segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Musimídia da Semana


Olá a todos!

O Musímidia desta semana está um pouco mais "retrô".
Como este espaço se propõe a mostrar um pouco de cada estilo musical, vamos hoje para a música lírica, no qual os acadêmicos conhecem mais, mas as pessoas fora da academia ouvem falar pouco (a não ser que essas pessoas sejam os seus familiares, pois os acadêmicos estão sempre tocando ou cantando essas músicas. Hehehe!).

A música se chama Armo lo Squadro da ópera Lotario de Händel; o nome da cantora é Sonia Prina e ela é uma contralto.




Como sempre, Händel não tem pena de ninguém e só escreve músicas para matar o cantor de estudar, mas também quem canta, fica conhecido como o(a) fechoso(a). Hehehe!

Como é para contralto (e para contratenor também, já que na época, os castrati eram super-valorizados), tem bastante nota grave e as tradicionais coloraturas barrocas que, pessoalmente, gosto muito de ouvir (fazer, já são outros 500. Hehehe!). No caso da contralto, por ser um personagem masculino (cujo nome é o nome da ópera), ela teve que se travestir conformemente. Mas sem maldade... Poderiam ter pego uma foto melhorzinha da mulher, né? Hehehe! Ou a pessoa que colocou essa foto estava com preguiça de achar uma melhor, ou é um fã/admirador que acha ela linda de qualquer jeito ou era alguém que tinha raiva dela. Como eu sou legal, vou colocar uma foto de vergonha dela aqui do lado. Hehehe!

Para ser honesta, eu não tinha ouvido falar dessa ópera, mas me encantei bastante com a música e, segundo sites da internet, esta obra de Händel foi considerada ruim e ele nunca repetiu a peça, mas como não é bobo, ele guardou as partituras que escreveu e reutilizou em outras óperas.

Outra curiosidade bastante interessante é que todos sabem que as sopranos são bastante apreciadas nas óperas e grande parte delas são escritas para este tipo vocal, mas nesta ópera em especial, existe apenas uma personagem soprano, um tenor, um baixo e TRÊS contraltos! TRÊS! Isso é algo bem difícil de se ver em uma ópera onde, geralmente, tem várias sopranos, tenores, talvez algum baixo e contraltos, ou tem uma ou não tem.

Eu não sei muito sobre essa contralto, infelizmente, mas gostei muito do timbre dela e, se vocês olharem os comentários dos vídeos, muita gente elogia a dicção dela também.

Abraços e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário