terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pata-pata-pata-pon!

"Mas que raios de título é esse? Tá doida, Dali?"

Isso nada mais é que um joguinho não tão novo, mas super-interessante e que pode ser jogado por crianças de todas as idades e adultos também.

É excelente para educar as crianças quanto ao ritmo musical e por se tratar de ritmo, tem tudo a ver com percussionistas! Esse jogo serve para quem é percussionista e quer brincar com o ritmo ou quer educar seu filho para que siga seus passos, para quem quer apenas que seu filho tenha uma melhor percepção em termos de ritmo ou para quem quer melhorar sua pecepção rítmica ou simplemente brincar um pouco.

O jogo se chama Patapon (trailer do jogo abaixo) e foi desenvolvido pelo Pyramid (game studio), produzido pela Sony Computer Entertainment, para a plataforma PSP, que é um console portátil, sendo a abreviatura de PlayStation Portable.


Apesar de ser um jogo de ritmo, é um jogo também de guerra, afinal, você tem que formar um exército de Patapons para enfrentar os desafios. Como é possível unir ritmo musical com guerra? É simples...

Na história, você (o jogador ou player) é o grande Deus dos Patapons, que há tempos esperam por você e suas ordens, que são dadas através do tambor sagrado (inicialmente, é o segundo, contando da esquerda para a direita, na imagem do lado direito). Suas ordens iniciais são andar (comando Pata-pata-pata Pon ou, nos botões do console, quadrado, quadrado, quadro e bola) e atacar (Pon-pon-pata-pon/bola, bola, quadrado, bola). Com o tempo você vai realizando as missões e aprendendo mais comandos para dar aos Patapons.

Em termos musicais e rítmicos, o Pata, numa partitura ?/4 seria duas colcheias e o Pon seria uma semínima. Claro que não têm esses termos mais técnicos e aprofundados, mas a criança que absorve isso acaba adquirindo uma melhor musicalidade sem nem sentir que está aprendendo.

Não só guerra e violência. Eles atacam tribos inimigas, mas o jogo não é violento, com detalhes de sangue ou coisas do tipo... Ele é mais estratégico: conforme você vai aprendendo os comandos, os Patapons fazem o que você quer e eles podem prosperar com isso ou não, dependendo da estratégia que você traçar. É possível também mudar as armas deles, para eles ficarem mais fortes... Se você acertar o ritmo várias vezes seguidas, eles entram no modo Fever, que aumenta o dano que eles causam nos inimigos, mas quem vacilar no ritmo, pode confundir os Patapons (que ficam parados, fazendo caras de "Hã"), que só obedecem aos seus comandos e pode perder no jogo.

O jogo possui mini-games também (abaixo, um dos mini-games), que tanto servem para você jogá-los brevemente quanto para vocês colecionarem itens que invocam novos Patapons.



Vale muito a pena! É muito divertido e fofinho de se jogar.

Conheça os tipos de Patapons:

  • Hatapon- Este Patapon é o primeiro disponível para o jogo, sua funções é reunir o exército. Sempre esta com a bandeira do Patapon e não participa dos combates. Sua morte, ou a morte de todos os Patapon exceto ele, resulta em fracasso da missão. Hata (旗) significa "bandeira" em japonês.
  • Yaripon- Este é o tipo de unidade inicial dada ao jogador para controlar, e é útil tanto para a caça quanto para a luta. Seu ataque é uma lança jogada, que aumenta a distância do projétil, evitando ataques inimigos muitos próximos. Um esquadrão Yaripon consiste de 6 Yaripons. Yari (枪) significa "lança" em japonês.
  • Tatepon- Estes Patapons estão equipados com espadas e escudos e principalmente são lutadores corpo a corpo. Eles são inúteis enquanto caça, como seu alcance de ataque é negligenciável a melhor e afugenta a presa. Tatepons são indiscutivelmente melhores unidades de Patapon defesa, como os escudos pode proteger todo o exército do ataque de projétil. Enquanto no modo de febre, aumento de seus escudos em tamanho e proporcionar uma melhor protecção. Um esquadrão Tatepon consiste de 6 Tatepon. Tate (盾) significa "escudo" em japonês.
  • Yumipon- Estes Patapon tem a maior amplitude de ataque no jogo e são sempre colocadas em volta de qualquer exército. Enquanto eles são extremamente eficazes podem chover flechas sobre os inimigos de longe, eles são vulneráveis ao fogo. Enquanto estiver no modo febre, eles atiram três flechas cada ataque em vez de um. Um esquadrão Yumipon consiste de 6 Yumipon. Yumi (弓) significa "arco" em japonês.
  • Kibapon- Equipado com cavalos e alabardas, Kibapons esta sempre em volta das tropas inimigas. Embora relativamente inútil, normalmente, tornam-se mais rápido em empurrar para trás os inimigos com grande poder quando está no modo de febre. Eles devem ser utilizados apenas por um jogador habilidoso. Um esquadrão Kibapon consiste em 3 Kibapon. Kiba (骑马) significa "cavalo-cavaleiro" em japonês.
  • Dekapon'- Estas bestas monstruosas são extremamente grandes e volumosos, e, como resultado do enorme prejuízo para os seus objectivos. Infelizmente, Dekapons são extremamente lentos, o que tempera sua força impressionante. Enquanto estiver no modo febre, Dekapon ter um ataque fundamento que atordoa os inimigos. Um esquadrão Dekapon consiste em 3 Dekapon. Deka (でかい) significa "gigantesco" em japonês.
  • Megapon- Eles são mais altos do que Patapons, e transportam chifres enormes. Para atacar, eles tocam suas buzinas e as ondas de som que são projetados para tomar a forma física, voando no inimigo e causando danos. Megapons têm uma variedade de ataques, mas os dois mais utilizados são uma onda padrão de 3 notas azuis que saltam ao redor do inimigo, causando dano , e uma nota vermelha maciço utilizado apenas durante o modo de febre ou após o uso do cargo-up da música, em seguida, atacar, que atinge várias vezes causando danos enormes. O outro é uma nota verde que só é usado quando você usa a música (círculo, círculo, triângulo, triângulo) e, em seguida, a canção de defesa (triângulo, triângulo, quadrado, círculo) Essa música só pode ser obtido pelo nível Dokaknel Grande (nível worm segunda) .Um esquadrão Megapon consiste em 3 Megapon. Seu nome pode ser baseado em "megafone".

Prêmios que o jogo colecionou:


GameSpot's " Feras de 2008":
  • Melhor música Original
  • Melhor inovação de Jogo
IGN's "Feras de 2008 Awards":
  • Melhor música/Ritmo de Jogo
  • Melhor Design
  • Melhor Original Score
  • Melhor Nova IP
  • PSP Game of the Year

Algumas informações foram tiradas da Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário