segunda-feira, 30 de julho de 2012

Curso de canto popular abre inscrições de 6 a 10 de agosto

A Escola de Música abre nova turma do curso de extensão em canto popular. São ao todo 40 vagas, 20 para iniciantes e 20 para participantes da turma I do semestre 2012.1.

As inscrições vão de 6 a 10 de agosto na secretaria de extensão da EMUFRN das 8h às 12h e das 14h às 17h. O valor do investimento é de 150 reais para a turma de iniciantes e de 200 reais para a turma avançada.

As aulas acontecem no período de 17 de agosto a 9 de setembro para os iniciantes, sempre às sextas das 16h às 18h, e nos sábados, de 11 de agosto a 17 de novembro das 10h ao meio-dia.

Mais informações pelo telefone 2315-3605


Fonte: Escola de Música da UFRN

Fest Bossa & Jazz Pipa 2012


Flautista americana se apresenta na EMUFRN

A flautista americana Julie Koidin realiza atividades esta semana na Escola de Música da UFRN. A agenda inclui masterclasses que acontecem de 1º a 4 de agosto, com recital no dia 4 às 19h no auditório Onofre Lopes. Todas as atividades são gratuitas.

Julie é flautista de formação clássica com vasta experiência internacional. Em junho e julho do ano passado, Julie excursionou no Brasil (São Paulo, Brasília, Vitória, Domingos Martins, Paraty e Rio de Janeiro) ministrando cursos. No mesmo ano lançou o seu primeiro livro – “Sorrisos do sistema operacional do Choro”, um estudo baseado em sua pesquisa com a música brasileira. O contato da artista com a cultura do Brasil iniciou em 1997 quando formou, juntamente com o guitarrista Paulinho Garcia, o duo Dois no Choro. A parceria rendeu três CD’s; Carinhoso e Juntos, de 2002, e Asa Branca, gravado em 2008.

Serviço:

Recital de flauta e piano com Julie Koidin (EUA) e Durval Cesetti
19h, sábado, 4 de agosto
Auditório Onofre Lopes
Entrada franca


Fonte: Escola de Música da UFRN

sábado, 21 de julho de 2012

Jogo de música no Facebook

No Facebook, existe um jogo de música muito interessante chamado Song Pop.

O jogo é muito simples e tem uma interface muito amigável e um objetivo também bem simples: acertar a maior quantidade de músicas possível num curto espaço de tempo. O tempo máximo permitido para você tentar saber ou o nome da música ou o nome do artista/banda que executa aquela música é 10 segundos.

Tem música para todos os gostos: rock novo e antigo, pop novo e antigo, música alternativa, música dos anos 90, 80, 70 e 60, música de alguns países como Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra (são os padrões), tem música brasileira também, industrial, rap, blues, jazz, folk, música de filmes, música de seriados... O banco de dados do jogo é grande e contém muitos estilos para você escolher.

Este jogo é competitivo, portanto, você só pode tentar acertar as músicas quando desafiar um de seus amigos do Facebook e ele(a) terá que acertar mais músicas do que você em menos tempo.

É um jogo viciante e para todas as idades.

Apesar do vasto banco de dados do jogo, o aplicativo é bem rápido e nas poucas vezes que deu erro, pude continuar de onde parei (entretanto, ele nunca parou durante a partida e sim, quando clicava para continuar e desafiar outro amigo).

Recomendo! Teste seu conhecimento musical dentro do estilo que você gosta e se divirta com seus amigos e família!

Até a próxima!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vagas abertas para curso de violão para crianças


O projeto Violonista Mirim é uma ação de extensão da Escola de Música da UFRN que visa a formação de jovens violonistas. O curso se direciona a formação de crianças de 7 a 12 anos, tem 30 vagas e valor semestral de 300 reais. As inscrições começam no dia 1º e seguem até o dia 3 de agosto na secretaria de extensão da Escola de Música.
Após a inscrição, a criança e os pais passarão por entrevista e o resultado da seleção sairá no 8 de agosto. Acompanhe abaixo o cronograma de inscrição do candidato:
1, 2 e 3 de agosto – Inscrições. Local: Secretaria do curso de extensão.
6 e 7 – Entrevista de criança e responsável. Local: sala L das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30.
8 – Divulgação dos 30 alunos selecionados.
9 e 10 – Matrículas. Pagamento da taxa de 300 reais em boleto bancário.
15 – Início das aulas.
O curso será ministrado em metodologia presencial  com aulas práticas semanais, individuais e em grupo, possibilitando sempre a experimentação e  estimulando o estudo do instrumento.
Mais informações pelo telefone 3215-3635

Fonte: EMUFRN

Escola de Música abre processo seletivo para professor de técnica vocal


A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) abriu nesta segunda-feira, 16, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Está sendo oferecida uma vaga para professor da disciplina de Técnica Vocal no curso de Regência Coral oferecida pelo Programa do Ministério da Educação (MEC).

Poderão se inscrever no programa graduandos em música com experiência comprovada na área requerida. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, dia 20 de julho, e poderão ser feitas na sede da EMUFRN, no Campus Universitário, no horário das 8h às 12h.

Para a inscrição serão exigidas cópias autenticadas do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do diploma, além do currículo Lattes e da declaração de disponibilidade para exercer a carga horária indicada para o cargo ao qual concorre.

A homologação das inscrições será divulgada no dia 23, segunda-feira, e a seleção ocorre em duas etapas: análise documental e entrevista, esta última prevista para o dia 25 de julho.

O horário das entrevistas será informado pela Comissão da Seleção por e-mail ou por telefone.

O resultado será divulgado na quinta-feira, 25, através do site: www.musica.ufrn.br. A contratação do candidato será obedecida através da lista de classificação apresentada.

Caso ocorra empate, os candidatos serão submetidos a uma avaliação em que serão considerados a titulação e o maior tempo de docência e de experiência profissional na área.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3215-3605.


Fonte: UFRN

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Abertas as inscrições para o curso Técnico em Música

Publicado hoje, dia 16 de julho, no site da Comperve, o edital que abre o processo seletivo para estudantes do curso Técnico em Música na Escola de Música da UFRN.

A inscrição será realizada via Internet, a partir da 0 hora do dia 6 de agosto de 2012 até às 23h59min do dia 20 de agosto de 2012 e terá o valor de R$30,00 (trinta reais).

As vagas disponíveis serão para os cursos de Canto, Regência, Instrumento e Gravação Musical.

Para mais informações, clique aqui.

Metrônomo Virtual Comemora Downloads em Mais de 15 Países

O Projeto Maestro (http://www.maestroproject.org), responsável pelo desenvolvimento, na Escola de Música da UFRN, de um metrônomo virtual gratuito, comemora 1 mês de lançamento da sua versão 0.1, tempo em que obteve downloads em mais de 15 países. Os países que mais baixaram o programa são: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Venezuela e França. Segundo a equipe do projeto, o metrônomo, contendo traduções para português, inglês e francês, é destinado a todas as principais plataformas (Linux, Mac e Windows). É também uma ferramenta gratuita e de caráter internacional, com ênfase em prover ao músico (tanto amador quanto profissional) uma experiência melhorada, assim como ferramentas inovadoras. A Equipe informa que a versão 0.2 será lançada ainda este ano, contendo diversas novidades, como suporte a maior quantidade de idiomas e acessibilidade aprimorada. A Equipe pretende manter um cronograma de dois lançamentos por ano. O Maestro pode ser baixado a partir de sua página oficial: http://www.maestroproject.org.


Fonte: Escola de Música da UFRN

Projeto apresenta ‘Sotaques do Fole’ esta terça na EMUFRN

A escola de musica da ufrn recebe nesta terça-feira, dia 17, o projeto Sonora Brasil 2012, com a turnê "Sotaques do Fole” apresentando o show de Dino Rocha e Grupo (MS). A apresentação é gratuita, começa às 19 horas e abre a agenda de shows do projeto no Rio Grande do Norte.

O projeto Sonora Brasil está em sua 15ª edição e tem por objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no país.

A turnê Sotaques do Brasil apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto traz o duo de acordeões Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.

O primeiro show acontece esta semana, no dia 17, e os demais nos dias 12 de agosto – Gilberto Monteiro e grupo (RS), 12 de setembro – Duo Ferraguti/Kramer (SP/RS) e 29 de outubro – Truvinca e grupo (PE). Local das apresentações: Escola de Música da UFRN.


Fonte: Escola de Música da UFRN

Octo Voci apresenta o consagrado show "Vestindo Beatles" em Mossoró

O grupo vocal Octo Voci apresenta pela primeira vez em Mossoró o consagrado show "Vestindo Beatles". A cidade da resistência recebe a apresentação no dia 20 de julho, às 20h00, no Teatro Dix-Huit Rosado. O show foi reconhecido pela crítica musical nacional, sendo convidado pelo projeto “Brasil Vocal” a fazer parte da programação do evento, que ocorreu em maio e junho deste ano, no Centro Cultural Banco do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

"Vestindo Beatles" leva ao público uma releitura da obra dos Beatles em uma roupagem moderna e ousada. A ousadia do espetáculo começa pela junção inédita de oito cantores e uma banda. Com esta formação rica e requintada, as músicas dos Beatles ganham elementos novos como a execução de “Michelle” a oito vozes, sem acompanhamento da banda, em que os próprios cantores imitam som de instrumentos.

Além de momentos como estes em que as vozes ganham o palco, o show envolve o público pela versatilidade, o quê leva as pessoas a não terem a imagem de “monotonia e formalidade” muitas vezes ligada à arte vocal. “Vestindo Beatles” tem solos, trios, quartetos. Num momento, o cantor Diogo Nascimento mais a banda faz a versão metaleira de “While My Guitar Gently Weeps”. Em outro, os intrumentistas mais Tiago Landeira, Danillo Ferraz e Álvaro Martins cantam “Nowhere Man”, Aline Medeiros encanta com a voz suave em “The Long Widing Road” e todos fazem a festa em “Obladi Obladá”.

“Vestindo Beatles” agrada aos que viveram ao som dos garotos de Liverpool em 50, 60, 70, bem como aos jovens. Primeiro porque o repertório traz diversos momentos da obra dos Beatles, desde o “Ieieiê” até os momentos “psicodélicos”, e, também pelos vídeos produzidos pela documentarista Rita Machado.

O Octo Voci

O Octo Voci é um grupo vocal da Escola de Música da UFRN formado por oito cantores, sendo quatro homens e quatro mulheres, e tem como direção musical Flávia Seabra. Todos os cantores e a diretora musical possuem pelo menos formação em um dos cursos de música da UFRN. Por causa desta junção de vozes mistas, o grupo consegue obter sonoridades elaboradas e requintadas. Outra característica marcante do Octo Voci é a junção da técnica vocal erudita com a execução de arranjos de músicas populares, o que faz com que o grupo vocal tenha um trabalho único no Rio Grande do Norte.

O Octo Voci estreou em junho de 2003 executando a trilha sonora da peça de teatro “O Santo Inquérito”. No ano de 2004, orientado pelo regente da Orquestra Sinfônica da UFRN, André Muniz, o Octo Voci apresentou o primeiro concerto do grupo junto à Orquestra de Câmara da Escola de Música da UFRN, em comemoração ao período da páscoa, trazendo como repertório importantes compositores como: Mozart, Händel e Vivaldi.

No ano de 2006, o Octo Voci participou como grupo convidado do Nordest Cantat, principal encontro de corais e grupos vocais do Nordeste. Além disso, gravou a trilha sonora do documentário “Com quantas ave marias se faz uma santa?”, patrocinado pelo Banco do Nordeste Brasileiro (BNB). O grupo trabalhou na montagem de concertos temáticos que envolvem desde música popular brasileira até música erudita. Em 2007, O Octo Voci realizou o concerto de abertura da temporada com a execução de Missa em Sol de Casali e Te Deum de Charpentier.

