terça-feira, 22 de novembro de 2011

Feliz Dia do Músico!

Olá a todos!

Como hoje é dia do músico, resolvi fazer um apanhado de imagens e mensagens, essa semana, que homenageiam o nosso diae até me surpreendi por haverem tantas homenagens, o que mostra que a profissão, apesar de não ser valorizada por uns, é valorizada por outros que apreciam uma boa música.

Dentre as homensagens, encontrei até orações, curiosidades e mensagens do Governo e do SESC!

Confiram, abaixo, as mensagens de apoio à profissão e parabéns a você, músico, pela persistência nos estudos e neste ramo de trabalho, muitas vezes injusto, mas que contribui muito com a evolução pessoal não só do músico, enquanto executor da melodia, mas dos apreciadores, que por um momento, esquecem seus problemas e assim, cuidam de sua saúde emocional e mental, dando esse momento de relaxamento e descontração a si mesmos.

---------------------------------------




------------------------------
ORAÇÃO DO MÚSICO

Deus todo-poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais, dái-nos a graça de conseguir técnica aprimoradaem nossos instrumentos a fim de que possamos exteriorizar nossos sentimentos através dos sons.

Permiti, Senhor, que os sons por nós emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos pertubados, de curar doente...s e de animar os deprimidos e sejam brilhantes como as estrelas e suaves como o veludo.

Permiti, Senhor, que todo ser que ouvir o som dos nossos instrumentos sinta-se bem e pressinta a vossa presença.

Amém!

--------------------------



O que é ser músico?

- É apaixonar-se por um instrumento ou canto, antes mesmo de aprender música, e sentir que é aquilo que você quer na sua vida!
- É passar horas trancafiado num quarto ou sala estudando o seu instrumento, repetindo, incomodando os vizinhos, os familiares, com a fé de que um dia sua música será lind...a.
- É trocar o dia lindo lá fora, o passeio e o lazer, pelo estudo musical.
- É enfrentar barreiras sociais, preconceitos, e pelo esforço vencê-los e realizar o seu sonho.
- É ficar feliz com a palavra de apoio diante das dificuldades profissionais e saber fechar os ouvidos para os conselhos que lhe sugerem a desistência.
- É ter uma inesgotável paciência e persistência!
- É ouvir: "Mas além da música, você trabalha em quem mesmo?", e saber perdoar a ofensa.
- É saber que a vida profissional é difícil, que há espaço para os mais qualificados, e mesmo assim estar disposto a conquistar o seu espaço!
- É praticar centenas, milhares de horas e ouvir o seu mestre dizer: "pode ser melhor".
- É conviver e conhecer pessoas MARAVILHOSAS, dotadas de valores, caráter, e moral ímpares!
- É aprender que você precisa ser forte diante do desprezo de algumas pessoas que não valorizam o que você faz.
- É receber um salário digno pela sua arte e agradecer a Deus por poder viver daquilo que mais ama!
- É receber um salário baixo, porque o "mercado clandestino" e a picaretagem lhe obrigam a reduzir o valor do seu trabalho.
- É ser o centro das atenções e emocionar as pessoas!
- É sentir que algumas vezes você e o seu trabalho valem menos que um arranjo de flores de altar de igreja ou cerimônias.
- É receber o aplauso caloroso das multidões!
- É tocar com todo o seu amor e ter que se esforçar para não perder a concentração diante das conversas e ruídos por parte de pessoas mal-educadas da platéia.
- É ter a convicção de que a MÚSICA é um poderoso meio de transformação e cura das mazelas do mundo!
- É saber que esse poder não é reconhecido por boa parte de gestores e governantes insensíveis que consideram a música apenas um passatempo e um lazer como qualquer outro.
- É escrever centenas de rascunhos antes de aprontar uma obra.
- É ter que estabelecer um preço para algo que não tem preço.
- É compor aquilo que a sua alma não consegue expressar em palavras!
- É trabalhar enquanto as demais pessoas descansam.
- É compor uma sinfonia completamente surdo!
- É compor obras que persistem no tempo!
- É ser a ponte entre a criatura e o criador!
- É compor aquela trilha que faz A DIFERENÇA no filme, no teatro, no comercial...
- É mexer com o elemento principal e indispensável para a dança.
- É ser um eterno aprendiz e aceitar que SEMPRE haverá alguém para lhe acrescentar algo novo na sua bagagem musical!
- É aquele que encontra na Música a paz e a serenidade para a sua inquietação!
- É aquele que estando com a Música, nunca está só!
- É aquele que alimenta e conforta a alma dos irmãos!
- É aquele vê nas lágrimas e nos brilhos dos olhos dos ouvintes a sua maior recompensa!
- Ser músico é alimentar diariamente a eterna e pura criança que somos! Meus colegas, parabéns pelo seu trabalho! FELIZ DIA DOS MÚSICOS!
-----------------------------------------


- Vc tá Mozart?
- Não, tô Vivaldi!
- Então vamos no Bach tomar um Chopin Brahms!
- Você Paganini?
- Eu não
- Então Tchaukovsky!
---------------------------------




Músico é aquele que pratica a arte da música, compondo obras musicais, cantando ou tocando algum instrumento. Música, por sua vez, é a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido, ou o modo de executar uma peça musical por meio de instrumento ou da voz. A palavra é de origem grega e significa “as forças das musas”, ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, usando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral e outras manifestações artísticas, sempre acompanhadas por sons.

Segundo a mitologia grega, os Titãs, que em literatura simbolizam a audácia orgulhosa e brutal, mas punida pela queda repentina, eram divindades primitivas que se empenharam em luta contra Zeus buscando a soberania do mundo, mas foram fulminados por ele e precipitados no Tártaro. Satisfeitos, os outros deuses pediram ao deus maior que criasse quem fosse capaz de cantar as suas vitórias, e este então se deitou durante nove noites consecutivas com Mnemosina, a deusa da memória, nascendo daí as nove Musas. Delas, a da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, o deus da música.

No princípio, a música foi apenas ritmo marcado por primitivos instrumentos de percussão, pois como os povos da antiguidade ignoravam os princípios da harmonia, só aos poucos foram acrescentando a ela fragmentos melódicos. Na pré-história o homem descobriu os sons do ambiente que o cercava e aprendeu suas diferentes sonoridades: o rumor das ondas quebrando na praia, o ruído da tempestade se aproximando, a melodia do canto animais, e também se encantou com o seu próprio canto, percebendo assim o instrumento musical que é a voz. Mas a música pré-histórica não é considerada como arte, e sim uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro, apenas um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança. Os primeiros dados documentados sobre composições musicais referem-se a dois hinos gregos dedicados ao deus Apolo, gravados trezentos anos antes de Cristo nas paredes da Casa do Tesouro de Delfos, além de alguns trechos musicais também gregos, gravados em mármore, e mais outros tantos egípcios, anotados em papiros. Nessa época, a música dos gregos baseava-se em leis da acústica e já possuía um sistema de notações e regras de estética.
----------------------------------------


Hoje também é dia de Santa Cecilia.

Santa Cecília, narrada no Breviarium Romanum..., a apresenta como uma jovem de família nobre que viveu em Roma no século III, nos princípios do cristianismo, decidida a viver como monja desde a infância. Mas apesar dos pais a terem dado em casamento a um homem chamado Valeriano, a jovem convenceu o noivo a respeitar-lhe os votos e acabou convertendo-o à sua fé, passando os dois a participar diariamente da missa celebrada nas catacumbas da via Ápia. Em seguida, Valeriano fez o mesmo com o irmão Tibúrcio, e com Máximo, seu amigo íntimo, e por isso os três foram martirizados pouco tempo depois, enquanto Cecília, prevendo o que lhe aconteceria, distribuiu aos pobres tudo o que possuía. Presa e condenada a morrer queimada, ela foi exposta às chamas durante um dia e uma noite, mas como depois disso ainda se encontrava sem ferimentos, um carrasco recebeu ordem para decapitá-la. Porém, seu primeiro golpe também falhou. Isso aconteceu durante o ano 230, no reinado de Alexandre Severo, época em que Urbano I ocupava o papado. Anos depois uma igreja foi erigida pelo papa no local em que a jovem mártir residira, tornando-se a Igreja de Santa Cecília uma das mais notáveis de Roma.

Muito embora o Breviarium Romanum não faça menção alguma às prendas musicais de Cecília, ela se tornou, por tradição, a padroeira dos músicos, da música e do canto, cuja data de comemoração é 22 de novembro, o mesmo dia dedicado à santa. A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura, que um anjo desceu do céu para ouvi-la.


Fonte: Facebook

0 comentários:

Postar um comentário