domingo, 16 de janeiro de 2011

Edital seleciona estudantes para doutorado sanduíche e pós-doutorado na Espanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), divulga nesta quinta-feira, 13, o edital para seleção de candidatos a bolsa do Programa Estágio de Curta Duração na Espanha (Capes/Fundação Carolina), destinado a docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. As modalidades de bolsa apoiadas são doutorado sanduíche e pós-doutorado.


Para inscrever o candidato deve ser brasileiro ou ter nacionalidade brasileira ou visto permanente de residência no país, no caso de estrangeiro. A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do formulário de inscrição on-line, até o dia 28 fevereiro. Outros requisitos específicos para candidatura em cada modalidade, assim como os documentos que devem ser anexados ao formulário de inscrição, estão descritos no edital.
A seleção será feita em quatro fases: verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura, priorização das candidaturas pelo grupo assessor da DRI e reunião conjunta entre a Capes e a Fundação Carolina para decisão final. Os resultados estão previstos para serem divulgados em abril deste ano e as atividades iniciadas em maio/setembro de 2011.
Benefícios

Os estágios de curta duração consistem na concessão de bolsas de estudo no exterior aos estudantes de doutorado nas modalidades doutorado sanduíche (com duração de quatro a seis meses) e pós-doutorado (com duração de três a seis meses). Em casos excepcionais, o estágio poderá ser prorrogado até o máximo de doze meses. Serão concedidas até 300 mensalidades de bolsas para docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros
Outros benefícios são mensalidade no valor de € 1300 para doutorado sanduíche e € 2100 para pós-doutorado, paga exclusivamente nos meses de efetiva permanência no território espanhol; seguro saúde; auxílio instalação; e passagem aérea.
Mais informações pelo e-mail cpro@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico pelo e-mail bexeletronico.cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2022-6160.

Fonte: http://capes.gov.br/

2 comentários:

  1. Desculpe a ignorância, mas o que diabos é um doutorado sanduíche? XD Hehehe! Eu imagino o cara sendo doutor em fazer um MacLanche Feliz! XD Hahahaha!

    ResponderExcluir
  2. Trata-se de um doutorado em colaboração com alguma instituição de pesquisa do exterior. Normalmente, o doutorando passa uma fase inicial de seu doutorado no Brasil, uma segunda fase no exterior (tipicamente, 1 ano), e retorna ao Brasil para a última fase, no final da qual ocorre a defesa.
    O nome é bem engraçado mesmo... Por falar nisso, me deu uma fome... ^^
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir