quinta-feira, 12 de julho de 2012

Na Bahia, alunos do ViraVida terão aulas de música orquestral

Em breve, os jovens do projeto ViraVida da Bahia participarão de uma iniciativa piloto: iniciação à música erudita. Cerca de 130 alunos do SESI Itapajipe, em Salvador, já participam do projeto Neojibá, uma iniciativa da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) em parceria com o Governo Estadual que oferece aulas de música para jovens carentes.

De acordo com o superintendente do SESI-BA, José Wagner Fernandes, o projeto é desenvolvido pelo governo em vários municípios baianos, mas o diferencial do núcleo instalado em Itapajipe com o SESI é que “as aulas são diárias e, depois da iniciação teórica, os alunos podem levar os instrumentos para praticar em casa”.

Segundo ele, os resultados obtidos com os estudantes do Ensino Fundamental têm sido fantásticos. “Não é simplesmente oferecer cultura. Notamos claramente a melhora na vida escolar e na disciplina desses alunos. Estamos com uma grande expectativa para desenvolver essa experiência com os jovens do ViraVida”, disse.

A equipe de ensino é formada por mais de 30 integrantes, dentre professores e monitores. A orquestra é coordenada pelo regente Obadias Cunha. Para ele, a metodologia do curso é diferenciada porque permite a formação de multiplicadores.

Futuramente, os alunos formados poderão ensinar outros jovens a tocar instrumentos como violino, violoncelo, flauta, trompete, trombone, dentre outros, além da prática de regência.
Em Itapajipe, os estudantes formaram um coral e uma orquestra, desde o ano passado, e já fizeram o primeiro concerto, que aconteceu no último dia 15, na própria escola. O público foi formado pelos próprios pais, que saíram emocionados.

Quem também se emocionou foi Ane Luize Araújo, de 14 anos, que contou que o estudo musical mudou a sua vida escolar. “Quando eu soube do curso, percebi que, para me inscrever, teria que melhorar o meu comportamento e as minhas notas. Eu me esforcei e consegui. Hoje posso dizer que sou uma pessoa diferente”, afirmou.

Já Ícaro Lima, de 13 anos, disse que realizou o sonhou de aprender a tocar um instrumento e que a música está ajudando-o a estudar mais. “Eu sempre gostei de música, mas não achava que dava pra conciliar com os estudos. Hoje eu gosto de fazer meus deveres ouvindo música orquestral, ela me deixa mais leve e me ajuda a me concentrar mais”, explicou.

Experiência Piloto

O SESI-BA está elaborando a proposta do novo projeto, que já tem o aval do presidente do Conselho Nacional doSESI, Jair Meneguelli. Ontem (26.06), ele assistiu a uma apresentação especial feita por mais de 50 integrantes da orquestra de Itapajipe e conheceu as instalações do núcleo.

Meneguelli informou que após a experiência baiana, a coordenação do projeto ViraVida avaliará a possibilidade de expandir as aulas de música a nível nacional.


Fonte: ViraVida

0 comentários:

Postar um comentário