Para comemorar os cinco anos do grupo, foi montado o show “Vestindo Beatles” no ano de 2008 e 2009. Para não ser apenas um “cover” da banda inglesa, O Octo Voci trouxe elementos novos. Uma desses elementos foi a junção das oito vozes com uma banda composta por alunos e um professores da Escola de Música da UFRN. Com parte deste trabalho, o grupo participou do “I Beatles Fest” em 2010, momento em que esteve classificado entre os melhores grupos da competição, desta forma, ganhando como premiação a gravação de uma das faixas do CD do concurso.

O grupo em 2012 foi convidado para representar a região nordeste no “II Brasil Vocal” realizado em maio, no Centro Cultural do Banco do Brasil na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Brasil. O Octo Voci é o primeiro grupo musical do Rio Grande do Norte a subir o palco do CCBB/RJ.

Serviço:

Evento: show "Vestindo Beatles"
Local: Teatro Dix-Huit Rosado
Data: 20 de julho (sexta-feira)
Horário: 20h00
Ingressos: R$ 20 (inteiro) e R$ 10 (meia)

Mais informações:
Raquel Souza (assessoria de comunicação) - 8861-2027/9916-4083

domingo, 15 de julho de 2012

Casa Talento enfrenta dificuldades para manutenção do projeto




"Confesso que como aluna de música, é difícil encarar a triste e dura realidade a qual nós músicos enfrentamos ao longo da nossa vida. Para a sociedade, a música parece não ter uma função social, parece nem existir. É como se fôssemos quase invisíveis.

Como pode algo tão nobre que mexe com os nossos sentidos, que nos oferece bem estar, além de contribuir como ferramenta de aprendizado; que tem o poder de ajudar no processo de formação do indivíduo, bem como mudar nossa maneira de agir e pensar quando entramos em contato com esta arte tão importante, ser deixada em último plano?

Como aluna da casa talento há dois anos e cinco meses, confesso que não é nada fácil ver o projeto declinando. Após realizar tantos sonhos, mudar a vida de mais de seis mil crianças e jovens, incentivando-os a seguir a carreira musical, formando verdadeiros cidadãos com o propósito de garantir um futuro promissor, a casa talento agora é vitima do descaso gerado pelo poder público e a consequente falta de apoio de grande parte da população que viram as costas para a própria cultura.

Durante esse tempo que estive fazendo parte deste projeto, desta família intitulada CASA TALENTO, pude ver o esforço e dedicação de todos os professores, assim como o pessoal da coordenação, apoio técnico, parte administrativa, enfim... todos sempre fizeram o melhor para contribuir na formação de muitos músicos que hoje são formados e seguem sua carreira musical pelo estado e Brasil a fora. Isso significa que o projeto realizou SONHOS. sonhos de inúmeras crianças pertencentes a famílias de baixa renda que viram na música a oportunidade de crescer, de pensar num futuro cheio de realizações, totalmente diferente da vida que alguns desses pequeninos já levaram, se aventurando num mundo de ilusão e sem esperanças, onde a criminalidade e a marginalização servia como alternativa em consequência da falta de atenção daqueles que se fecham para essa realidade.

A minha indignação consiste principalmente em saber que mesmo ao longo desses anos de muita luta e determinação que os idealizadores e funcionários do projeto tiveram no sentido de promover a cultura tendo a música como principal foco, a falta de respeito por parte do estado e reconhecimento da população em geral aos profissionais e aos alunos é tamanha. porque ninguém pensa ou se preocupa com o que realmente importa. porém todos têm obrigação para com o outro, nao tem como ser feliz por completo se seu próximo nao está.

E não é necessário dizer que a música deveria ser considerada uma atividade prioritária a fim de desenvolver a cultura em nossa sociedade e nem é de hoje que a falta de compromisso é um fator que causa revolta a nós músicos, que nos esforçamos e mostramos nosso desempenho tanto em sala de aula, como em cima do palco. Emocionamos pessoas através de nossa música, despertamos a alegria e levamos esperança. Do público que assiste de pé ao nosso show, a única coisa que queremos em troca são os calorosos aplausos.

Eu, assim como todos os alunos que estudam na casa talento fazemos um apelo, pedimos a cima de tudo RESPEITO e ATENÇÃO para aquilo que mudou as nossas vidas. o projeto grita por socorro e não temos sequer um patrocinador. Alguém que veja nossas condições e cuide do projeto assim como ele cuidou de nós.

Por favor, eu peço a todos que leram esta mensagem e que de alguma forma acharem que podem contribuir com o projeto, entrem em contato com a secretaria da casa talento.

Obrigada pela atenção,

Chandra Mendes."

(84) 8821-2772 / 8809-9498
www.casatalento.org.br
Facebook: ongcasatalento


Fonte: Casa Talento

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Universitária FM recebe 72 músicas para Festival de Música Potiguar Brasileira

Nesta sexta-feira, 13, a Universitária FM encerrou as inscrições para o seu Festival Música Potiguar Brasileira, edição 2012. Durante um mês, dezenas de compositores potiguares movimentaram os corredores da UFM, contribuindo para que o festival seja ampliado e se consolide no calendário cultural do estado. No total, foram 59 inscrições para a categoria com letra e 13 para a categoria instrumental, totalizando 72 composições inscritas.

Os finalistas em cada categoria terão a oportunidade de ter seus trabalhos veiculados na Universitária FM e os vencedores de cada categoria vão representar o RN no Festival Nacional de Música, da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB).

Na etapa nacional, eles se juntam aos representantes de outros estados, havendo um intercâmbio musical nas emissoras públicas de rádio de todo país.

Em 2011, os grandes vencedores foram Ivando Monte e Kleiton Cassemiro. Este último, por sinal, levou para casa o troféu de campeão e vice na categoria música instrumental.


Fonte: UFRN

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Na Bahia, alunos do ViraVida terão aulas de música orquestral

Em breve, os jovens do projeto ViraVida da Bahia participarão de uma iniciativa piloto: iniciação à música erudita. Cerca de 130 alunos do SESI Itapajipe, em Salvador, já participam do projeto Neojibá, uma iniciativa da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) em parceria com o Governo Estadual que oferece aulas de música para jovens carentes.

De acordo com o superintendente do SESI-BA, José Wagner Fernandes, o projeto é desenvolvido pelo governo em vários municípios baianos, mas o diferencial do núcleo instalado em Itapajipe com o SESI é que “as aulas são diárias e, depois da iniciação teórica, os alunos podem levar os instrumentos para praticar em casa”.

Segundo ele, os resultados obtidos com os estudantes do Ensino Fundamental têm sido fantásticos. “Não é simplesmente oferecer cultura. Notamos claramente a melhora na vida escolar e na disciplina desses alunos. Estamos com uma grande expectativa para desenvolver essa experiência com os jovens do ViraVida”, disse.

A equipe de ensino é formada por mais de 30 integrantes, dentre professores e monitores. A orquestra é coordenada pelo regente Obadias Cunha. Para ele, a metodologia do curso é diferenciada porque permite a formação de multiplicadores.

Futuramente, os alunos formados poderão ensinar outros jovens a tocar instrumentos como violino, violoncelo, flauta, trompete, trombone, dentre outros, além da prática de regência.
Em Itapajipe, os estudantes formaram um coral e uma orquestra, desde o ano passado, e já fizeram o primeiro concerto, que aconteceu no último dia 15, na própria escola. O público foi formado pelos próprios pais, que saíram emocionados.

Quem também se emocionou foi Ane Luize Araújo, de 14 anos, que contou que o estudo musical mudou a sua vida escolar. “Quando eu soube do curso, percebi que, para me inscrever, teria que melhorar o meu comportamento e as minhas notas. Eu me esforcei e consegui. Hoje posso dizer que sou uma pessoa diferente”, afirmou.

Já Ícaro Lima, de 13 anos, disse que realizou o sonhou de aprender a tocar um instrumento e que a música está ajudando-o a estudar mais. “Eu sempre gostei de música, mas não achava que dava pra conciliar com os estudos. Hoje eu gosto de fazer meus deveres ouvindo música orquestral, ela me deixa mais leve e me ajuda a me concentrar mais”, explicou.

Experiência Piloto

O SESI-BA está elaborando a proposta do novo projeto, que já tem o aval do presidente do Conselho Nacional doSESI, Jair Meneguelli. Ontem (26.06), ele assistiu a uma apresentação especial feita por mais de 50 integrantes da orquestra de Itapajipe e conheceu as instalações do núcleo.

Meneguelli informou que após a experiência baiana, a coordenação do projeto ViraVida avaliará a possibilidade de expandir as aulas de música a nível nacional.


Fonte: ViraVida

terça-feira, 10 de julho de 2012

Aprenda a tocar harpa em Natal/RN

Em Natal você pode ter as suas aulas de harpa através da "ESCOLA DE HARPA MELECH DAVID". Nenhum conhecimento prévio é exigido e, caso você não tenha ainda a sua própria harpa, poderá utilizar a harpa da escola para praticar.

Procure hoje mesmo o harpista Ari Noronha (84) 8723-1673/9911-9434 e agende uma aula de harpa demonstrativa e conheça de perto este raro instrumento. A hora aula custa R$ 50,00, caso o cliente queira a aula em sua residência, será cobrada uma taxa adicional de deslocamento de R$ 20,00.



Mais informações através do blog: http://www.harpacerimonial.blogspot.com.br/


Fonte: Blog Harpa Cerimonial

domingo, 8 de julho de 2012

EMUFRN E Pronatec oferecem cursos gratuitos

A Escola de Música da UFRN, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de Produção Cultural, Iluminação Cênica e Regência Coral. Os cursos são gratuitos, com aulas aos sábados, e destinados aos seguintes públicos: alunos do ensino médio de escolas públicas, trabalhadores, beneficiários do Cadastro Único, ou transferência de renda.

Inscrições abertas até o dia 16 de julho.

- Alunos do ensino médio devem realizar a inscrição através do site: http://www.pronatec.rn.gov.br/inscricao.aspx

- A inscrições de trabalhadores e beneficiários deve ser feita diretamente na Escola de Música, na sala da Coordenação de Eventos, das 8h ao meio-dia.

Telefone para informações: 32153605/91936430 (das 8h ao meio-dia).

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são:
  • a criação da Bolsa-Formação;
  • a criação do FIES Técnico;
  • a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
  • o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
  • a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).
A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.

Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos técnicos com a partir de 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis. Em ambos os casos, os beneficiários terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, a alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.

Além de criar a Bolsa-Formação, a Lei nº 12.513 amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior , que passa a ser chamado de Fundo de Financiamento Estudantil e financiará a oferta de cursos em escolas particulares de EPT. O fundo proverá mais duas linhas de crédito, uma para que estudantes possam realizar cursos técnicos e outra para empresas que desejem oferecer cursos técnicos ou de Formação Inicial e Continuada a seus funcionários ou à comunidade.

Também fazem parte do Pronatec ações já em operação pelo MEC. Nesse contexto, merece destaque a expansão da Rede e-Tec Brasil (Decreto N. 7.589, de 26 de Outubro de 2011), que amplia e democratiza a EPT por intermédio da oferta de cursos a distância a partir de centenas de polos pelo país inteiro. Os recursos virão do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dos serviços nacionais de aprendizagem e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para suprir a demanda por cursos de qualidade, o Ministério da Educação fomentará também um esforço nacional para ampliar as redes públicas de Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, serão disponibilizados novos financiamentos às redes estaduais, que poderão ampliar e equipar suas escolas por intermédio do Brasil Profissionalizado.

Além disso, já foi lançada a terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – que ganhará novos campi em todas as 27 unidades da Federação. Com cerca de 140 campi em 2002 e 354 atualmente, a rede contará com 562 até 2014.


Fonte: http://pronatec.mec.gov.br/