quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Natal em Natal divulga programação completa, confira


Dança, literatura, música, teatro, artes plásticas, escultura, gastronomia, cinema e artesanato. O Natal em Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria de Cultura/Funcarte começa nesta quarta-feira (5) e vai até o início de janeiro de 2015.

Com vasta programação, o evento contempla todas as regiões da cidade brindando à população cultura e entretenimento de qualidade durante mais de 60 dias de festa.

Confira aqui a programação completa:


















































Fonte: Natal em Natal

Veja aqui a programação completa do Festival Literário de Natal


Nomes consagrados da literatura e muita cabeça pensante em debates envolventes estão confirmados a partir da próxima quinta, 6 de novembro, no Festival Literário de Natal, Flin. O projeto é promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura/Funcarte e será realizado na Praça Augusto Severo, Ribeira, dentro da programação do Natal em Natal 2014.

Nomes como Ronaldo Correia de Brito, Guilherme Wisnik, Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Ben Gil, Francisco Bosco , Antônio Cícero, Adriana Calcanhotto, Cid Campos, Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim e Mário Magalhães estarão no cenário histórico do bairro da Ribeira para atiçar o caldeirão de ideias e escritas até o sábado, dia 8 de novembro.

Clique aqui para ver a programação completa

O Festival Literário de Natal terá abordagens que transitam entre o romance e a memória, passando pelas biografias e ícones nacionais e potiguares, a arquitetura e vida editorial de Oscar Niemeyer e ainda o ineditismo em Natal da apresentação do espetáculo lítero-musical “Outra Hora da Estrela – Uma homenagem a Clarice Lispector”, além de uma exposição inédita do Instituto Moreira Sales.

Os grandes nomes das letras potiguares também estarão em destaque no Festival Literário de Natal. Estão confirmados Carlos Fialho, José de Castro, Juliano Freire, Regina Azevedo, Clotilde Tavares, Rafael Duarte, Sheyla Azevedo, o editor Abimael Silva, o poeta Falves Silva, Pablo Capistrano e Pedro Cavalcanti.


Fonte: Natal em Natal

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Orquestra de câmara apresenta concerto com maestro Kirk Trevor


Com a regência do maestro internacional Kirk Trevor, a Orquestra de Câmara da UFRN realiza mais um concerto na próxima quarta-feira (15). A apresentação tem como solista o professor Durval Cessetti, e vai contemplar obras de Mozart e Beethoven. O concerto é aberto ao público e acontece às 20h no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música.

A Orquestra de Câmara originou-se como grupo de extensão e objetiva apresentar as mais diversas formações orquestrais e toda a diversidade de repertório sinfônico que remota do período Barroco aos dias atuais. O projeto, que é coordenado pelos professores Leandro Gazineo (Maestro) e Ronedilk Dantas (Spalla), tem funcionado como um grande laboratório performático para os cursos de bacharelado em música.

Inscrições para curso de violão popular aplicado ao acompanhamento vocal

A Escola de Música abre inscrições para o curso de Violão Popular Aplicado ao Acompanhamento Vocal, no total, serão 45 vagas distribuídas nos seguintes horários (15 vagas para cada turma):

TURMA 1 (NÍVEL BÁSICO): Segundas e Quartas-feiras, das 10:00 às 11:40
TURMA 2 (NÍVEL BÁSICO): Terças e Quintas-feiras, das 16:50 às 18:30
TURMA 3 (NÍVEL AVANÇADO): Quartas-feiras, das 19:00 às 20:40


O curso contará com aulas de 1 hora e 40 minutos de duração.
Faixa etária: alunos a partir de 14 anos.
Investimento: R$ 350,00 (incluso material didático)
Pré-requisitos: dirigido a alunos com prática no instrumento.
Início das aulas: 22/10/2014
Final do curso: 18/12/2014


As inscrições deverão ser feitas presencialmente na Escola de Música da UFRN na secretaria de extensão, no período de 13 a 20/10/2014, no horário das 8:00 às 12:00.

