sábado, 17 de setembro de 2011

Manisfesto público da Orquestra Sinfônica do RN



A  Orquestra Sinfônica do Estado do RN é um patrimônio do nosso povo. Referência da música erudita em nossa terra. Nos últimos anos temos enfrentado todo tipo de dificuldade que se possa imaginar. Nossa sala de ensaios, nossos equipamentos, acervo de partituras, evasão de músicos, e muito mais.

Mesmo com todas as adversidades, retornamos no último dia 30 de agosto com um maravilhoso e emocionante concerto. A estrela da noite foi a belíssima 5ª Sinfonia de Tchaikovsky executada com primor e igualmente conduzida por nosso Maestro Padre Pedro.

A profissão de músico exige do indivíduo uma vida de dedicação sem que se saiba o tipo de futuro que o aguarda. Muitos de nós rompemos com uma vida segura fincada no caminho das profissões técnicas convencionais, para aventurarmos na dedicação artística, que compreende algo mais além da técnica.

Hoje nosso grupo traz experiência e juventude, mesclando músicos que escolheram Natal como assento, sendo ou não norte-riograndenses, uma vez que após atingida a excelência, a profissão nos confere a opção de migrarmos através de concursos, principalmente os mais experientes, em busca de bons salários.

No nosso histórico de luta, além da música, sempre esteve a dificuldade de se manter viva uma Orquestra Sinfônica num estado do nordeste. Dentro desse prisma, nos últimos anos conseguimos construir também dentro da Fundação José Augusto, nosso Plano de Cargos e Salários, que seria um alicerce para garantir atrativos e longevidade.

Nesses últimos dias, ainda no deleite do resultado do concerto recente, nos deparamos novamente com os entraves administrativos de um governo descompromissado. Nosso Plano de Cargos e Salários, que teve sua aprovação em dezembro de 2009 (virou Lei em julho/10, foi promessa para março e junho, depois setembro de 2011), seria novamente adiado. Um Plano tão desgastado, corroído e subjugado, que já não nos parece mais uma conquista, mas um martírio.

Pessoas que dedicaram e depositaram suas vidas nesse grupo e nessa profissão, no raro ofício de expressar a música dos grandes mestres, que já demonstraram sua paciência e compreensão com a administração, hoje sem as estruturas mínimas de condições de trabalho, não têm outra opção senão acreditar.

E acreditamos, quando meses atrás o governo do RN assinou documento pondo fim às greves, com a promessa de implantação do restante de nosso Plano de Salários, voltamos aos ensaios e, reunindo esforço e superação, realizamos um grande concerto.

E o que fez o Governo?

Nós, músicos da OSRN, mobilizados, vigilantes e em assembléia com nosso sindicato, o Sindmusi RN, estamos esperançosos que o Governo cumpra o combinado a partir de setembro de 2011, evitando assim que retornemos imediatamente às greves.

* Músicos da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte





Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário