quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EMUFRN e ECT promovem a palestra “Música e Neurociência”

O professor Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora do Departamento de Música da UNICAMP, realiza a palestra “Música e Neurociência” esta sexta na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN na sala 3 às 15 horas. O evento é uma parceria com a Escola de Música da UFRN e tem entrada franca.

A palestra abordará o desenvolvimento de interfaces para controle musical em tempo real e a noção de composição algorítmica como suporte para desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar. Na ocasião, será feita uma experiência performática musical intitulada “Multimodal Brain Orchestra” (MBO), na qual   se utiliza o BCI (Brain Computer Interface) como meio de controle. Através disso, quatro interpretes disparam sons e fazem mudanças no andamento, articulação e dinâmica de uma sequência de trechos musicais de um quarteto de cordas virtual.

Jônatas Manzolli é compositor e matemático, e coordena o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora, NICS, da Unicamp.

Estudou composição musical na Unicamp com Almeida Prado, Raul do Valle e Dammiano Cozzela. É bacharel em matemática e emmúsica, mestre em matemática aplicada e Ph.D. em composição musical pela University of Nottingham, Inglaterra e especializou-se em música computacional no Sonology Institute, The Hague, Holanda. Sua pesquisa concentra-se nas aplicações de modelos matemáticos de sistemas complexos em composição algorítmica, síntese sonora digital, desenvolvimento de sistemas interativos e interfaces gestuais. Suas composições e performances multimídia têm sido apresentadas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. É membro da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, SBME, da Sociedade Brasileira de Computação, SBC, participa do Núcleo Brasileiro de Computação e Música, Nucom, e do Grupo de Auto-Organização do Centro de Lógica, CLE, Unicamp. Seus trabalhos recentes são o sistema evolutivo de composição musical Vox Populi e a aplicação da neuroinformática no projeto RoBoser, realizado em conjunto com o Instituto de Neuroinformática, ETHZ-Zurique.


Serviço:

Palestra “Música e Neurociência” professor Jônatas Manzolli
sexta-feira, 11 de novembro às 15 horas
Escola da Ciência e Tecnologia da UFRN, sala 3
Entrada franca


Fonte: Escola de Música

0 comentários:

Postar um comentário