domingo, 27 de março de 2011

Bullying

Por: Denis José


Bullying – termo que vem do inglês que descreve o ato de agredir fisicamente ou verbalmente outra pessoa.

Esses atos geralmente são repetidos e intencionais com o objetivo de intimidar, humilhar e constranger um indivíduo ou grupo de pessoas que possa(m) ser ou parecer indefeso(s). As agressões podem ser diretas ou indiretas, verbalizadas com insultos, ameaças e intimidações ou não-verbalizados, como perseguições em redes sociais, publicação de fotos e grafitagem e geralmente iniciam-se nas escolas, onde a ocorrência é maior.

As ações mais comuns entre os praticantes do bullying são as de espalhar comentários, recusa em se socializar com a vítima, além de intimidar, também, as pessoas que tentam se socializar com a mesma, deixando-a isolada do convívio social. Os que comentem tal prática e têm atitudes como o ataque a religião que ela segue, a sua raça ou opção sexual, como também classe social está praticando um crime.

Geralmente os bullies são reconhecidos por sua “personalidade forte”; são hostis, intolerantes, autoritários, controladores ou dominadores ou simplesmente são induzidos por outro que tenha tais características.
Algumas vítimas de bullying chegam a cometer suicídio por não conseguirem lutar contra tal prática, mas a maioria delas esconde as agressões por medo da atitude que os pais possam tomar. Grande parte das vítimas são adolescentes que cursam entre o ensino fundamental e o ensino médio.

Em 2009, o IBGE realizou uma pesquisa e constatou que quase um terço dos alunos já havia passado por algum tipo de bullying.

Nos Estados Unidos, um adolescente chamado Casey Heynes, de 15 anos, tornou-se ícone mundial depois do vídeo em que aparece reagindo ao bullying apelidado de Zangief Kid, pela semelhança do golpe que ele aplicou ao seu agressor, relembrando o personagem de vídeo-game chamado Zangief do jogo Street Fighter. Casey contou sua história à TV ACA e teve apoio de milhares de pessoas no mundo todo.

Veja-o contando sua história e o vídeo postado que deu inicio a toda a luta mundial contra o bullying.


Referência Bibliográfica: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying)

Autor do Artigo: Denis José

3 comentários:

  1. Olha aí! :D
    Super-parabéns pra Denis, que foi quem escreveu esse artigo e teve MUITOS VOTOS ótimos! :D

    ResponderExcluir
  2. Este assunto merece bastante atenção por parte das autoridades, pois pouco se faz para combater tais práticas, vamos denunciar os praticantes destes atos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Daliana por suas palavras,Espero que esse artigo tenha servido de um alerta aos pais que muita das vezes não sabem o que se passa co seus filhos.

    DENIS JOSÉ

    ResponderExcluir