Durante os dias 20 e 21/10, na Escola de Música, serão feitas entrevistas com os inscritos para a definição das turmas.

Maiores informações pelo email basico.musica@gmail.com.


Fonte: Escola de Música da UFRN

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Inscrições abertas para o 3º Encontro Nacional de Canto em Tatuí


O Encontro Nacional de Canto reúne atividades pedagógicas e artísticas envolvendo a arte do canto. A cada edição, o evento aborda uma modalidade diferente. No ano de sua criação, ele foi realizado na modalidade Canção de Câmara Brasileira e, na edição seguinte, abordou o Canto Lírico. O evento conta com workshops, masterclasses e apresentações artísticas por um período de cinco dias. Das atividades pedagógicas podem particular qualquer interessado – aluno ou não do Conservatório de Tatuí – desde que devidamente inscrito, no período divulgado pela instituição. As aulas são ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e/ou acadêmico nacional ou internacional. As apresentações artísticas são abertas a qualquer interessado.


Fonte: Conservatório de Tatuí

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Abertas as inscrições para o III VIRTUOSI SÉCULO XXI em Recife/PE

CORREIOS apresentam o III VIRTUOSI SÉCULO XXI que acontece nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro no Recife. Com patrocínio dos CORREIOS e BNDES através da Lei Rouanet, o evento ocorre no Insituto JCPM e no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Shopping RioMar. O festival conta ainda com o apoio da Prefeitura do Recife, CEPE, IJCPM, Livraria Cultura e Folha de Pernambuco.

O Virtuosi Século XXI é um festival de música contemporânea, que tem em sua terceira edição a direção artística do maestro Rafael Garcia, coordenadoria de Ana Lúcia Altino e curadoria do compositor paraibano Marcílio Onofre. O evento planeja ser um dos que possuem grande destaque no país neste ano, pois vem trazendo alguns dos maiores nomes da música contemporânea no cenário internacional.

Neste ano, o festival homenageia a compositora Marisa Rezende e traz agrandes compositoras brasileiras e estrangeiras. A compositora Chaya Czernowin (Israel/EUA) vai ministrar duas oficinas de composição além de duas masterclasses para os jovens autores que tiverem obras selecionadas para trabalharem em aulas individuais com os convidados.

Outras importantes compositoras com atuação no Brasil e no exterior também participarão como palestrantes do Festival. São elas: Jocy de Oliveira (SP), Vania Dantas Leite (RJ), Ilza Nogueira (PB), Heather Dea Jennings (EUA/RN) e naturalmente Marisa Rezende (RJ).

Curso de Trilhas Sonoras Abre Inscrições


terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ciclo de Estudos sobre a Canção de Câmara Brasileira


Bololô Cia Cênica oferece workshop de voz para atores e cantores


Estão abertas as inscrições para o workshop "Fisiologia da voz e exercícios vocais", facilitado pela cantora e professora de técnica vocal Babaya Morais. O workshop acontece na próxima quinta 02/10, das 18h às 22h, na A.Bo.Ca Espaço de Teatros, localizada à rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira.

As inscrições são gratuitas e realizadas através do envio de currículo resumido e carta de intenção para o e-mail bololociacenica@gmail.com. Com carga horária de 4h, a atividade é voltada para atores e cantores, e integra as ações do Margem Ribeira, novo espetáculo da Bololô Cia Cênica, selecionado no Edital Natal em Cena 2014, da Prefeitura do Natal, através da Funcarte.

Esta ação faz parte de uma série de oficinas, workshops e atividades de pensamento que serão realizadas pela Bololô Cia Cênica durante o segundo semestre deste ano. O objetivo é desenvolver e ofertar ações pedagógicas abertas à comunidade, em paralelo à montagem do espetáculo Margem Ribeira, permitindo assim que a comunidade acompanhe o processo criativo, se integre a ele, e possa entender mais sobre o fazer teatral e se capacite em diversas áreas artísticas.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Festival Literário de Natal contará com show gratuito de Adriana Calcanhoto


Com o cenário cultural movimentado, a Cidade do Sol terá Adriana Calcanhotto no Festival Literário de Natal (Flin). A cantora vem como participante de uma das mesas e atração do festival. O evento gratuito acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro, no Parque da Cidade.


