quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Musimídia da Semana

Olá a todos!

Agora sim, está sendo um "Musimídia da Semana"! Hehehe! E tem motivo! O Musimídia dessa semana está fazendo uma pequena homenagem atrasada a um dos maiores cantores e intérpretes do rock de todos os tempos. Sua voz é inconfundível!

Seu nome mesmo é Farrohk Bulsara e ele nasceu em 05 de setembro de 1946, na Cidade de Pedra, que na época, era colônia britânica, mas hoje, pertence à Tanzânia, na África Oriental. Conseguiram adivinhar quem é?

Estou falando do cantor, compositor e performer da banda Queen, Freddie Mercury, que anteontem (dia 05 de setembro), se ainda estivesse vivo, completaria 65 anos.

Confesso que não sabia disso e soube por causa do Google (ver vídeo abaixo), que fez uma homenagem muito bonita e merecida ao cantor e particularmente, acho muito bonito quando reconhecem o talento e importância de um cantor, que às vezes, não é muito respeitado por instrumentistas ou maestros e nem sequer são tratados como músicos (e são, pois têm que estudar muito para cantar bem) e por que não homenagear um cantor que não só cativou multidões, mas encantou toda uma geração com sua voz, interpretação e belas composições?


Ele começou estudando piano numa escola perto de Bombain e desde lá, já o chamavam de Freddie e até seus pais começaram a chamá-lo assim!

Uma curiosidade interessante é que no Queen, suas performances eram sempre muito melodiosas, mas cheias de energia e ele até teve uma sexualidade bem polêmica para a época, entretanto, na escola, quando começou a dar seus primeiros passos no estudo da música, ele era um aluno exemplar e bem quieto.

Depois de ter terminado seus estudos em piano na St. Peter Boarding School, ele fez faculdade de Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College, um conhecimento que não foi desprezado, afinal, foi ele quem criou o símbolo da banda Queen (à esquerda).

Na faculdade, ele conheceu o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda chamada Smile. Foi através desta banda que Freddie conheceu o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor.

Com a saída de Tim em abril de 1970, Freddie assume a banda como vocalista, a "rebatiza" de Queen e escolhe Mercury como sobrenome artístico. Foi nesse mesmo ano que conheceu a Mary Austin, sua namorada com quem viveu cinco anos e que foi a musa inspiradora da grande balada romântica de sucesso Love of My Life (abaixo).


Mesmo separados, Freddie e Mary manteram um forte laço de amizade que se estendeu até o fim de sua vida e na música acima, ele faz uma declaração revelando que ela é o verdadeiro amor da vida dele.

Uma das coisas mais marcantes do cantor é seu visual. Nos anos 70, ele adota um visual mais Glam, com cabelos longos, delineador nos olhos e unhas pintadas, como podemos observar em outro grande sucesso do Queen, considerada pelos críticos uma das músicas mais belas e elaboradas de todos os tempos, Bohemian Rhapsody.


Na década de 80, o visual escolhido é um mais "machão", com bigode, cabelo curto e o peito cabeludo à mostra, como podemos ver no vídeo-clipe I Want to Break Free, entretanto, como no início deste clipe, em especial, ele interpreta uma dona-de-casa, o visual "macho man" não fica tão evidente. Hehehe!



Não só a aparência dele e o talento indiscutível são bastante comentados, mas um dos principais assuntos que se comentam (e que não poderia deixar de apresentar neste post) ao falar de Freddie Mercury era a sua sexualidade. Muitos devem estar se perguntando, depois de eu ter falado da "Love of My Life" ser escrito para uma mulher "Mas ele não era gay?" Não.

No relacionamento que manteve com a Mary Austin, ele descobriu seu interesse por homens também e assim, se descobriu bissexual. Os integrantes da banda só foram perceber sua bissexualidade quando em tours, ele dividia o quarto não só com meninas, mas com homens também. Até o próprio artista já comentou numa declaração à imprensa que dizia que "com mulheres, é amor, mas com homens, é mais desejo sexual".

O Queen foi responsável por verdadeiros hinos da época de 70 e 80, mutios escritos pelo cantor, que até hoje são tocados e relembrados em filmes e seriados, além de sua performance bastante energética, que hipnotizava a platéia.


Em 1991, Freddie confirmou os rumores de que estava doente e confirma estar com AIDS, fruto da vida que ele levou de uma vasta quantidade de amantes e romances.

Em 23 de novembro do mesmo ano, Freddy Mercury se despede do mundo, deixando uma legião de fãs com saudades e deixando, no testamento, sua casa à ex-namorada Mary Austin, que recebeu e recebe, até hoje, flores em homenagem a ele, uma vez que seu corpo foi cremado e as cinzas foram despejadas no Lago Genebra na Suíça.


