segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Planos Musicais!² - Flauta Doce e Sucata

E aí, gente?
Sei, tá meio difícil vocês me verem por aqui... Pois é, minha vida está numa corrida louca, acaba que me concentro em outras coisas e passo direto, esquecendo do MS... =/

Enfim, aqui estou! Com um Planos Musicais² (isso mesmo, ao quadrado!). Confiram!

A postagem dessa semana é um pequeno relato e uma espécie de solução não só pro problema que tem me tirado de órbita, como também uma solução pra muitos professores de música desse Brasil afora. 

Assim, eu comecei a dar aula no Projeto Mais Educação, em uma escola pública (lógico)... A princípio queriam que eu desse aulas de percussão, porém, só haviam 3 metalofones, 2 ganzás e 1 pandeirola. Como vou fazer pra dar aula de percussão para 15 alunos ou mais com apenas 6 instrumentos?!
Então eu pensei, pensei, pensei... Fui gastando meu lado soprano... Aí resolvi dar mais uma olhada na sala do depósito... Achei 5 flautas! O que seria mais adequado para ensinar... Devido à... diferença dos instrumentos... 
Lembrando que, pelo menos, deve ser feita uma higienização das flautas antes de utilizá-las!
Como os alunos da manhã são maiores, entre 12 e 17 anos e a turma é menor, entre 5 e 7 alunos, resolvi passar algumas músicas do cotidiano deles para a flauta, o restante fica na percussão com os ganzás e pandeirola. Havendo um revezamento de instrumento a cada aula.
Ah! Depois de me apresentar a eles, pedi que também se apresentassem, dizendo o nome, idade, série, se tocam algum instrumento e que música costumam ouvir ou costumam cantar no chuveiro (piadinha básica pra descontrair ^^).
Enfim, vou tentar postar uma música para flauta doce por semana, certo?
A dessa semana vai ser dedicada às minhas alunas do Crisan, que tentando pediram:

Só Pro Meu Prazer – Versão Gabriel Guerra (Trilha da Novela “Rebelde”) 
DO DO sol la sol / Não fala nada
fa mi fa sol sol do do / Deixa tudo assim por mim
DO DO sol la sol / Eu não me importo
sol la DO RE DO DO la DO/ se nós não somos bem assim
.
sol la sol sol sol do / É tudo real
sol la la sol la sol / nas minhas mentiras
sol sol fa mi do / E assim não faz mal
MI MI MI DO / E assim não
la DO DO DO / me faz mal não
.
Refrão:
DO la DO la DO la DO la / Noite e dia se completam
DO DO DO DO si la si DO DO sol / no nosso amor e ódio eterno
la DO la DO la DO la DO la / Eu te imagino, eu te conserto
DO DO DO DO si sol la la sol / Eu faço a cena que eu quiser
sol la sol la sol la sol la / Eu tiro a roupa pra você
sol sol la la sol fa sol la la sol / Minha maior ficção de amor
la DO la DO la la / E eu te recriei
DO la DO la la sol / Só pro meu prazer
sol sol la mi sol / Só pro meu prazer
.
DO DO sol la sol / Não vem agora
fa mi fa sol sol do do / com essas insinuações
DO DO sol la sol / Dos seus defeitos
sol la DO RE DO DO la DO/ ou de algum medo normal
MI MI sol/ Será
sol sol la MI MI FA MI MI DO/ que você não é nada que eu penso?
sol sol la DO la sol, sol sol sol do/ Também se não for, não me faz mal
la la DO DO DO / Não me faz mal não
Refrão:
DO la DO la DO la DO la / Noite e dia se completam
DO DO DO DO si la si DO DO sol / no nosso amor e ódio eterno
la DO la DO la DO la DO la / Eu te imagino, eu te conserto
DO DO DO DO si sol la la sol / Eu faço a cena que eu quiser
sol la sol la sol la sol la / Eu tiro a roupa pra você
sol sol la la sol fa sol la la sol / Minha maior ficção de amor
la DO la DO la la / E eu te recriei
DO la DO la la sol / Só pro meu prazer
sol sol la mi sol / Só pro meu prazer
Obs: As notas maiúsuclas são agudas.




Já na turma dos menores, que têm entre 6 e 11 anos e é bem maior em número (entre 9 e 20 alunos, nem sempre todos vêm à aula).
Como na época do desfile de 7 de setembro eu tinha acabado de começar a dar aula e já me colocaram para organizá-lo, tive que por pra fora meus dotes artísticos, já que não havia tempo para organizar alguma bandinha... Trabalhamos com a montagem de brinquedos a partir de material reciclável. Parecidos com as imagens abaixo, vou tentar conseguir a fotos para postar aqui...



Como ia dizendo... Estávamos trabalhando com reciclagem para o desfile, que foi lindíssimo! As crianças vestidas com macacões de TNT arrastando esses briquedos de sucata, feitos por eles mesmos, foi o destaque no desfile.
Assim, resolvi continuar esse trabalho dando mais foco agora na confecção de instrumentos musicais de sucata.
Para vocês terem uma ideia, eu já apresentei algo parecido na postagem do dia 29/11/2010: Instrumentos de Sucata.

Enfim, espero que gostem e que ajude muitos de vocês!
Vou tentar criar uma enquete sobre que tipo de músicas vocês querem que eu poste as notas para Flauta Doce!

0 comentários:

Postar um comentário