas de metal cristão)...

Bem... Sem mais delongas, a banda que vou colocar hoje é a Scelerata e é brasileira. É uma banda de Power Metal que teve seu primeiro álbum lançado em 2006. A música do Youtube (que é um vídeo clipe) é "Eminence" e a mensagem, para quem olhar a letra, é bastante interessante.



Uma característica marcante em boa parte das bandas de metal mais melódicas, também, são homens que cantam com uma voz bem aguda, muitos indo para o falsete com uma qualidade muito boa e há cantores que conseguem atingir aqueles agudos sem falsete (o que é impressionante!).

Outra curiosidade interessante é que os estilos mais melódicos, muitas vezes, fazem uma certa alusão à música erudita, existindo, inclusive, outra subdivisão chamada Metal Sinfônico que, muitas vezes, possui uma "mini-orquestra" para tocar com eles em shows. Não apenas este estilo, mas há outros que utilizam orquestras ou instrumentos "típicos" de orquestras para embelezar a música de uma maneira bem distinta (à direita, Haggard, uma banda de Metal Sinfônico com todos os componentes, inclusive a "mini-orquestra"). No estilo gótico, por exemplo, há muitas bandas que não só usam instrumentos, mas cantores líricos ou cantores que tiveram algum contato com a música operística.

Além desses, ainda existe o Folk Metal, que exalta a música folclórica de onde a banda se originou e o Viking Metal que, de uma certa forma, é "Folk", pois exalta a cultura e a história dos Vikings. Algumas subdivisões têm conceitos tão parecidos que, às vezes, fica difícil rotular. Hehe! Se bem que nem sempre, é necessário rotular as coisas, mas se você vai definir uma banda a alguém, às vezes, fica difícil enquadrar num só estilo.

Por enquanto é só, pessoal. Espero que tenham gostado e até o próximo Musimídia da Semana!

0 comentários:

Postar um comentário