Durante sua vida, ele gravou não só músicas com a banda, mas gravou Ópera Rocks, CDs solos e até realizou o sonho de gravar com a Montserrat Caballé, uma cantora Lírica espanhola que admirava muito e uma das músicas, How Can I Go On (abaixo), é apreciada até hoje em todo o mundo. O interessante de se observar nessa música é que mesmo com uma cantora lírica, que tem bastante volume na voz e uma voz bem impressionante, a voz dele não fica muito atrás, mesmo ele cantando popular.


Outra curiosidade que talvez muitos não saibam é que Freddie sabia canto lírico. Mentira minha? See by yourselves (vejam vocês mesmos), então, na pequena música Lazing on a Sunday Afternoon:


Em 25 de novembro de 1992, inauguram uma estátua em sua homenagem e neste tributo, estiveram presentes a Montserrat Caballé, o Brian May e o Roger Taylor em Montreux, Suíça.

Em sua discografia solo, ele gravou os álbuns:

- Mr. Bad Guy (1984);
- Barcelona (álbum) (1988 - com Montserrat Caballé);
- The Freddie Mercury Album (versão estadunidense - 1992);
- The Great Pretender (1992).

Para ver a discografia dele com a banda Queen, visite o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Discografia_queen

Curiosidades sobre o cantor:

- Freddie Mercury não sabia dirigir;
- Freddie tinha uma paixão peculiar por gatos. Essa paixão era tão exagerada que, durante o intervalo de gravações do álbum Innuendo, ele apresentou uma música em homenagem a sua gata, Delilah. O problema é que o baterista, Roger Taylor, não gostou da música e saiu do estúdio, só voltando no dia seguinte. Mesmo assim, a música homônima ao felino foi gravada.
- Seu maior sonho, musicalmente falando, era cantar ao lado de Montserrat Caballé, realizando-o em 1988, com o álbum Barcelona.
- No anime chamado Cromartie High School, há um personagem chamado Freddie, uma paródia do vocalista da banda Queen.
- Freddie também aparece no anime e no mangá Beck - Mongolian Chop Squad, em sonhos tidos pelos protagonistas dos mesmos.
- Freddie nunca se casou com Mary Austin, foram apenas namorados. Mesmo depois de terminarem, continuaram grandes amigos. Grande parte de sua herança foi destinada a ela.
- Morreu no mesmo dia que o baterista da banda Kiss, Eric Carr.
- Diz uma "lenda" que o Queen jamais viajava junto, de avião. Os quatro integrantes viajavam de dois em dois em aviões separados, pois, se o avião caísse, a banda poderia continuar com os outros dois integrantes.
- John Deacon, baixista da banda, era muito próximo a Freddie, tendo dividido várias composições de sucesso com o cantor. Em homenagem ao amigo decidiu se retirar do mundo da música após o final do Queen.
- Sua bebida preferida era champagne.
- Era grande admirador de John Lennon.
- Fã declarado de Freddie, Akira Toriyama, o criador do anime Dragon Ball, fez o professor de baseball de Gohan em homenagem a Freddie.
- Em 05 de Setembro de 2011, o website de busca, Google, homenageou o cantor. Na página, existe um doodle musical, que executa a Don't Stop Me Now, grande sucesso da sua carreira.
- Os membros remanescentes do Queen fundaram uma associação de caridade em seu nome, a The Mercury Phoenix Trust, e organizaram, em 20 de abril de 1992, no Wembley Stadium, o concerto beneficente The Freddie Mercury Tribute Concert, para homenagear o trabalho e a vida de Freddie.

- O cantor também foi conhecido pelo pseudônimo de Larry Lurex e pelo apelido Mr. Bad Guy.

- Freddie Mercury era proprietário de uma voz potente. Contam alguns que, durante as gravações do álbum Barcelona, Freddie desafiou Montserrat Caballé, uma das cantoras líricas mais conhecidas no mundo, para ver quem possuía maior fôlego. Mercury venceu com uma grande vantagem.
- Em 1992, dão-se os Jogos Olímpicos de Barcelona, um ano depois da morte de Freddie Mercury, nos quais Montserrat Caballé intrepreta a famosa canção "Barcelona" (gravada em 1988) num dueto virtual com o cantor falecido. Ainda hoje o dueto é recordado como um marco histórico da música.

Além disso, o canal oficial da banda Queen também fez um tributo ao cantor em homenagem a seu 65º aniversário, como pode ser visto abaixo e até disponibilizaram no Youtube um show COMPLETO do Queen ao vivo do Wembley Stadium, visto mais abaixo:




Espero que tenham gostado do Musimídia desta semana e até a próxima. :)


Informações retiradas do Wikipédia.

0 comentários:

Postar um comentário