terça-feira, 29 de março de 2011

Musical Beco da Alma





Nos dias 4, 5, 6, 7, 23 e 24 de Abril, no Teatro Alberto Maranhão às 20 horas, Estréia o Musical Beco da Alma

Criado por Danilo Guanais, o Musical é baseado no livro "Esquina do Mundo - A hora do cão lobo" da Atriz e Dramaturga Claudia Magalhães.  Este formato de apresentação é inédito em Natal, o elenco de nove cantores/atores foi escolhido a dedo dentre os noventa inscritos. A direção do musical é de João Marcelino.

Entrada franca – ingressos devem ser retirados com antecedência. Censura: 16 anos


Quer saber mais sobre o Musical?  confira uma matéria completa divulgada na Tribuna do Norte pelo Repórter Yuno Silva. Só clicar aqui.


Acesse o Blog do Musical Beco da Alma, através do link -http://musicalbecodaalma.blogspot.com/
Acesse o Blog da Atriz, Escritora e Dramaturga  Claudia Magalhães, Só Clicar aqui. 

Conheça um pouco sobre Danilo Guanais, Claudia Magalhães e João Marcelinlo abaixo:




Danilo Guanais 



DANILO GUANAIS (Danilo Cesar Guanais de Oliveira), nascido em São Paulo-SP (1965), cedo veio para Natal, onde iniciou seus estudos de Música, na Escola de Música da UFRN, com Fidja Siqueira (violão), Clóvis Pereira (Teoria da Música) e Pe. Jaime Diniz (História da Música, Harmonia e Contraponto). Atuando a princípio como instrumentista, em grupos como a Orquestra Sinfônica do RN (como timpanista), o Madrigal da UFRN e o Coral Canto do Povo (como tenor e chefe de naipe), o Quinteto de Violões da UFRN e o Duo de Violões Alvaro/Danilo, logo descobre a vocação para o trabalho com as artes cênicas, compondo as trilhas sonoras das peças “A Mente Capta”, de Mauro Rasi; “O Processo de Lucullus”, de Bertold Brecht; “Quem Beliscou Paulinho?”, de Chico Villa e Marcos Bulhões; “A Missão”, de Heiner Müller; “O Moço que Casou com Mulher Braba”, de D. Juan Manuel; “Papai Pirou nas Ondas do Rádio”; “A Igreja Verde” e “O Senhor dos Labirintos”, com as quais conquistou oito prêmios em festivais de Teatro, dois deles internacionais. Em 1996 gravou a sua Missa de Alcaçus, para coro, orquestra e solistas, sendo a obra executada integralmente em João Pessoa, Brasília, Manaus, São Paulo, Aracaju, Cuiabá, Milão, Veneza e Gênova. Em 2002 estreou em Natal sua Sinfonia em 4 movimentos, para 4 atores, coro e orquestra. Mestre em Composição pela Unicamp/UFRN desde 2002, compõe regularmente para grupos vocais e instrumentais, sendo sua obra executada freqüentemente no país e no exterior, além de dar continuidade ao trabalho de composição de trilhas sonoras de grandes espetáculos ao ar livre, entre os quais se destacam “Um Presente de Natal”, “Oratório de Santa Luzia”, “Auto de São João Batista”, “O Nascimento de Jesus Cristo”, “Chuva de Bala no País de Mossoró”, “Asas da História” e “Terra de Santana”. Ganhador do Prêmio Hangar de Melhor Compositor Erudito no Nordeste, em 2004, atualmente é professor da Escola de Música da UFRN. 



"Danilo Guanais é um músico da mais alta importância para o nosso país. Eu admiro tanto Danilo Guanais que no município de São José do Belmonte, todo ano, no último domingo de maio, estão encenando uma cavalhada e uma cavalgada. Eu ganhei de presente de Danilo Guanais uma Missa. Essa missa é tão bonita que eu escolhi cinco temas dela para fazer uma espécie de “Cantata da Pedra do Reino”, que é tocada lá todo ano.” 


