quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Planos Musicais!

Galera, sei que o Planos Musicais estava de férias... Mas fiquei com saudades. ^^
Enfim, sei que, nesse comecinho de ano, muitos professores de música e/ou estagiários estão precisando de umas ideias para começar o ano bem. Portanto, essa edição do Planos Musicais é especialmente para vocês!

Como sempre, vim divulgar mais um site milagroso que salva nossas aulas nos momentos de bloqueio criativo, ou simplesmente quando queremos mais ideias, quando queremos inovar. O site a ser divulgado nessa edição é o da revista Nova Escola. Neste, existem vários planos de aula, para diversas disciplinas.
Vale a pena conferir!


O tema é:
Ritmo e aprendizado
Faixa etária
0 a 3 anos
Conteúdo
Linguagem musical e expressão corporal 
Objetivo
Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.
Tempo estimado
30 minutos, uma ou duas vezes por semana.
Materiais necessários
Instrumentos de percussão, sucatas que produzam som, guizos e CDs.
Organização da sala
Em roda.

Desenvolvimento

Atividade 1
Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música.
Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte)
Pé, pé, pé (bater o pé no chão)
Roda, roda, roda (rodar no lugar)
Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) 

Outras propõem uma experiência rítmica.
Rá, rá, rá, a minha machadinha,
Rá, rá, a minha machadinha,
Quem te pôs a mão sabendo que és minha?
Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas)
Se tu és minha eu também sou tua,
Se tu és minha eu também sou tua,
Pula machadinha para o meio da rua
Pula machadinha para o meio da rua
(pular para o meio da roda)
No meio da rua não hei de ficar
No meio da rua não hei de ficar
Pula machadinha para o teu lugar
Pula machadinha para o teu lugar
(pular de costas para seu lugar original na roda) 

Atividade 2

O ritmo está presente também no falar, nos poemas e nas parlendas.
Chuva, chuva, chuvisquinho
Sua calça tem furinho
Chuva, chuva, chuvarada
Sua calça está furada  

Atividade 3

A roda começa girando devagar e acelera até chegar ao dez
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três, bota
quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham) 

Atividade 4

Estimule o acompanhamento de canções com palmas, brinquedos ou instrumentos musicais feitos com sucata ou objetos do cotidiano. Eles foram chamados pela pesquisadora argentina Judith Akoschky de ¿cotidiáfonos¿, pois são construídos com base no que se tem disponível. São dessa categoria peças como maçanetas ou torneiras (percutidas com ferrinhos, emitem um som metálico e bonito), guizos (amarrados com fita nos pulsos ou tornozelos, tocam quando movimentados) e radiografias (quando agitadas, produzem um barulho engraçado).  

Avaliação
Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades. Esse ainda não é o objetivo nessa faixa etária. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.

Maria José C. Barbosa, pedagoga




Isso me lembra uma citação de Rubem Alves, que minha mãe, a pedagoga que tanto admiro, Maria José (foto à direita), me mostrou esses dias. ^^










"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Rubem Alves




1 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog!
    Realmente, nós, professores de música precisamos cada vez mais de espaços interativos para trocar ideias e experiências.
    Parabéns
    Carla Alyria

    ResponderExcluir