Fonte: Viver Natal / Facebook

Shows de Fagner, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, Zeca Baleiro e Monobloco no Natal em Natal

Fagner, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, Zeca Baleiro e Monobloco são algumas das atrações confirmadas para o projeto Natal em Natal 2014. O Fórum do evento se reuniu pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (17), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, com a coordenação do prefeito Carlos Eduardo. O novo ciclo de programações culturais na capital, promovidas pela Prefeitura, terão início com o Encontro de Violeiros Repentistas, no dia 5 de novembro, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, e encerrará no Carnaval Multicultural 2015, programado para o período de 14 a 17 de fevereiro de 2015.

“O Natal é uma data universal e a nossa cidade tem a feliz coincidência de ter o mesmo nome da celebração. Temos todas as razões para celebrar o Natal. Este ano temos mais condições de um melhor planejamento. Queremos dar mais substância a esse projeto”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo. Ele disse ainda que a ideia é atrair as mais diversas matizes culturais da cidade, na busca da excelência.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Carmina Burana de Call Orff no Teatro Riachuelo

Atenção músicos e apreciadores!

O MS convida você para prestigiar a ópera Carmina Burana de Call Orff.


Um projeto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

Direção Artística: Linus Lerner
Solistas: Christi Amonson (EUA) - Soprano, Adriano Pinheiro (BRA) - Tenor e Wladimyr Carvalho (BRA) - Barítono
Dança: Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão
Vozes:  Coral Canto do Povo , Grupo de Ópera Canto Dell Arte, Coral Harmus, Corangelis e Coralino.

"A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) apresenta no Teatro Riachuelo no dia 30 de maio às 21h, o terceiro concerto da temporada 2014 com o espetáculo Carmina Burana.
A temporada conta com o patrocínio do Morada da Paz, por meio da lei de incentivo Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal, responsável pelos convidados que participarão dos concertos durante todo o ano, e da Cosern, através da lei de incentivo Câmara Cascudo do Governo do RN, que possibilita residência artística do maestro Linus Lerner.  
“Carmina Burana” é uma cantata cênica de poemas em latim medieval, escrita por monges e eruditos e transformadas em música pelo compositor alemão Carl Orff. As peças são em sua maioria picantes, irreverentes e satíricas. Conhecida internacionalmente, esta obra musical tem como característica principal o coro e a percussão marcante.
Sob a regência do Maestro Linus Lerner, a ópera Carmina Burana será apresentada no Teatro Riachuelo no dia 30 de maio de 2014 em um concerto com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, um Coro de 100 vozes, bailarinos e acrobatas da CDTAM, realizando um grande espetáculo para o público de Natal/RN.
A obra musical de Carl Orff é composta por 24 poemas, passando pelos hinos orgiásticos, as canções de amor de alto conteúdo erótico e paródias sobre a liturgia. Os poemas refletem sobre questionamentos sobre o comportamento moralístico do século XIII: “Sobre a terra nestes tempos, o dinheiro é rei absoluto (...) Ele impera nas celas dos abades e a multidão de priores, com as suas capas negras, só a ele louva.”
Os textos originais são entremeados por notas morais e didáticas, como se usava no primeiro Medievo, e a variedade dos assuntos - especialmente de natureza religiosa e amorosa, mas também profana e licenciosa - e de línguas adotadas, expressa o estilo de vida e o pensamento dos autores, que costumavam deslocar-se pelas várias universidades europeias nascentes, assimilando-lhes o espírito mais concreto e terreno.
A obra Carmina Burana será apresentada na íntegra com a participação da CDTAM numa coreografia que apresentará o enredo da obra, um misto de sedução e emoções. A peça contará com a participação de três solistas internacionais: a soprano Christi Amonson, o tenor Adriano Pinheiro e o barítono Wladimyr Carvalho."

Convite:
https://www.youtube.com/watch?v=vi1jTlwmIr0

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cine MS: Amadeus Mozart

Olá músicos e apreciadores musicais,

a indicação de hoje vem de um sucesso da década de 80'. Exatamente "um clássico do período Clássico".
O filme é usado como material didático na disciplina de Música, como forma de apreciação.

 O filme "Amadeus Mozart" conta um pouco da trajetória do garoto prodígio Wofgang Amadeus Mozart. Desde a sua infância à sua morte.
 Para que todos possam conhecer de forma prazerosa e divertida, o filme teve algumas adaptações para o agrados dos espectadores.

 As obras de Mozart são conhecidas em diversos países e até hoje ela se mantem viva. No entanto, poucos sabem a respeito de sua vida pessoal e de como viveu esse grande músico.


Como mostra de uma das grande obras popularmente conhecida de Mozart, temos como base, a ópera "A Fláuta Mágica", conhecida mais ainda pela área da "Rainha da Noite", um sonho de muitas sopranos, por sua complexidade e por ser uma das obras mais bem compostas para um tipo específico de soprano. Apesar de uma bela área, o seu contexto torna a área ainda mais rica para análise. 

         

O filme de Mozart apresenta a maneira como o compositor compunha as suas obras e também como suas criações resultou no caráter da época.

Espero que gostem da indicação e boa apreciação!











segunda-feira, 24 de março de 2014

Curso de Iniciação ao Violoncelo

O UFRN CELLOS, grupo permanente do NAC/UFRN, está abrindo um CURSO DE INICIAÇÃO AO VIOLONCELO. As aulas ocorrerão na Escola de Música da UFRN e serão disponibilizadas 20 vagas. A carga horária do curso é de 16 horas mensais divididas da seguinte forma: 2 horas de aulas práticas e 2 horas de teoria musical aplicada ao violoncelo por semana.

O curso tem como objetivo difundir o interesse pelo violoncelo em Natal. Os monitores envolvidos são alunos dos cursos de Graduação e Mestrado da EMUFRN sob a coordenação do Prof. Fabio Presgrave. As inscrições devem ser realizadas por email ufrncellos2014@gmail.com até o dia 27 de Março. No email deverá constar nome completo, idade, instituição de ensino a qual o interessado está afiliado (se for o caso) e se o candidato tem experiência prévia com estudo de musica. No dia 28/03, as 17 horas, será realizada uma entrevista na Sala 14 da EMUFRN. O resultado com os aprovados será divulgado no site musica.ufrn.br no dia 31/03. O curso é gratuito.


Fonte: Escola de Música da UFRN

Oficina de Intervenção Urbana seguida da Performance CEGOS, do Desvio Coletivo, entre os dias 29 e 30 de março de 2014

Oficina de Intervenção Urbana: dias, 29 e 30 de março de 2014, das 15h às 19h, no Sesc Natal-RN.

Performance CEGOS: dia 31 de março, às 14:30h às 17:30h.

Obs.: os participantes precisam estar disponíveis a partir das 11:30h para montagem até as 19h, quando todos os performers desmontarão seus figurinos.

Para atuar na Performance Cegos no dia 31/03 é necessário participar dos dois dias de oficina.

Sobre a oficina: Intervenção Urbana - Cegos - Dias 29 e 30/03.

No mês do teatro o bairro da Ribeira ganhará novo espaço cultural que abrigará a sede de três grupos da cidade

O bairro da Ribeira, em Natal, vai ser presenteado com mais um espaço artístico. Localizado na rua Frei Miguelinho, número 16, A.Bo.Ca- Espaço de Teatros será inaugurada no sábado, dia 29 de março, a partir 20h. Uma noite que será um marco para o teatro local que tanto carece de espaços para suas produções continuadas.

A grande celebração, que promete não ter hora para acabar, inicia às 20h com apresentação do espetáculo O Cobrador, do Coletivo Atores à Deriva, seguido do experimento performático Na Mesa com o Bobo, da Bololô Cia. Cênica. Às 22h, Angela Castro - cantora e vocalista da banda Rosa de Pedra - apresenta o show Buena Onda, acompanhada pelos músicos Toni Gregório (guitarra) e Rogério Pitomba (bateria). A partir das 23h começa a batalha de DJs entre Tiago Landeira e Danina Nua.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Recital: OBRAS PARA PIANO DE KAROL SZYMANOWSKI

Nessa quinta-feira (27/02), às 20h, no Auditório Onofre Lopes, o professor da EMUFRN Durval Cesetti realizará um recital de obras do compositor polonês Karol Szymanowski.

Entrada Franca
Capacidade Máxima do auditório Onofre Lopes – 250 lugares
Retire seu ingresso no local a partir das 19h:00
Descrito como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal), Durval Cesetti completou o seu doutorado na McGill University, instituição na qual também havia feito o seu mestrado e o seu bacharelado. Estudou com Kyoko Hashimoto, Tom Plaunt, Richard Raymond, Louis-Philippe Pelletier, Eugene Plawutsky e Neusa França. Durante os onze anos em que residiu no Canadá, apresentou-se frequentemente em algumas das salas de concerto mais importantes de Montreal e em outras cidades canadenses. Concertos nos últimos anos incluem recitais na China, um recital com obras de Chopin e Szymanowski patrocinado pela Embaixada da República da Polônia no Brasil, um recital na University of Limerick (Irlanda), um recital de música brasileira patrocinado pelo Consulado-Geral do Brasil em Toronto, diversos recitais do Duo Riedel-Cesetti (formado com a soprano Elke Riedel), apresentações como solista com uma orquestra de alunos da Université de Montréal, com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia e com a Société de musique contemporaine du Québec, além de concertos na EMUFRN com vários artistas internacionais, como os violinistas Annette-Barbara Vogel, Daniel Guedes, Emmanuele Baldini e Song Qiang, o violista Richard Young, os violoncelistas Darrett Adkins, Fábio Presgrave e Natasha Farny, o tenor Stefano Algieri, a soprano Martha Sheill, o oboísta Thomas Indermühle, os clarinetistas António Saiote e Javier Vinasco, o trompista Dan Phillips e a flautista Julie Koidin, Artigos seus foram publicados pelo periódico britânico The Musical Times, pelo Latin American Music Review (editado pela University of Texas Press) e pelo Música Hodie. Antes de tornar-se professor de piano da Escola de Música da UFRN, Durval Cesetti ensinou piano na McGill University e na University of Windsor, além de ter trabalhado como pianista colaborador na University of Western Ontario.
Karol Szymanowski, um dos compositores mais injustamente negligneciados do século XX, nasceu em 1882, em uma região que hoje pertence à Ucrânia. A Polônia nem sequer existia como entidade política na época, pois seu território havia sido partilhado no século XVIII entre a Rússia, o Império Austro-Húngaro e a Prússia. O sentimento de não pertencer a um pais unificado afetaria bastante o desenvolvimento composicional de Szymanowski, que, por toda sua vida, absorveria as mais diversas influências para formar seu estilo único e cosmopolita. Podemos identificar pelo menos três períodos distintos em sua carreira: o Romântico, no qual percebemos influências germânicas, russas e de Chopin; o Impressionista, inspirado por Ravel e Debussy; e o Nacionalista, que lembra um pouco Bartók e Stravinsky. Apesar desta diversidade, alguns fatores mostram-se presentes em toda sua obra, especialmente a sensualidade de sua escrita – o filósofo Roger Scruton considerou Szymanowski “o maior expoente no século XX do ideal de intoxicação musical” – e o fato de boa parte de suas peças terem sido inspiradas por outras manifestações artísticas, especialmente da literatura.