quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Música nas Escolas!


Conheça melhor a lei

1.Todas as séries da Educação Básica terão aulas de Música?

A lei diz que o Ensino de Música será obrigatório na Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental), mas não especifica se todas as séries terão a música incluída em sua grade curricular. “Isso será definido até 2011 com os sistemas de ensino estaduais e municipais, assim como a quantidade de aulas por semana”, diz Clélia Craveiro

2.Quais os objetivos do Ensino de Música?

“A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e as expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos”, explica Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical.

3. Quem ministra as aulas de Música?

Professores especialistas em Música, ou seja, que tenham licenciatura.

4. Como as escolas devem se preparar?

As escolas terão até agosto de 2011 para se adaptar à nova lei, ou seja, para incluir o ensino de Música em sua grade curricular, comprar materiais (instrumentos musicais, CDS etc.) caso não tenham os docentes, deverão contratá-los.

5. Como estabelecer o tipo de formação musical que será oferecida aos alunos?

As instituições de ensino possuem autonomia para definir o tipo de Educação Musical que irão implantar, assim como seu conteúdo, de acordo com seu projeto político-pedagógico. Será feito um ensino tecnicista ou sensibilizador?
Vai se priorizar a voz, a formação instrumental ou a formação estético- musical dos alunos?.Estas decisões são fundamentais e que devem ser o ponto de partida para a lei nº11. 769 seja cumprida na sua totalidade.

6. O que pode ser feito para que a lei seja cumprida e o Ensino Musical tenha qualidade?

Para que as aulas de Música não virem “hora do recreio”, é preciso que os pais fiquem de olho em quem vai ministrar essas aulas e se esse ensino será contínuo e com metodologia capaz de desenvolver a capacidade musical dos estudantes de forma gradual, sem interrupções.
As associações de classe, os coordenadores pedagógicos e professores da área devam trabalhar com responsabilidade junto ao MEC às delegacias de ensino para a implantação de um ensino de qualidade.

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