quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Camiseta transforma ruídos sonoros em eletricidade


Dispositivo utiliza a tecnologia de filmes piezoelétricos, normalmente encontrados em alto-falantes modernos, para captar o som

Camiseta com carregador
Energia sonora passa por uma compressão, com cristais de quartzo, e é transformada em eletricidade
A Orange, empresa britânica de tecnologia, anunciou recentemente a criação de uma camiseta capaz de transformar a energia do som em eletricidade. Através da invenção os amantes da música podem ir aos shows e ainda recarregarem seus celulares com energia limpa.A camiseta foi batizada de “Sound Charge” e contou com a ajuda de especialistas em energia renovável para que pudesse se tornar realidade. O dispositivo utiliza a tecnologia de filmes piezoelétricos para captar o som, eles normalmente são encontrados em alto-falantes modernos.
O filme modificado foi colocado dentro de uma camiseta especial, para funcionar como um microfone, capaz de absorver as ondas sonoras. Depois disso, essa energia passa por uma compressão, com cristais de quartzo, e é transformada em eletricidade.
A criação também vem equipada com uma bateria, que armazena a energia para que ela seja usada posteriormente na recarga de celulares e outros dispositivos móveis. A tecnologia capta ruídos a partir de 80 decibéis, aproximadamente o barulho feito em uma rua movimentada. Mesmo assim, os locais ideais para o seu uso são os shows, onde o som é mais alto e, consequentemente, a quantidade de energia gerada também.
Segundo os criadores, em um festival de música de dois dias, a energia obtida é suficiente para carregar até dois celulares ou um Smartphone. O equipamento ainda não está à venda no mercado, mas será disponibilizado para testes durante o Festival Glastonbury, que reunirá diversas bandas na Inglaterra.

Fonte: Abril 

2 comentários:

  1. Taí uma idéia bem interessante! :)

    ResponderExcluir
  2. Imagine você pedindo pra sua mãe gritar toda vez que você estiver querendo recarregar o seu celular?

    ResponderExcluir