Ariano Suassuna 


Texto retirado do Blog do Musical Beco da Alma




Videos





















Claudia Magalhães



Escritora, Dramaturga e Atriz. Dentre seus trabalhos destacam-se as atuações nas peças "O Mito do Andrógeno", "Debacoabete", "As Fúrias", "Relações", "O Oitavo Pecado Capital", "O Caminho das Folhas de Outono" (Adaptação da peça "Macbeth" de Shakespeare), "Humor a Dois", "Neurótica" (monólogo de humor de sua autoria), "Bye, Bye Natal", "A Ópera do Malazarte", "A Farsa do Poder", "Um Presente de Natal" e "O Outro Lado da Lua" em que assina também a dramaturgia. Em 2002, participou do primeiro ciclo de leituras dramáticas do Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral, com: "Entre Quatro Paredes", "Vestido de Noiva", "Édipo" e "Macbeth". Como dramaturga escreveu também "Entre Nós (2009)", "O Outro Lado da Lua", "Um Presente de Natal"(2005), "Terra de Sant'Ana"(2006 e 2007), "O Oratório de Santa Luzia(2006), "Nossa Senhora dos Navegantes (2010)", "Nossa Senhora da Esperança (2010)", "Neurótica" e "ESQUINA DO MUNDO - A hora do Cão Lobo!". É autora de vários contos que publica em sua coluna na revista Papangu, em vários sites e no seu blog: www.teatroclaudiamagalhaes.blogspot.com







Texto retirado do Blog do Musical Beco da Alma





João Marcelino


Estudou na Escola Internacional de Antropologia Teatral– ISTA, com o mestre italiano Eugênio Barba. Estudou desenho, pintura e aquarela, com o professor Alcides Sales na Oficina de Gravura Rossine Perez. Estudou canto lírico, técnica vocal e musicalização com a soprano brasileiraAtenilde Cunha e com o tenor italiano Nino Crimi, na Escola de Música daUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Estudou maquiagem artística naMaison Payot de São Paulo e estudou dança clássica com o màitre Roosevelt Pimenta no Ballet Municipal de Natal. Como Diretor, Figurinista, Cenógrafo, Maquiador e Ator, participou de 86 espetáculos dentre os quais dirigiu 35, recebendo 25 prêmios nacionais e 01 internacional. Começou no teatro em 1980 e atua como Diretor, Figurinista,Cenógrafo e Ator. Hoje, é o coordenador do Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da Fundação José Augusto. 

“João Marcelino! Classificá-lo, como? Cantor, ator, diretor, professor de canto e interpretação, folclorista, estilista, cenógrafo, figurinista? Não importa. Talento plurivalente. Competência plurivalente. Sensibilidade plurivalente. Seu Trabalho é simplesmente primoroso. Lidando quase sempre com materiais baratos, sua criatividade transforma tudo em arte pura. Trabalhar com ele foi, para mim, um prazer extraordinário, além de um aprendizado utilíssimo." 

Paulo Autran 



Texto retirado do Blog do Musical Beco da Alma

1 comentários:

  1. Não poderia deixar de comentar o excelente espetáculo que presenciei esta noite, na verdade nem sei como comentar tamanha a satisfação que tive, esta foi uma das poucas vezes que consegui não tirar o olho do palco, me surpreendendo a cada instante, e ansioso pelo que estaria por vim, o Beco da Alma envolveu do início ao fim.

    O amor da louca Esperança pelo Rato sem dinheiro e sem rumo, as decepções e reviravoltas da poderosa Gardênia, o tino cômico e direto da bondosa Patrícia, a ilusão e o sofrimento do ingênuo Zé, traído até a alma pela fogosa e vadia da Ceição, as histórias do Teobaldo, a alegria de João Rodão, e finalmente, o menino que cresceu em segundo plano e se transformou no casca grossa do Carlão, tudo isso acontecendo na esquina do inferno com o paraíso, este é o Beco da Alma, um turbilhão de sentimentos e emoções que nos leva ao âmago da contradição humana, enfim, gostaria de dizer que toda a equipe que produziu o musical Beco da Alma está de parabéns, e ao Professor Danilo Guanais, meus sinceros agradecimentos por dar a vida a mais uma obra de arte.

    ResponderExcluir