sábado, 23 de julho de 2011

O Doce Veneno do Sucesso

Amy Winehouse é encontrada morta

Admito que estou um pouco abalada com esta notícia. Não sei nem como começar... Sempre considerei a Amy Winehouse uma das melhores cantoras que já conheci. Seu talento é incomparável, sua voz impressionante, suas composições marcantes... Uma mulher branca de voz negra...
Entretanto, junto com o talento e a fama, vieram as drogas... Consequentemente, a fama de drogada, bêbada.
Só nesta última semana, Amy já havia desmaiado três vezes por ter bebido demais. Sem contar no mês passado, a Amy suspendeu uma turnê pela Europa após ter sido vaiada em uma apresentação na Sérvia. O motivo: estava tão bêbada que não conseguia cantar.

Fato. Por mais que ela tenha essa péssima reputação, ainda acho que era uma cantora e compositora talentosíssima, de uma voz impactante e inigualável.
Enfim, depois desse "desabafo", vamos aos fatos:
Segundo o site do jornal britânico “Daily Mail”, o corpo da cantora foi encontrado por volta das 16h no horário local (12h no horário de Brasília). Ainda não há informações sobre as causas da morte.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a polícia informou que o corpo de uma mulher de cerca de 27 anos foi encontrado no local. Segundo as autoridades, o caso esta sendo tratado como uma morte “inexplicada”. Provavelmente uma overdose.

Morte de Amy Winehouse também está dominando o Twitter:

A morte da cantora pop Amy Winehouse tornou-se o assunto mais discutido do mundo, no Twitter, apenas 10 minutos após as primeiras notícias serem divulgadas pelas redes de TV na Inglaterra.
A hashtag #amywinehouse subiu à primeira colocação dos trending topics nos minutos seguintes a divulgação, pela rede de TV britânica Sky News, de que a artista foi encontrada morta no apartamento em que vivia, em Londres.
 
Sobre Amy Winehouse:
Britânica, natural de Londres, a cantora Amy Jade Winehouse, completaria 28 anos no próximo dia 14 de setembro. Dona de uma voz marcante e um visual descolado, Amy cantava e compunha músicas de soul e Jazz famosas no mundo inteiro.

Ela começou no mundo da música aos dez anos, quando fundou a banda amadora de rap Sweet'n' Sour, as Sour. Ganhou a primeira guitarra aos 13 anos e os 16 já cantava soul profissionalmente. Seu primeiro álbum (Frank ) foi lançado em 2003, o segundo (Back to Black) foi de 2006, desde então o terceiro disco era seu atual projeto, no qual trabalhava desde 2010.

Vinda de uma família judia composta de quatro pessoas, viveu a infância e adolescência em Londres com pai Mitchel Winehouse, a mãe Janis e seu irmão mais velho Alex Winehouse. A tradição musical ligada ao jazz veio de casa.

Adepta de um estilo bastante peculiar, sua carreira foi marcada por escândalos, exageros e pricipalmente problemas com drogas e álcool, dos quais era usuária desde os 18 anos. Deixou a clínica de reabilitação em 2010, onde  realizou um tratamento contra a dependência  química. Desde então ela se dedicava especialmente ao terceiro disco.
Após ter sido vítima de uma morte precoce os fãs garantem que ela será lembrada por sua música, apesar dos escândalos pelos quais era famosa.

3 comentários:

  1. É inevitável comentar o fato de ela ter morrido aos 27 anos, como Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain... Alguns destes considerados ótimos músicos, ícones de uma geração e ainda conquistam as novas gerações... Jimi Hendrix, ninguém supera o melhor guitarrista do mundo... Janis Joplin, não tem nem o que falar, sua voz e sua música são inesquecíveis...
    Foi mais uma perda de um bom músico...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Linka, pela rapidez da divulgação da notícia!

    É trágico que ela tenha deixado muitos fãs e admiradores tão cedo e é muito curioso o fato de muitos músicos morrerem aos 27 anos! É uma pena, realmente, mas ela que procurou por isso, de certa forma...

    ResponderExcluir
  3. É verdade, meninas... mas eu concordo com o que o cantor Leo Jaime afirmou em sue microblog, filosofando sobre a morte trágica da Amy: "Você entope um boçal de entorpecente e não sai nada genial. Você tira de um talentoso artista, ele tem uma vida longa, fazendo genialidades".

    ResponderExcluir