quinta-feira, 21 de julho de 2011

MS Entrevista

Forró, xote, baião, enfim toda riqueza da música regional, luzes, suor e alegria, assim tem sido o clima do FORRAÇO. 
Mais de duas mil inscrições já foram feitas no FORRAÇO, e uma média de cem melodias editadas em discos e lançadas no mundo da música. Grandes nomes da música regional que hoje brilham no cenario potiguar foram revelados ou já passaram pelo FORRAÇO.
Este evento tem como objetivo principal, promover a revelação, proliferação e consagração nacional da música nordestina.
E o Movimento Sonoro não poderia ficar por fora dessa explosão de emoção e cultura. Portanto, o MS Entrevista de hoje conta com a presença da ganhadora do IX Encontro Regional de Forró - FORRAÇO e indicada como artista revelação potiguar 2011, Rebeca Ribeiro:

M.S. - Rebeca, deve ser emocionante ser vencedora em um evento desse, concorrendo com umas 200 pessoas inscritas, entre essas, pessoas de renome como Nara Costa , Magnos Araújo , Ivando Monte. Mas, como foi o começo e como está sendo o presente nessa sua carreira musical?

Rebeca Ribeiro - A minha carreira... Nuca fiz aula de canto, mas cantava em coral na igreja e as vezes cantava com a banda, onde adquiri uma experiencia superficial.
Aos 12 anos , tive meu primeiro contato com instrumento no projeto Fal em parceria com a Cosern com oficinas de Violino. Mas não me identifiquei. Passei para o violão (que era o que queria) com o grande professor Alexandre Atmarama, pessoa que tanto admiro. Nos meus primeiros acordes eu fazia melodias quando estava feliz , triste....
As minhas composições sempre se voltam ao que sinto. Após isso tive aula também de violão com Sidney Xavier e Egberto Lucas, onde o mesmo me apresentou o curso de graduação
em Música da UFRN (que hoje eu participo).
Neste ano de 2011, tive a oportunidade de participar da Orquestra Baile A2, como cantora e recebi bastante incentivo de toda orquestra, em especial da Pessoa de Michel Arthur,  pois, como falei, nem eu acreditava que poderia cantar profissionalmente, mesmo tendo feito free lance como cantora em outras oportunidades.
Enfim, hoje desenvolvo um projeto de gravação do meu primeiro Cd solo com músicas autorais que terá como arranjador Franklin Novais e será voltado a sambas e bossa. Ritmos que prefiro me envolver e viajar nos entrelaçados das complexas harmonias...
Fui indicada como artista revelação potiguar 2011 e recebi a oportunidade de participar num Show juntamente com Margareth Menezes. Após o o Cd pronto, Gravarei um Dvd para que ocorra o lançamento do Cd no dia da Gravaçao. A expectativa é grande, não pela fama, mas que o trabalho seja de alto nível.

M.S . - Foi sua primeira participação no Forraço?
 Rebeca - Então, foi sim a minha primeira vez no forraço. Por incentivo da minha mãe, no último dia fiz a minha inscrição. Não tenho composições neste estilo (forró , xote... Esta é a única).
 
 M.S. - Qual foi sua inspiração para compor a música "Caminho do Sertão"?
 Rebeca -  A inspiração foi a dor de um término de um longo namoro. Já tenho esta canção a quase dois anos, só estava guardada. A letra fala claramente sobre o amor que se perde no CAMINHO DO SERTÂO ''No sertão do amor, plantei nada vou colher. Regarei só a saudade que em mim restou...".

M.S. - Como se sentiu ao subir no palco para cantá-la? Já sentia que estaria entre os classificados?
 Rebeca - Ao subir ao palco eu não fiquei nervosa. Nas eliminatórias, que se deram em dois dias diferentes, eu subi no palco com o sentimento que já era muito legal ter sido escolhida entre as 200 inscritas, para a eliminatoria que contava com 32 composiçoes. Ao interpretar minha música , acredito que só passei pela música por si só ser boa, pois nem eu acreditava em mim mesma. O juri era composto por pessoas bastante entendidas... Profissionais da Sinfonica do estado, um profª de piano da EMUFRN, dois produtores e o diretor da funcarte. Então pensei: vixe esse povo vai me detonar...kkkkk. Os critérios eram: Harmonia, melodia, letra e interpretação. 

M.S. - Como foi vencer o FORRAÇO?
Rebeca -  Nossa! Antes de tudo foi muito engraçado, pois havia artistas de renome como Nara Costa, Magnos Araújo, Ivando Monte e as composiçoes estavam muito boas. Ao fim da apresentação, das 15 finalistas, eu não permaneci ao lado do palco (coisa que era pra eu ter feito), então eles rodaram atrás de mim e de outro rapaz que também estava entre os três. E anunciaram bem rápido no microfone pra não perder a graça: "por favor Rebeca Ribeiro e Levi , por favor ao palco...". Mas foi bem rápido. Eu disse: "mãe segura minha bolsa ae que eu acho que ganhei segundo ou terceiro, porque disseram meu nome no microfone e fizeram suspense para o primeiro lugar". Ela respondeu: "Mulher que bom já é alguma coisa boa a você". Quando subi, anunciaram o terceiro lugar, aí eu pensei: "vixe eu ainda fiquei em segundo. Nossa!!!". Então vi um carinha lá (o que não anunciaram no microfone) e fui falar com ele. E disse: "parabéns pela sua vitória, pois sua musica é muito boa", (e realmente era) e o cara fechou o tempo pro meu lado... Continuei lá na minha... Aí sobre no palco o cara da Inter Tv, o que fez a minha inscrição no ínicio. Exclamou "Parabéns, parabéns", e um monte de gente da funcarte me dando parabéns, ai eu falei: "Peraí! Eu so ganhei segundo (falei isso toda seca). Aquele lá que ganhou o primeiro, vocês estão se confudindo!". Eles sorriram e o locutor anuncia: "...e para segundo Lugar... Santana do Mato lálálá de   ****" , então eu me toquei e disse: "Ai meu Deus eu não acreditoooooo!!!" E foi só choro e felicidade e fotos e iuhuuuuu... xD

M.S. - Como você se sente em ser uma aluna de Licenciatura em Música em uma instituição que valoriza mais o erudito?

 Rebeca - Primeiro, acredito que quando componho nada do que aprendo na universidade  interefere... Isso é dom divino. Tenho melodias que escrevi com doze anos, então se a Escola se volta para o erudito e afasta o contato do popular, cabe ao aluno escolher com que vertente da música ele quer trabalhar. Se é pesquisa, barzinho ,dar aula ou numa orquestra....
Acredito também que quanto mas versátil é o profissional, maior chance no mercado ele terá.

 

M.S. - Para finalizar, deixe uma mensagem.
Rebeca - Obrigada a todos que acreditaram. Pois não acreditava em mim, só pelo fato de que nunca pensei em fama ou algo do tipo. 
Novamente quero agradecer o carinho e um grande abraço a todos do Movimento Sonoro.

A Equipe Movimento Sonoro agradece a sua colaboração e lhe deseja muito sucesso e luz, nessa longa escada que é a carreira musical.

Abaixo o vídeo de sua apresentação no FORRAÇO, com a música Caminho do Sertão:

0 comentários:

Postar um comentário