terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Hatsune Miku - a cantora holográfica 3D do Japão

Mais uma tecnologia japonesa que é divulgada aqui, na parte Ocidental do mundo.

Eles criaram uma cantora holográfica cuja tecnologia ainda é desconhecida e ela está fazendo o maior sucesso no país. Hatsune Miku foi criada em 2007 pela empresa Crypton Future Media e vem conquistando fãs de várias partes do mundo não só pelo avanço tecnológico que ela proporciona, mas por suas músicas serem compostas digitalmente por vários músicos diferentes, o que faz com que a Hatsune tenha um repertório bem variado.

Quanto a tecnologia utilizada na voz da "cantora" se dá através de um programa de computador, desenvolvido pela Yamaha, chamado Vocaloid, que já se encontra em uma segunda versão, o Vocaloid2. Nesse software, é possível sintetizar canções apenas digitando a letra e a melodia, mas o que foi feito no caso da Hatsune foi uma gravação de algumas frases que a dubladora Sakio Fujita fez e a empresa que comprou as gravações dela teve a liberdade de usar o programa para modificar as frases nas alturas desejadas, de acordo com a melodia que criavam.

Logo abaixo, a reportagem que o Fantástico fez sobre a cantora e depois, um vídeo com uma música completa (a que foi exibida no Fantástico) de um show que ela fez nos EUA. Apesar da cantora ser virtual, os instrumentistas da banda dela são reais, mas são apenas "cenário", já que a artista principal é a Hatsune.

 

 

Pois é... Infelizmente, esse post não é muito incentivador para nós cantores, pois estudamos muito para manter a afinação... Sabermos a história da música... No caso da ópera, o período no qual ela foi escrita para cantar conforme o estilo da época e lemos e estudamos as letras para interpretar os sentimentos do compositor... E nada disso parece necessário com esses programas novos como Vocaloid e o iTunes, que o Justin Bieber usa. Basta a pessoa falar qualquer coisa e aprender a mexer no programa que vira hit e as pessoas te admiram até mais do que o pobre cantor, que estudou muito para saber os mínimos detalhes de uma música, muitas vezes, cantada em línguas muito deconhecidas apenas para trazer alegria ao povo.

As vantagens de um software como esse é que pessoas comuns, que não puderam ter um estudo aprofundado da música, mas que tem um talento musical nato podem escrever as músicas do jeito que elas quiserem e podem até ganhar dinheiro com um dom que ela podia até desconhecer e com a internet, ela pode ficar famosa, mas a desvantagem é que assim como muitas substituições que a tecnologia faz em relação à força humana, substitui cantores e até maestros/compositores, pois não precisa de um estudo aprofundado para compor e não precisa saber cantar: basta ter um rostinho bonito e no caso da música pop, fazer uns passinhos de dança e pronto! Cantar fica em segundo plano porque tem um programa que corrige todas as duas desentoações e desafinações!

Mesmo tendo concluído um curso de Exatas e Tecnológica e adorando novidades e tecnologia, concordo, às vezes, com a frase que diz "a tecnologia satisfaz necessidades que não tínhamos no passado". Não há uma necessidade real de se fazer isso, mas outra contribuição interessante do software que me veio à mente é que o novo mercado é a internet e muitas pessoas já estão fazendo dinheiro com isso, ou seja, muitas gravadoras (que cobram uns preços absurdos pelos CDs e DVDs que vendem, sem falar nos impostos para produtos importados) podem falir, pois com usuários normais criando as próprias músicas, ele pode comercializá-las na internet ou disponibilizar para download, simplesmente.

Bem... Só espero que a valorização virtual não desencadeie a desvalorização do talento real e humano, que é algo que imortalizou muita gente e que nos individualiza, nos aproximando da abstração e do divino, nos distanciando um pouco das máquinas tão perfeitas em sua lógica, tão "reais", igualitárias, colonizadoras e de pouca durabilidade.

3 comentários:

  1. Muito bom, Dali!
    Caraca! Impressionante!
    Parabéns! **v

    ResponderExcluir
  2. ADORO VOCALOID vocaloid é muito loko tem nem comparação com qualquer tipo de musicas moro no japão desdos 5 anos japão pra mim é =a superior a tudo quando ver um curvice

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Linka!
    Nossa! Um comentário de alguém no Japão?!?! Por isso que adoro a internet! :D

    Vocaloid parece ser um programa muito bom e interessante, Anônimo, mas meu único medo, como cantora amadora (e creio que seja o de cantores profissionais também) é que a máquina substitua todas as maravilhas que os humanos podem fazer e isso seria uma pena.

    Mas muito obrigada pelo comentário e espero que possa comentar mais vezes!

    Abraços! ^^

    ResponderExcluir